terça-feira, 19 de julho de 2011

VAIDADE: Dê adeus aos cabelos brancos.


Cabelo branco ou uma cabeleira grisalha pode ser o fim para as mulheres, já para os homens e coisa já não pesa tanto. Aliás, termina se tornando um charme à mais. Alguns seguem "ídolos" grisalhos como Richard Gere e George Clonney o que encanta muitas mulheres. Em alguns casos pode ser visto como desleixo e falta de cuidado com o corpo. À medida que envelhecemos mais e mais fios irão mudando o tom para os fios brancos. "Esse processo acontece porque ocorre um fenômeno anatômico chamado apoptose, que é uma morte celular programada, do melanocito (célula que produz a melanina, pigmento que dá a cor aos pêlos e a pele)”, explica Valcinir Bedin, Presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo, em São Paulo.

Em muitos casos alguns fatores influenciam para que o processo ocorra precocemente. Fatores como o fator genético, onde se observa casos onde pessoas com menos de 18 anos já começam a ter cabelos brancos. A alimentação é outro fator que influencia bastante. “A alimentação pobre em cobre e zinco pode ajudar a branquear os cabelos mais cedo. Esses elementos são encontrados mais em frutos do mar com casca como ostra, marisco e camarão, além do chocolate amargo. O stresse não deixa os cabelos mais brancos, mas faz os cabelos caírem”, acrescenta Valcinir. Uma curiosidade é o fator das raças, que sofrem os efeitos em diferentes fases da vida adulta: com os caucasianos ocorre o branqueamento das madeixas entre 35 e 45 anos, os amarelos entre 45 e 55 e os negros a partir dos 55 anos. Se você é jovem e tem propensão em ter fios brancos, o especialista apenas recomenda a ter uma dieta equilibrada, com frutos do mar uma vez por semana, para dosar o cobre no sangue e repor quando necessário.

Recentes pesquisas em três universidades europeias descobriu-se o que os cientistas acreditam ser a causa dos cabelos grisalhos. Os resultados apontaram para o grande acúmulode peróxido de hidrogênio devido ao desgaste do folículo, bloqueando assima a pigmentação natural do cabelo. Mesmo fazendo parte do processo de envelhecimento, os estudos para compreensão desse processo pode ajudar na prevenção. Até por que é muito comum ocorrer esse tipo de ação em pessoas ainda jovens. Segundo o líder do estudo, Karin Schallreuter, os especialistas examinaram culturas de células de folículos capilares humanos e descobriram que o acúmulo de peróxido de hidrogênio foi causado pela redução de uma enzima que "quebra" o peróxido de hidrogênio, que o transformaria em água e oxigênio. "Todas as nossas células capilares fabricam um pouquinho de peróxido de hidrogênio, mas, à medida que envelhecemos, este pouquinho se transforma em muito. Nós clareamos o pigmento de nosso cabelo de dentro para fora e nosso cabelo fica cinza e, então, branco", disse Schallreuter.  "A descoberta é um grande avanço na compreensão da descoloração do cabelo e traz novas ideias para combater o problema", acrescentou.

Porém, alguns homens não vêem charme algum nos polêmicos fios brancos e preferem esconder ou eliminar de vez. Muitos não fazem isso por insegurança ou medo que os amigos tirem onda com a cara dele. Claro que venhamos e convenhamos, homem de cabelo pintado chega a ser até ridículo. Mas existe um caminho mais moderno e eficaz de resultados satisfatórios próprios para esse público que se preocupa tanto com sua satisfarção pessoal quanto com a opinião dos colegas. A idéia é optar pelos tonalizantes que irão atenuar o efeito grisalho. Selecionamos duas linhas de produtos indicados para esses casos. A LOREAL Professionnel Homme e a REDKEN.


LOREAL Professionnel Homme inovou ao desenvolver o COVER 5´. Com uso rápido e discreto, perfeitamente adaptado às expectativas e hábitos de consumo dos homens, o COVER 5’ trata-se de um gel sem amônia que garante um resultado natural sem reflexos quentes. Sua aplicação é feita no lavatório em apenas 5 minutos, para uma cor suave, levemente realçada, sem reflexos artificiais nem efeito de raiz. Tem quatro opções de nuances básicas e ultranaturais. O COVER 5’ traz a tecnologia Chrono-Blend, resultado de um equilíbrio sutil de corantes rigorosamente selecionados para não serem nem muito quentes nem muito amadeirados, a fim de criar uma zona de neutralidade. Os reflexos são, portanto, ultranaturais, atendendo ao desejo dos homens por uma cor discreta e natural. Somando-se a isso, sua formulação é enriquecida com Incell, exclusiva molécula patenteada por L’Oréal que possui estrutura semelhante à ceramida natural do cabelo (componente essencial do cimento lipídico) e age reforçando as defesas naturais do fio face às agressões externas e consolidando a cutícula capilar.
A REDKEN tem uma linha completa bem legal de produtos masculinos. O mais importante para o homem de hoje é perceber que o cuidado com o cabelo é algo natural, não uma “frescura” ou futilidade. Contribui para que ele possa se sentir confortável e confiante em sua aparência. Mais do que bonitos cabelos grisalhos, é essa confiança que traz todo o charme. Para quem quer esconder os fios grisalhos a REDKEN oferece o Color Camo que é um produto em gel e sem amônia, que age na repigmentação capilar, disfarçando os fios grisalhos de forma fácil e rápida. Essa linha de produtos ainda contém ingredientes que fortalecem os cabelos e garantem o brilho.

Bem, essas são nossas sugestões para quem quer se livrar dos brancos. Da próxima vez falaremos sobre quem quer assumir e cuidar da farta cabeleira grisalha. O importante nisso tudo é poder escolher. Escolher e se sentir confortável dentro do visual que se escolher independente da opinião alheia. O resto será só elogios femininos!

Fonte: O Globo, LOREAL, REDKEN

Siga a MENSCH no Twitter: @RevMensch e baixe no iPad, é grátis: http://goo.gl/Ta1Qb

2 comentários:

  1. Uso o COVER 5 da L'oreal há mais de 3 anos, é insuperável e o resultado é sempre muito bom e praticamente imperceptível; depois de usar algum tempo até os familiares não percebem mais. É necessário apenas ter disciplina para refazer o tratamento em espaços de tempo que, no máximo, dura 30 dias e as vezes menos dependendo da frequencia de lavagens e exposição a luz solar. Sempre é bom combinar o uso do shampoo CONTROLE ou TONIQUE da l'oreal pois ajudam na manutenção da tonalização. Apesar de serem produtos "Top" não são exatamente caríssimos pois o custo acaba sendo até inferior a U$100/mês.

    ResponderExcluir