domingo, 31 de março de 2013

TEATRO: Fazenda Nova: uma paixão


Mais do que apresentar ao público a Paixão de Cristo, a Sociedade Teatral de Fazenda Nova é por si só uma história de paixão. Paixão pela arte, paixão pela terra, paixão pela paixão. O que hoje é o maior teatro ao ar livre do mundo, foi, lá atrás, um sonho. Este sonho que se transformou em realidade no brejo pernambucano há 46 anos faz gente de todo o Brasil e do mundo sonhar também e emocionar-se com a Paixão de Cristo e com a paixão da família Pacheco que faz tudo isso acontecer, ano após ano, geração há geração.

ERA UMA VEZ...

...Uma família que desde 1951 conduzia com esmero as encenações da Paixão de Cristo no brejo pernambucano até que um jornalista, de nome Plínio Pacheco encantou-se pelo teatro e por uma moça da família Mendonça que fazia parte dessa trupe, seu nome, Diva.  Que viria a ser sua diva e parceira de sonhos e realizações por toda a vida.


A encenação a cada ano atraia mais gente e a necessidade de profissionalizar-se foi ficando cada vez mais forte. Então dessa necessidade veio o segundo grande sonho: construir uma Nova Jerusalém, a cidade-teatro de Fazenda nova. Foram horas de estudos, dias pensando em como construir esse sonho, em como fazer Brejo da Madre de Deus se tornar um grande espaço ao ar livre para a encenação da Paixão de Cristo. E claro, onde fazer, onde construir.

Percorrendo diariamente tudo quanto foi área da região, Plínio, seu grande amigo Manuel Casé e Diva finalmente encontrar o local ideal. Resolvido tudo? Não, ainda não. Ao encontrar o terreno ideal o problema agora é ter a verba necessária para comprar.

ELES ACREDITARAM NO SONHO

A essa altura o sonho de Plínio já tocava o coração de muitos e então o amigo Alfredo de Oliveira trouxe para conhecê-lo o produtor teatral Paschoal Carlos Magno, pessoa de muito prestígio no Ministério da Cultura do governo de João Goulart. Através de Paschoal, Plínio e sua equipe conseguiram o investimento necessário para construção do teatro.

Outro que acreditou e apoiou o sonho de Plínio Pacheco foi Paula Guerra, na época Governador de Pernambuco. Através do seu apoio Plínio conseguiu construir uma escola no terreno do teatro e erguer as muralhas, começando pelo portão Damasco. Em 1967 foi a vez do governador Nilo Coelho se unir ao sonho de Plínio e através do seu apoio vários templos do teatro foram construídos. Hoje são 70 mil metros quadrados de muita história, encenações, paixões, e, sobretudo a fé de que sonhos sonhados juntos são sempre realizados.



OS ATORES E A ESTRUTURA

Em 2013 são 46 anos da encenação da Paixão de Cristo. A Paixão de Cristo existe desde 1951, e começou como uma simples manifestação religiosa de iniciativa do morador local Epaminondas Mendonça para depois, sob a responsabilidade de Plínio Pacheco se tornar uma dos maiores espetáculos ao ar livre do mundo.

Inicialmente encenada por atores e população local, o espetáculo foi ganhando fama e interesse de grandes patrocinadores como a Rede Globo, que além da cobertura da Paixão de Cristo vem cedendo seus atores para a Sociedade Teatral de Fazenda Nova.

O ator pernambucano José Pimentel encarnou o papel do Cristo por muitos anos, sendo em seguida substituído por atores globais como Thiago Lacerda, Fábio Assunção, Herson Capri entre outros. Em 2010, quando o ator Eriberto Leão precisou se ausentar do espetáculo quem subiu aos palcos foi o pernambucano José Barbosa e a partir de 2011, o posto de “Filho de Deus” é dele desde então.

A peça conta com cerca de 60 atores, 500 figurantes e outros 400 profissionais de montagem, suporte técnico e bastidores. Cenário, iluminação, som e as aproximadamente 800 peças de figurino e adereços fazem o espectador vibrar e se emocionar a cada ato.

O público diário chega a mais de 10 mil pessoas, vindas de toda a parte do Brasil e também de alguns outros países. A organização do evento é primorosa e apesar de tanta gente, todos podem caminhar tranquilos de uma cena a outra guiados por gente da equipe do teatro. Há cadeiras de rodas para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção, cadeiras para pessoas idosas na frente de cada palco, ambulância e profissionais preparados para qualquer tipo de ocorrência.



O ESPETÁCULO

O espetáculo retrata a Paixão de Cristo desde a profecia de Moisés e Elias até a ressurreição. Entre elas, temos ainda a tentação de Jesus no deserto, onde ele passou 40 dias, O Sermão da Montanha, a notícia da prisão de João Batista, a ida de Jesus ao Templo onde expulsa os mercadores e discute com os homens da lei; A decisão dos Sacerdotes de condenar Jesus, a traição de Judas por 30 moedas, a última Ceia, A prisão no Horto das Oliveiras, O bacanal de Herodes, O julgamento de Pôncio Pilatos, a Via Sacra, O tormento de Judas e seu suicídio e a crucificação.

Com produção de Robson Pachedo e direção de Carlos Reis e Lucio Lombardi, o espetáculo este ano conta com a participação dos atores Carlos Casagrande como Pilatos, Marcos Pasquim como Herodes, Carol Castro como Madalena e a pernambucana Luciana Lyra como Maria. E assim como em todos os anos, público, atores e equipe encerram o espetáculo como a sensação não só de dever cumprido, mas de mais uma vez prestar uma homenagem contando a mais popular das histórias deixando uma bela mensagem de amor ao próximo. 



+ FOTOS EXCLUSIVAS NA PÁGINA DA MENSCH: RevMensch

Acompanhe a MENSCH no Twitter: @RevMensch, curta nossa página no Face: RevMensch e baixe no iPad, é grátis:http://goo.gl/Ta1Qb

sexta-feira, 29 de março de 2013

ENTREVISTA: Marcelo Varzea, inquieto e talentoso do teatro à TV


Como Marcelo Varzea mesmo fala, ele é simplesmente um “contador de histórias”. Histórias que em muitas vezes são recheadas de dramas, tensão, mas acima de tudo, muitas risadas. Do teatro à TV, o importante é ter um bom personagem e uma história legal para contar para o público. Realizado e realizando novos projetos, Marcelo atualmente vive Lorenzo, seu personagem em Malhação, local onde está se sentindo tão bem acolhido e respeitado como se tivesse encenando um drama no Teatro Municipal. Seguindo a passos largos, Marcelo segue inquieto e intenso desbravando as relações humanas através de seus personagens e suas realizações. Férias? Isso é para os fracos! Siga os passos desse nosso entrevistado e conheça um pouco do seu universo.

Você começou cedo a carreira artística? Alguma influência? Olha, nem comecei tão cedo assim. Oficialmente, me formei aos 22 anos. Nenhuma influência. Pura paixão. Era doido por teatro. Assistia às peças e pensava: essa é a minha turma! Quero estar lá. Pensando bem, talvez, o fato dos meus pais serem, especialmente na minha infância e adolescência o famoso "público de teatro", que assiste toda a programação, possa ter me influenciado, sim. Pra eles, ir ao teatro era sagrado. Lembro que se arrumavam com esmero. Existia um respeito em frenquentar uma sala de espetáculos. Eles viam tudo!

Você está fazendo trabalhos marcantes na Globo desde 1999. Como foi parar na TV Globo? Como foi teu início? Assim que me formei fiz uma participação numa minissérie chamada "Meu Marido". Detestei a experiência. Era novo, despreparado, me senti engolido por tudo aquilo. Isso foi primordial pra minha decisão de ir morar em São Paulo, e viver de teatro. Impossível. Obvio. Aos poucos fui fazendo comerciais. Teve uma época que fiz muitos, quase duzentos no total. A Globo, então, me convidou pra um teste da Oficina de Atores e, logo depois, emendei "Chiquinha Gonzaga" com "Força de um Desejo", meu primeiro contrato na Globo.


Atualmente você está em Malhação, vivendo os dramas da separação. Como está essa nova experiência em um produto voltado para público jovem? Estou adorando. Quase um ano no ar, muitas cenas, um personagem bem escrito, consistente, uns ótimos parceiros de cena e a boa direção de atores do Luiz Henrique Rios e sua equipe. Não consigo pensar que estou num produto teen. Estou contando uma história.

Mesmo envolvido com trabalhos na TV você não larga o teatro. Só pra citar seus últimos trabalhos, você esteve recentemente em "Estranho Casal" de Neil Simon adaptado por Gilberto Braga e depois de uma temporada carioca junto com Betty Gofman, Mouhamed Harfouch em "A Vingança do Espelho" peça sobre a atriz Zezé Macedo. Qual a importância desses últimos trabalhos no teatro? São trabalhos tão diferentes entre si e de todo o resto da minha carreira... Vou tentar achar pontos em comum: Em primeiro lugar, porque sempre fui protagonista e nestes trabalhos, não. Em segundo, porque eram produções cariocas e acho que ainda não finquei meus pés nestes palcos. Em terceiro, por ter sido dirigido por dois mestres do teatro brasileiro Amir Haddad e Celso Nunes. Em quarto, porque voltei às comédias depois de um longo tempo. Em quinto, porque, particularmente, tenho essas peças como um recomeço. E isso é bom. Tem frescor e muitas (risos) descobertas.

Voltando ao seu personagem em Malhação, ele vive uma fase de separação. E você, que na vida real já viveu isso. Viver isso na TV traz algum incomodo ou serve até como uma forma de terapia? Descobriu se existe uma forma menos dolorosa para a separação? Foi uma simples coincidência e eu tinha material emocional suficiente pra me dar suporte nessa empreitada. Diferente do caso de ter que fazer um assassino, por exemplo. Usar como terapia? Não é o caso, até mesmo porque é um assunto bem resolvido na minha vida. Mas de uma forma, ou de outra, dá pra dar uma exorcizada nuns fantasmas que, porventura, tenham ficado malocados. Bem como, dá pra rir de quão patético podemos ser nesse aprisionamento. E, o quando muitas questões são comuns a todos os casais separados, com filhos.

Acha que debater sobre o tema separação em um programa voltado para jovens pode de alguma forma servir de ajuda a esse público que passa por algo na vida real? Com certeza! Sou super tuiteiro, pesquiso a repercussão da trama e muitas, e muitas vezes, li adolescentes se comparando à Lia, ou à Tatá. A maioria delas querendo um pai como o Lorenzo. (risos)

Como é a relação com sua filha, que limites impõe? Malhação tem sido uma forma de "comunicação" entre vocês? A minha relação com a minha filha é muito bacana. Jogo limpo, papo reto, verdade. E, muito amor. Ela demorou pra embarcar na trama da Malhação. Não sei se por falta de interesse, ciúme ou identificação. Mas agora assiste diariamente, vai às gravações quando está no Rio, estuda comigo, me ajuda a decorar... Mas não sei o que pensa a respeito de Lorenzo/Raquel/Marcela e Cia. Não pergunto.


Você já fez dos Normais à série JK. Drama ou comédia? O que tem mais a ver com você, a pessoa e não o ator? E que tipo de comédia te faz rir? Putz! O que tem mais a ver? Sou muito palhaço, muito bem humorado, mas também sou mega dramático, melancólico. Sou um apaixonado, pilhado e intenso em todas as direções. O tipo de comédia que me faz rir é mais ligado à palavra.

Estamos realmente mais preparados para as críticas do que para os elogios? Sinceramente, acho que nenhum dos dois. Ser colocado na berlinda não é fácil.

A década de 80 foi uma das décadas de maior efervescência cultural. Alguma outra depois se compara? Quantos anos você tem? Pergunto isso porque, quando estávamos na década de 80, nossa geração foi esculhambada por ser alienada, por produzir alenas entretenimento, por não dizer a que veio. Hoje em dia, temos no ar uma ode à essa década, mas na época não éramos bem vistos, não. Nem mesmo Cazuza e Renato foram tidos, de cara, como poetas. No teatro viemos depois de Arena, Oficina, Opinião, Asdrúbal... Os anos 80 foram a consagração do besteirol. O cinema nacional estava falido, Collor, Embrafilme, pornochanchada... No finalzinho dos 80 começou o ciclo dos encenadores, no teatro. No início dos 90 o cinema nacional voltou com Carlota Joaquina... Tenho achado as coisas melhores agora. Bons autores nacionais, bons filmes, boa musica... A cultura virou bussiness, mas mantém um bom espaço de investigação de linguagem.

Você acha que a cultura está mais democrática hoje em dia com a informação mais próxima de todas as classes através da tecnologia? Acho. Com certeza. Resta saber o quanto a população se interessa por cultura. Temos um smartphone na mão, com o Google!!! Sou muito curioso a respeito de tudo! Estou com o mundo na palma da minha mão. O que será que eu escolho? Fico impressionado como os fãs, em geral, escrevem mal. Muito mal. Erros grosseiros! Absurdos... E, perguntam: "o que eu tenho que fazer pra ser famoso?". Pelo amor de Deus!

O que curte ler, ver e ouvir? Biografias, alguns romances, bons cronistas. Gosto de ver jogo do São Paulo, noticiários e séries. Mas, em geral não consigo parar em frente a TV. Música? Todas! Faço tudo de MPB atual e antiquiquíssimas, rock, jazz...

Pelo jeito você vive sempre envolvido em vários projetos. Quando quer tirar férias, para onde vai? Não consegui até hoje me sentir de férias, por que normalmente emendo trabalhos. Quando não aconteceu, não me senti de férias e sim, desempregado. Sou ligado no 220 w. (risos)

E como é a vida fora das telas e palcos? O que o diverte, emociona e o deixa indignado? Diverte? Um bom papo. Emociona? Solidariedade e relações sinceras. Indignado? Abuso.

Seus próximos passos serão... Muitos e largos!




Acompanhe a MENSCH no Twitter: @RevMensch, curta nossa página no Face: RevMensch e baixe no iPad, é grátis:http://goo.gl/Ta1Qb

quinta-feira, 28 de março de 2013

OBJETO DE DESEJO: No. 10 Royal Oak Chronograph, o relógio de Messi vai à leilão beneficente


Em maio desse ano irá acontecer um leilão bem peculiar na Sotheby´s, em Genebra, onde colecionadores filantropos e apaixonados por futebol terão a oportunidade de adquirir um relógio assinado pelo jogador Leo Messi. O Lot 110, para lembrar a camisa do Messi no Barcelona e na seleção Argentina, ofertará o No. 10 Royal Oak Chronograph da Audemars Piguet. 

De uma série limitada de 100 peças dedicadas ao jogador, esse relógio foi desenhado com a colaboração do craque, com cronógrafo de platina e caixa de 41 mm é o décimo modelo da série. Quem fizer o lance mais alto, além de levar o relógio para casa, conhecerá o jogador durante um jogo do Barcelona, levará também uma camisa da Argentina autografada e o desenho original do relógio assinado pelo jogador e por Octavio Garcia, Diretor Artístico da Audemars Piguet.  


O relógio tem um mostrador azul profundo com marcações horas em ouro branco, e nas costas do relógio a marcação do "tapisserie", como acontece em outros relógios da Piguet. Dentre suas funções, incluem a marcação para segundos, horas e minutos, além de um contador de data próxima na posição de 5 horas. Seu motor é de calibre mecânico 2385, que tem 304 componentes e também uma reserva de energia de 40 horas. A taxa de vibração é 21.600 vibrações por hora, e ouro 18k. Para aqueles que podem não gostar desta edição em azul, há o todo em aço com 500 unidades, 400 em ouro rosa, e apenas 100 em platina, num total de 1.000 peças numeradas da edição especial do relógio.





A real intenção para essa ação de Messi é que toda a renda será revertida para a fundação do jogador, para reabilitar o Hospital Público Infantil de sua terra natal, Rosário. Não foi divulgada uma estimativa de arrecadação para o relógio, que foi avaliado em US$ 85 mil. Com a intenção de promover o interesse do mercado relojoeiro e aumentar a arrecadação beneficente, o No. 10 Royal Oak Chronograph ficará exposto em Hong Kong, Londres e Zurique durante um tour de divulgação antes de chegar à Genebra.



Acompanhe a MENSCH no Twitter: @RevMensch, curta nossa página no Face: RevMensch e baixe no iPad, é grátis:http://goo.gl/Ta1Qb

quarta-feira, 27 de março de 2013

MUSA: Wilma Gomes - Os encantos da musa da "Paixão"


Ela é prosa e poesia, conto e romance. Ela é arte e artista. Wilma Gomes é linda, inteligente e como se não bastasse, bem humorada. Versátil, ela modela, atua no grande espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jeruzalém e na publicidade. E encanta. Como encanta! E para quem quiser cantá-la, sentimos avisar caro leitor, mas já a cantaram antes. Ela é a noiva que muitos gostariam, mas só um tem. Conheça mais da nossa musa.

O que te deixa com um sorriso largo? Ter familiares e amigos queridos vivenciando momentos, curtir uma praia, e poder conquistar cada desafio que a vida oferece. 

Quando você se sente mais bonita? Quando estou bem comigo mesma, claro que uma boa mak-up de vez em quando é sempre bom para dar o TOM!!! (risos)





Atuar pra você é... Sentir uma sensação incrível de transformação do corpo, mente, sentimento, e melhor do que isso, é conseguir transmitir a emoção para o público.  

O que torna um homem charmoso? Quando ele é educado, inteligente, extrovertido, e autêntico.

Quais os seus segredos de sedução? Existem? Bom, acho que tudo começa com um olhar, ele diz muita coisa. 

Publicitária, atriz, modelo. Arriscaria algo mais? Acho que já está de bom tamanho, claro que fico muito feliz em poder exercer um pouco de cada função, uma coisa tem a ver com a outra e por esse motivo consigo unir e desempenhar tudo o que faço com muita vontade e orgulho.

O homem erra na conquista de uma mulher quando... Acha que é superior, e que já conhece o suficiente dela.

Você é linda, chama atenção por onde passa. Como se sair de cantadas sem ser grosseira? O elogio deixo por conta de vocês!!! Bom, acho que hoje consigo ter mais discernimento quanto as minhas reações, sou um pouco explosiva e quando comecei a trabalhar neste meio, no início não conseguia segurava algumas respostas, sinceramente escutar o que não é necessário irrita bastante. Hoje em muitos momentos ignorar já é uma excelente resposta.

Qual parte do seu corpo é aquela que você pensa: "ah, aqui eu me garanto!" Gosto muito da minha Boca, é uma característica fisicamente marcante.

Como seu noivo conquistou seu coração? Todo relacionamento se constrói por etapas que são vivenciadas e conquistadas no dia a dia, o Rapha e eu temos uma longa história, já nos conhecemos há 10 anos e durante todo este tempo passamos por muitas experiências fomos amigos, nos tornamos namorados, e hoje estamos noivos. Ele é um grande parceiro e o tempo nos faz amadurecer para seguirmos em frente, o melhor de tudo é continuarmos buscando os mesmos propósitos juntos e que seja eterno enquanto dure.




CRÉDITOS
Wilma veste John John - www.johnjohn.com
Cabelo e Make-up Maison Isnaldo Braga - www.isnaldobraga.com.br
Agradecimento: Patrícia Suassuna (locação)



Acompanhe a MENSCH no Twitter: @RevMensch, curta nossa página no Face: RevMensch e baixe no iPad, é grátis:http://goo.gl/Ta1Qb

terça-feira, 26 de março de 2013

CUIDADES PESSOAIS: O TEMPO E A PELE MASCULINA: SINAIS E OS CUIDADOS PARA CADA IDADE


O tempo passa. Ontem meninos, hoje homens. E nessa passagem, esse companheiro de jornada chamado tempo deixa suas marcas, seus sinais. Além das impressões na vida, o tempo também deixa marcas na pele, algumas dão um charme, mas outras podem mexer com sua vaidade e autoestima. Para você lidar de forma segura, saudável e tranquila com os sinais do tempo a MENSCH conversou com a dermatologista Adeíza Branco a fim de tirar dúvidas e esclarecer sobre os cuidados em cada fase da vida.

O tempo provoca sinais

Cada idade apresenta características próprias, que são fruto da fisiologia do organismo, das heranças genéticas, do estilo de vida ao longo dos anos, da exposição solar e também do tipo e cor da pele. Um homem que vive sob stress constante ou tem hábitos como fumo e ingestão de álcool, vai ter um envelhecimento cutâneo mais intenso que aquele de hábitos saudáveis. Outra influência é a cor da pele associada ao tempo de exposição ao sol. Indivíduos com pele mais clara e que se expõem ao sol sem proteção adequada (filtros solares e vestimentas) vão apresentar danos à pele mais importantes que aqueles que se protegem do sol ou que têm a pele morena.

Em relação às mulheres, a pele masculina leva vantagem por se apresentar mais hidratada e com menor flacidez já que, apesar das peles apresentarem a mesma estrutura, a espessura se difere em relação à produção das glândulas de sebo que geralmente são maiores nos homens.

De modo geral, o que temos para cada fase é:
- 30 anos: surgimento das primeiras rugas ao redor dos olhos (parte mais delicada e exposta ao sol) devido à queda na produção de elastina e colágeno;
- 40 anos: surgem as rugas do “bigode chinês”;
- 50 anos: os sinais do “bigode chinês” se acentuam e se inicia uma flacidez progressiva que leva a queda da estrutura da face. Há também o surgimento de manchas provenientes de exposições ao sol sem proteção.

A prevenção

Cuidar de si e da pele é algo que o homem deve fazer desde sempre. Muitas vezes por uma educação equivocada fruto de preconceitos, os homens não são estimulados a cuidarem de sua pele e deixam para fazê-lo somente quando o caso já precisa de interferências mais rigorosas.

Para prevenção, o cuidado com a exposição solar é sem dúvida a primeira providência. O quanto antes iniciar o uso d-i-á-r-i-o de filtro solar, tanto no rosto quanto nas áreas expostas do corpo, mais protegida ficará a pele e mais tardio se darão aos sinais do tempo. É preciso lembrar que a foto proteção precisa estar atrelada a hábitos saudáveis, como ingestão de líquidos para a hidratação, atividades físicas, higienização da pele, os cuidados com a hidratação e o uso de produtos rejuvenescedores vêm ajudar nessa tarefa.
Como há diferentes tipos de pele, os cuidados também se diferem: as peles mais escuras sofrem menos com os danos causados pelo sol, mas nem por isso deve-se abrir mão dos cuidados de prevenção ao envelhecimento precoce e ao câncer de pele. Os que têm a pela mais clara, devem redobrar esses cuidados. As peles mais seborreicas geralmente, pela maior hidratação, sofrem menos com o passar do tempo. Quem tem pele seca deve estar hidratando, principalmente em climas mais frios e secos.

Uma grande reclamação masculina era em relação escolha do filtro solar. Como a pele masculina é mais seborreica que a feminina, a maior queixa dos homens é que os filtros solares deixam a pele oleosa. Felizmente há hoje uma gama de filtros solares com toque seco e outros que regulam a oleosidade da pele facilitando a adesão dos homens aos tratamentos de prevenção de câncer de pele e de rejuvenescimento. Caro leitor, não há mais desculpas para não usar o protetor solar.

“Uma dificuldade que nós dermatologistas enfrentamos é fazermos o paciente masculino aderir ao uso diário do filtro solar. Existe no comércio uma quantidade grande de filtros solares com as mais variadas cosméticas, mas poucos conseguem se adaptar à pele masculina. Além disso, existe ainda muito preconceito por parte dos homens em usar cremes no rosto.”

Os tratamentos

Uma vez que há uma prevenção eficaz, os tratamentos vão sendo adiados pela falta de necessidade. Contudo, para quem só resolveu perceber a necessidade de cuidados com a pele agora, há vários tratamentos disponíveis, desde os cosméticos aos mais invasivos como as cirurgias plásticas.
Tratamento em potes - A princípio a grande consumidora dos cremes cosméticos era a mulher, até porque eles sempre foram produzidos para elas, como foco na pele delas, o que acabou por não gerar no homem o hábito de cuidados estéticos. Contudo, a indústria farmacêutica está mudando e alguns laboratórios já sentiram a necessidade de trazer produtos direcionados para o sexo masculino. Hoje há linhas inteiras, desde produtos para higienização até produtos para rejuvenescimento da pele do homem o que já é um grande incentivo e uma quebra à resistência masculina em se cuidar.

COMO CONTROLAR E ATÉ RETARDAR OS SINAIS USANDO OS PRODUTOS CERTOS

“Há alguns anos se um homem nos procurava para fazer um tratamento de rejuvenescimento, nós prescrevíamos produtos direcionados para a pele das mulheres. Até as embalagens eram “femininas”. Isso deixava os homens constrangidos e tristes, pois não havia nada direcionado para eles”.


A hora da cirurgia

Que as mulheres encaram muito melhor e facilmente as cirurgias estéticas, isso é bem verdade. Mas é bom deixar claro que tal procedimento não é exclusividade feminina, em algumas situações elas acabam sendo a melhor opção para os homens que querem cuidar melhor da sua aparência.

E quando buscar a cirurgia? Segundo a dermatologista Adeíza Branco, são vários os fatores para responder essa pergunta: o grau de flacidez da pele, a quantidade de rugas e a disposição para o procedimento. Como hoje temos um vasto arsenal terapêutico que envolve desde modernos cremes com capacidade para melhorar a textura e rejuvenescer a pele até procedimentos minimamente invasivos como a toxina botulínica, estimuladores de colágeno, preenchedores e os mais variados tipos de laser, a cirurgia pode ser adiada.

Um detalhe da cirurgia plástica no homem que deve ser pesado no momento de decidir pelo procedimento é a questão das cicatrizes. Para as mulheres, esconder as cicatrizes da plástica é mais fácil, pois podemos deixar os cabelos grandes cobrindo as orelhas e o uso de maquiagem ajuda bastante. Para o homem esses truques não são usados com frequência expondo mais facilmente as cicatrizes da cirurgia. Pense nisso antes de encarar esse tipo de tratamento mais invasivo.


Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica apontam os tipos de cirurgia que os homens mais procuram: blefaroplastia, que são os procedimentos nas pálpebras, o lifting do terço médio da face, pescoço/papada, reposição da perda volumétrica do rosto, rinoplastia e cirurgia para corrigir bolsas sob os olhos. O mais engraçado de tudo é que diferente das mulheres que saem contando para as amigas as cirurgias que vão fazer ou fizeram, os homens pedem total segredo. Que bobagem meninos! 

Outra diferença é na recuperação, visto a diferença da pela masculina para a feminina. Enquanto nos homem os sinais do tempo tendem a demorar mais a aparecer do que nas mulheres, quando aparecem tendem a ser mais profundos o que torna a cirurgia mais complexa e delicada tecnicamente, isso implica em maiores sangramentos e inchaços e uma recuperação mais lenta.

Os resultados - Para Doutora Adeíza Branco, a principal questão na resposta aos tratamentos é a adesão do paciente. As propostas de tratamento são boas e variadas, mas se não houver compromisso com os tratamentos os resultados infelizmente serão aquém do desejado, para homens e mulheres. E o que ainda se nota é que realmente as mulheres são mais preocupadas com o assunto rejuvenescimento e assim são mais fieis as prescrições. E que os homens aprendam com as mulheres a se cuidarem sem nenhum tipo de vergonha ou constrangimento.

SERVIÇO

Clínica Adeíza Branco - Galeria Santo Antônio. Av. Fernando Simões, 22, sala 1201 - Recife/PE -CEP 52050-260 - (0xx)81 3467.8997 - abcdermato@hotmail.com


Acompanhe a MENSCH no Twitter: @RevMensch, curta nossa página no Face: RevMensch e baixe no iPad, é grátis:http://goo.gl/Ta1Qb

segunda-feira, 25 de março de 2013

BEM ESTAR: Respire e inspire da forma ideal e tire melhor rendimento dos exercícios físicos

O dia amanheceu ensolarado num belo início de semana, eis que surge uma ótima oportunidade para perder boa parte das calorias, leia-se “cerveja”, adquiridas no final de semana. Então, antes de partir para o trabalho porque não colocar um tênis e encarar uma corridinha? Bem, desafio aceito. Afinal o verão está em nossa porta, você mal acredita que acordou tão cedo e já está nos alongamentos bocejando mais do que leão marinho. Mas não se preocupe afinal você está no caminho certo. Porém fique atento à alguns detalhes... É importante observarmos que numa simples corrida ou praticando musculação, passados alguns minutos podemos encontrar na nossa respiração algumas dificuldades, como falta de fôlego para continuar e respiração ofegante. Assim, para entender um pouco sobre o simples ato de respirar e tirar nossas duvidas sobre o assunto, convidamos o médico otorrinolaringologista Thiago Miranda, para nos deixar esclarecidos e prontos para a próxima maratona.
 

Muitas vezes cometemos erros tentando controlar a respiração durante a prática de exercícios, entretanto o curioso é que nosso próprio corpo seja responsável por esta função inconscientemente. Segundo Thiago, no processo respiratório ocorre a entrada de oxigênio para o sistema metabólico intracelular, com posterior eliminação de gás carbônico. Para que isto ocorra, o ar deve entrar pela via nasal, passar por várias etapas, até chegar aos pulmões, onde haverá as trocas gasosas e consequente passagem do oxigênio na corrente sanguínea e em seguida nas células, para cumprir suas diversas funções. Assim, o próprio corpo irá controlar a velocidade da entrada de oxigênio e saída de gás carbônico, ou seja, a ordem é seguir em frente sem controlar a respiração, pois o organismo irá buscar o equilíbrio. Entretanto, há situações, em que é preciso, sim, respirar conscientemente para aperfeiçoar a atividade física, como por exemplo, durante a realização de um abdominal, em que se deve soltar o ar enquanto se contrai o músculo.
 
Durante o esforço físico, necessita-se que haja um equilíbrio entre a função respiratória e a circulação sanguínea, já que é através desta coordenação que podemos determinar a capacidade de esforço de um indivíduo. No exercício, o consumo de oxigênio aumenta. Toda esta utilização de energia fará com que ocorra um equilíbrio entre o esforço executado e a capacidade funcional do organismo, que irá aumentar de acordo com o costume na prática do exercício. “Pessoas que apresentam obstrução nasal (ou congestão nasal) necessitam ser acompanhadas por um otorrinolaringologista para uma avaliação e melhor tratamento”, afirma Thiago.
 
Nosso especialista segue nos relatando que é difícil falar de regras na respiração na corrida, quando na verdade, cada atleta deve encontrar a maneira que se sinta melhor. Porém, algumas técnicas podem ajudar na hora das passadas. A maneira ideal de se respirar é inspirar o ar pelo nariz e soltá-lo pela boca de uma forma que seja confortável, sempre respeitando seus limites e uma ritmicidade. Aulas de yoga e de alongamento também podem ajudar neste processo.

Também não podemos negar que a academia é um ótimo lugar para aliviar o estresse, paquerando e conversando um pouco, entretanto, procure fazer isto antes ou depois de começar seus exercícios, pois enquanto falamos precisamos liberar o ar para que as cordas vocais vibrem, assim prejudicando o equilíbrio inconsciente e natural do processo respiratório, exigindo mais do seu organismo. Caso você perceba que esta batendo papo e não está sentindo dificuldades em falar, é sinal que você esta fazendo corpo mole e pode aumentar a intensidade do exercício.
 
DÚVIDAS MAIS FREQUÊNTES
 
Porque quando acabamos de correr exaustivamente, não conseguimos manter o mesmo ritmo da respiração, temos a sensação que de estamos sem fôlego? Sim, porque houve um stress e uma desorganização daquele equilíbrio, não se preocupe que se corpo irá se estabilizar em poucos minutos.
 
Com uma respiração ofegante, ficamos um pouco receosos; devemos insistir na atividade física ou seria perigoso? Seria perigoso, pois quando essa situação ocorre, está havendo alguma alteração do bem estar, é importante conquistar nossos limites aos poucos, para não forçar o coração.
 
Quais os maiores erros que cometemos na prática dos exercícios? Nos exercícios abdominais, o certo é expirar durante a subida e inspirar na descida. Isso porque, o espaço da caixa torácica diminui e o excesso de ar vai pressionar a região. Também, jamais prenda a respiração ao levantar o peso, pois a pressão causada pelo acúmulo de ar sobre a área do coração pode provocar hipertensão arterial em longo prazo. A dica é sempre que for contrair um músculo, expire o ar.
 
Em que momento devemos procurar orientação médica? Quando começar a observar que está apresentando um baixo rendimento durante a atividade física. A avaliação terá que ser multidisciplinar, tanto pelo otorrinolaringologista, quanto pelo pneumologista e professor de educação física.

E quanto os fumantes? Até que ponto o cigarro atrapalha? Qual a melhor solução? O fumante é um indivíduo à parte, pois já apresenta uma resistência mais diminuída, quando comparado com a população não-fumante, por alterações estruturais e danosas que o cigarro provoca no tecido respiratório. A solução seria parar de fumar para ter um melhor desempenho.
 
Enfim, inspire e respire infinitas vezes. Pronto, agora você já pode tirar o tênis e voltar para sua rotina, começando uma semana de trabalho com mais disposição. Ah, não se esqueça de fazer isso mais vezes, você verá que irá melhorar bastante sua qualidade de vida.


Contato: Dr. Thiago Felipe de Miranda -

Acompanhe a MENSCH também pelo Twitter: @RevMensch e baixe gratuitamente pelo iPad na App Store.

sexta-feira, 22 de março de 2013

ENTREVISTA: Romero Britto, o embaixador da arte pop nacional que coloriu o mundo


Romero Britto até dispensaria apresentações, mas não custa reforçar que ele é um dos artistas mais conhecidos da sua geração. Ganhou o mundo e expressa sua alegria de viver através do colorido de suas telas. Da infância humilde ao reconhecimento internacional Romero Britto é, apesar do clichê, ”de Pernambuco falando para o mundo”.

Você teve uma infância pobre, mas isso não tolheu sua criatividade, pelo contrário. Como explica isso? Acho que às vezes a dificuldade faz você mais forte e o torna capaz de aproveitar as oportunidades.

O que ficou dessa infância humilde? Teve algo que influenciou ou ajudou na sua formação como homem e artista? Tudo o que passei me influenciou muito. Toda a dificuldade me fez sonhar mais e mais. E a fonte dos sonhos sempre foi a leitura e a inspiração dos vitoriosos.

Como surgiu a ideia de fazer Direito? Por que não artes plásticas ou outro curso que desse vazão a sua criatividade? A ideia de fazer Direito foi simplesmente para ter um curso superior que complementasse o curso no Itamaraty! Queria ser embaixador do Brasil!! Recentemente fui apontado pelo Secretário Geral da FIFA como Embaixador da Copa do Mundo no Brasil!




Como se deu a viagem para Paris? Ela te impulsionou como artista? Eu gosto das artes desde os meus 8 anos, minha primeira viagem a Paris foi um sonho mesmo. Ver tudo de perto, obras que você só via em fotos de livros, foi fascinante esta ida para Europa e ficar vivendo lá por um ano.

Como se deu a sua mudança para Miami? Enxergou lá mais oportunidades que não via aqui ou foi apenas mais uma tentativa? Um amigo que tenho desde criança, o Leonardo Conte, estava estudando na Universidade de Miami, e fui visitá-lo. Depois fui para Nova York e de volta para Londres. Adorei a dinâmica veloz dos Estados Unidos! Voltei para Miami que lembra muito Recife com muita água em volta! Adoro esta cidade.

De onde vêm tantas cores na sua arte? Cor é vida? Elas te inspiram? As cores por si próprias trazem muita alegria. O amarelo, a minha cor favorita é o máximo de vida!! O vermelho super poderoso! A minha inspiração vem de todo um universo que me cerca todos os dias, é natureza, gente, emoções e o sonho também.

A que você atribui o sucesso de sua arte? A alegria, a mensagem direta, o positivismo, tudo que vivemos à procura todo o tempo.

Você acha que é possível não ter o dom para um tipo de arte, mas atingir a qualidade de quem tem através de muito trabalho, estudo e esforço? Ou para você a pessoa ou nasce com o dom ou nunca chegará a ter? Acho importantíssimo ter um dom e também a paixão. Quanto ao sucesso acho muito importante saber se esta paixão e dom seriam compartilhados para muitos ou poucos.

O que você leva de suas origens pernambucanas para sua arte? O colorido das casas do Recife e Olinda, do Maracatu e do lindo carnaval do Rio!!!

Em qual momento da sua vida você pensou, "consegui, cheguei aonde queria!"? Não paro muito para pensar nisto, tem tanta coisa que ainda quero fazer.  Ainda sou muito jovem e há tantas oportunidades por aí mundo a fora!!




Sua arte está por toda parte e seu estilo chega a ser copiado e reproduzido em várias coisas, de roupas a garrafas de bebida. Como se sente em relação a isso? Criar uma arte que se torna um movimento interessante, mas ao mesmo tempo triste porque tanta gente que poderia criar sua própria identidade se anula para me seguir.

O "poder" do reconhecimento e o sucesso de ser um artista respeitado mundialmente te dá mais responsabilidades e deveres? Em que esse "poder" te toca? Esse "poder de influência" não me toca, estou tão envolvido com a minha arte que não dá tempo para pensar nisto.

Muitos artistas e celebridades admiram e têm suas obras em casa, isso te orgulha? Fico muitíssimo orgulhoso em ter minha arte nas mãos de tanta gente no mundo das celebridades, isto para mim é um grande motivo de alegria e inspiração!

Como é estar prestes a completar 50 anos? Isso te incomoda de alguma forma? Estou feliz de chegar a fazer esta idade, na verdade me sinto muito jovem. Às vezes eu não acredito que vou fazer 50, acho que será 30 ou 28!!! (risos)

E uma última pergunta para encerrar... O que falta conquistar? O que falta conquistar são as novas gerações que estão chegando agora e dos próximos 10 anos!



Acompanhe a MENSCH no Twitter: @RevMensch, curta nossa página no Face: RevMensch e baixe no iPad, é grátis:http://goo.gl/Ta1Qb

quinta-feira, 21 de março de 2013

ARQUITETURA: Os escritórios mais incríveis do mundo


O projeto arquitetônico de um empreendimento pode muitas vezes falar por si só sobre a filosofia na qual se enquadra. No caso aqui focamos em escritórios que de tão ousados visualmente tem chamado atenção não só dos visitantes e clientes, mas dos próprios funcionários que se sentem mais instigados em trabalhar num local tão atraente e que retrata bem o clima da empresa. É o que podemos ver na sede da RedBull em Amsterdã. Selecionamos três belos projetos de escritórios que são tão ousados no design que se tornam verdadeiras obras de arte contemporânea. 

Medge Escritórios de Consultoria – Estocolmo


Os novos escritórios da Medge Consulting em Estocolmo, projetados pela DA Pstockholm, são uma combinação bem editada do sério e divertido, do moderno e tradicional. Os escritórios estão localizados num espaço de luxo e poder de Estocolmo, Birger Jarlsgatan. Medge é uma consultoria em direitos de gestão esportiva, distribuição de TV e operações de mídia, por isso é conveniente que os seus 180 metros quadrados de escavações (1.937,5 ²) sejam induzidas de testosterona. Com partes escuras no estilo de clube de cavalheiros ingleses, o escritório de Estocolmo apresenta um pouco do que há no escritório da empresa em Londres, e traça a linha entre o tradicional e moderno. 




Sede da RedBull – Amsterdã



Após vários meses de construção, a subsidiária holandesa da Red Bull se estabeleceu em sua nova sede, no lado norte da área do Porto de Amsterdã. O escritório de quase 1.000 metros quadrados é parte do 7.800 metros quadrados do Mídia Wharf complexo no NDSM Wharf, nas margens do rio IJ. O escritório foi desenhado por Sid Lee Architecture de Montreal e Amsterdã. O tema do espaço é a dualidade e a polaridade - a razão e a intuição, a luz e a escuridão, arte e negócios, público e privado. Grande parte do espaço é indefinido, aparentemente inacabado, com um toque de cultura de rua. As arestas do passado do estaleiro ecoaram no projeto. O diretor da Red Bull Holanda, Jan Smilde disse que a empresa queria um local com um espírito empreendedor, onde eles teriam a liberdade para desenvolver idéias inovadoras e eventos.




Escritório Horizon Media - New York



A Horizon Media, fundado em 1989, é a maior empresa independente de serviços de mídia dos EUA. Ela está crescendo rápido e precisava de um novo espaço para acomodar seus funcionários da cidade de Nova York, que haviam sido espalhados por dez blocos em três edifícios em nove andares. Suas novas escavações, projetados pela a + i Arquitetura, de Nova York, são uma mistura legal de escala industrial com espaço aberto de 115.000 pés quadrados em um total de três andares convidativo a interação nos ambientes de trabalho.

Os novos escritórios da Horizon Media ocupam os andares 14, 15 e 16 no Hudson Square, na  Varick Street 75. É parte da Hudson Square Business Improvement District criada em 2009 pelo prefeito Bloomberg e imaginado para atrair mídia e organizações criativas como inquilinos e tornar-se um importante pólo criativo.O edifício foi originalmente uma fábrica de impressão com uma impressionante estrutura de concreto, 360 graus de vista e tetos altos. Isso não só abriu espaço para entrada de luz como proporcionou outra vantagem: ajuda o pessoal a se conectar e interagir uns com os outros.

Esta coesão e interação foi uma meta importante para Horizon, especialmente porque esta é a primeira vez que sua sede une sua grande equipe sob o mesmo teto. O objetivo o talento de todas as equipes também se reflete no número de salas de reunião, salas de triagem e de espaços flexíveis, que têm a mais recente tecnologia para permitir a cooperação, interação, brainstorming, apresentações, vídeo-conferência e reuniões com clientes. A paleta de cores do espaço é neutra com acessórios, móveis e marcenaria oferecendo toques de cor. A frieza do concreto polido e do aço é suavizado por curvas características de madeira.

Horizon Media emprega 500 pessoas no total, com escritórios adicionais em Los Angeles, San Diego e Amesterdão. A a + i Arquitetura é uma empresa de serviço completo de arquitetura com projetos que vão desde a consultoria de espaço de trabalho, planejamento e design para design de varejo e hospitalidade. 


Fonte: Cool Hunter


Acompanhe a MENSCH no Twitter: @RevMensch, curta nossa página no Face: RevMensch e baixe no iPad, é grátis:http://goo.gl/Ta1Qb

quarta-feira, 20 de março de 2013

MOTOR: Fabricante de triciclo lança modelo limitado com seis cilindros e motor BMW


Com uma larga experiência em criar triciclos de alto padrão desde 1995, a Campagna Motors lançou recentemente seu mais novo veículo, o T-REX 16S que será alimentado por um motor BMW de 6 cilindros em linha com 1649 cc que produzirá 160 cavalos. Ao contrário do T-Rex 14R, que é alimentado por um 1,4-litro de quatro cilindros screamer proveniente de um Kawasaki Ninja, ou seja, o torque melhora consideravelmente, com a sua transmissão sequencial de seis velocidades deve facilmente quebrar a referência de 60 mph em menos de cinco segundos e proporcionam muita flexibilidade em torno da cidade. 

"Foram necessários vários anos para encontrar um fabricante respeitável de motor que atendesse nossas necessidades. Este lançamento irá impulsionar a nossa capacidade de atender a uma demanda acumulada com um produto de alta qualidade", explica Michel Paquette, Diretor de Vendas e Marketing da Campagna Motors. "O motor BMW de 1600cc é o mais compacto e eficiente na linha de 6 cilindros no mercado. Além disso, a colaboração dos engenheiros da BMW ajudou muito nosso grupo de engenharia com a integração do novo motor e transmissão, novos sistemas eletrônicos e uma infinidade de outros componentes e acessórios."




Os novos T-REX 16S irão incorporar características como seleção eletrônica de condução, modo a oferecer um melhor controle e uma condução mais segura em condições climáticas adversas e superfícies de estrada, um completo sistema de áudio Alpine incluindo o rádio Sirius por satélite, iPod, iPhone, conectividade USB e conectividade Bluetooth, para citar alguns dos recursos.

UM NOVO CONCEITO DE VEÍCULOS ESPORTIVOS

O T-Rex 16S vem em oito cores diferentes (incluindo o White Winter das fotos), possui um chassi tubular com uma gaiola de rolo integrado e cintos de segurança de três pontos dentro de uma concha de fibra de vidro com corpo de fibra de carbono. Talvez graças à automotriz com controles bem familiares para qualquer pessoa com carteira de motorista dirigir. A Campagna diz que tem agradado em cheio motoristas empolgados com o alto desempenho e aparência exclusiva no mercado. 

A Campagna Motors já virou uma referência mundial por projetar e distribuir poderosos, elegantes, inovadores veículos sobre três rodas, como os V13R, o T-REX RR e agora os 16S T-REX. A previsão é que as vendas desta edição limitada comecem em junho de 2013, mas já é possível fazer o pedido desde o início desse mês.

Para mais informações: www.CampagnaMotors.com



Acompanhe a MENSCH no Twitter: @RevMensch, curta nossa página no Face: RevMensch e baixe no iPad, é grátis:http://goo.gl/Ta1Qb