quarta-feira, 20 de julho de 2011

ROTEIRO: RIO & ARTE por toda a parte.

E não é que falar da beleza do Rio de Janeiro se torna sempre tão redundante, entretanto sempre indispensável; o por do sol em meio aos morros da praia vermelha, a vista do apoador ou uma parada em Ipanema, simplesmente admirando a naturalidade do carioca em caminhar com roupa de trabalho pela orla após o expediente, fazem dessa cidade única no mundo. Isto é a cidade maravilhosa, coisas tão simples se tornam tão rica e cheia de bossa, que muitas vezes superam os atrativos palácios dos Emirados.

E como já se conhece o gosto dos cariocas por apreciar o que é bonito, não se admira de ver os espaços culturais ou qualquer lugar aonde se tenha arte lotado de gente, aonde na verdade, tudo acaba se tornando uma grande mistura; lugares paradisíacos, construções magníficas, gente bonita, algumas bebidas, boa musica, além dos bons papos, lembrando que sempre tem um lugar para um after do dia ou da noite. São muitas as paradas quase que obrigatórias, até porque a cidade tem uma bagagem histórica muito rica, o que só aumenta as opções, como a Biblioteca Nacional, a casa Julieta Serpa, o Centro Cultural Banco do Brasil, além dos inúmeros teatros e cinemas. O Rio também anda seguindo a linha das grandes metrópoles como Londres e Madrid, por exemplo, onde já é comum ver a mistura de arte e vida noturna.
PARQUE LAGE
(Rua Jardim Botânico, 414, RJ)
Um desses lugares é o parque Lage, que é um antigo engenho de açúcar erguido na época do Brasil colonial, com terras que se estendiam até a lagoa Rodrigo de Freitas. No lugar foi construída uma réplica perfeita de um Palazzo Romano, como presente do herdeiro Henrique Lage para a sua esposa, uma cantora lírica italiana chamada Gabriela Besanzoni. O casarão foi construído em torno de uma piscina, tendo em volta 52 hectares de jardins, que fazem parte do parque nacional da Tijuca, que vai do Jardim Botânico ao corcovado.

O palacete de Lages como era conhecido por volta de 1660, teve seus salões como testemunha de muitas histórias e vida social,  desde quando foi inaugurado pelo seu primeiro proprietário o famoso aristocrata Rodrigo de Freitas Mello. Hoje o local é considerado patrimônio cultural, ambiental e paisagístico.  Além de uma visita ao parque, que já é uma grande atração, há exposições de obras, uma escola de artes e uma biblioteca pública, além disso, é possível fazer uma trilha que leva ao corcovado.

Então para quem começar o dia no Rio de Janeiro e para da o start na sua programação, a dica é dar início tomando um café da manhã no Parque Lage, que é servido ao redor da piscina do edifício da escola de Belas Artes, a céu aberto, no Café du Lage, tendo um cardápio administrado pelo famoso chef argentino Fernando Aciar. Sem dúvida, um pequeno luxo que resgata o prazer e o orgulho de ser carioca.

E para quem for visitar o local até o dia 07 de agosto, vale saber, que já está acontecendo a exposição Liberdade, do artista plástico Carlos Vergara, que fala da implosão do presídio Frei Caneca a partir dos registros realizados nos escombros da sua demolição, que por sinal, foram transformados em 3D. A exposição traz ainda pinturas realizadas a partir de monotipias feitas pelo artista, vídeos, e trabalhos feitos por menores infratores. A entrada é free.

RIO SCENARIUM
É na Rua do Lavrario, centro histórico, na Lapa, que fica uma das melhores casas de shows carioca, o Rio Scenarium. O local possui três andares e é chamada carinhosamente de ‘‘pavilhão da cultura’’, pois é um espaço que explora a cultura de uma forma que nos envolve em todos os sentidos.

Ao entrar no casarão do século XIX, o visitante se depara com uma antiga farmácia da década de 30. No local, funcionava um antigo antiquário, e ainda hoje, você corre o risco de levar para casa a mesa onde estava tomando sua cerveja, isto porque, a casa está sempre recebendo peças novas e mudando de cenário (vale frisar que também é mantido um acervo apenas para a exposição). Por lá, escutando o som de Paulinho da Viola, por exemplo, é comum encontrar artistas como; Fernanda Torres, Danielle Susuki, Luiza Possi e Sandra de Sá, que por sinal, elegeram a casa a melhor da cidade. Nos finais de semana, a casa fica lotada, mas não só de globais, o local chega a receber quase 2 mil pessoas, dentre elas, uma boa parte é de turistas.

 

O espaço prima por oferecer uma típica noite carioca, tem espaço pro samba, MPB e gafieira.  É claro que perto do palco, aonde acontece 2 ou 3 shows por noite, é o lugar mais disputado; uma outra opção é o salão Anexo, que oferece ambiente reservado com dj's ou bandas de estilos diferentes. O Rio Scenarium é uma imensidão, que se divide em exposição de arte e musica brasileira, além disso, entre uma dose e outra, são várias as opções do cardápio para beliscar (as especialidades da casa são; porção de beiju coberto de queijo coalho e os bolinhos de aipim com carne-seca). A cada passo que se dá é uma nova descoberta, sem dúvida uma experiência única, típica brasileira, não é a toa que o jornal londrino, The Guardian, o colocou entre os 10 melhores bares do mundo. A programação dos shows pode ser acompanhada pelo site e cobra-se R$ 15,00 pela entrada.

ALGUMAS PROGRAMAÇÕES NO RIO DE JANEIRO:  

BACK2BLACK FESTIVAL 2011
O festival Back2Black que reunirá grandes nomes da música negra, acontecerá entre os dias 26 e 28 de agosto na Estação Leopoldina, no Rio de Janeiro. O evento também terá uma edição reduzida no dia 30 em São Paulo, no Bourbon Street. Ao todos serão 20 atrações musicais. Entre os principais nomes da programação estão os artistas Prince, Macy Gray, Chaka Khan e Aloe Blacc. Seu Jorge, Tono, Nicolas Krassik e os Cordestinos, Moreno Veloso e Domenico Lancelotti, Qinho com Jards Macalé e Paraphernalia com BNegão são os brasileiros que tocarão no evento. (ver site oficial do evento)

OBRAS NO REAL GABINETE PORTUGUÊSPróximo à Praça Tiradentes, do alto de seus imponentes 174 anos, o Real Gabinete Português de Leitura reserva a seus visitantes uma bela viagem por esta preciosidade arquitetônica e cultural, permitindo conhecer a história da cidade maravilhosa não apenas por suas riquezas naturais. (Site do Rio de Janeiro)

EXPOSIÇÃO DE ARTE ANTIGA BRASILEIRA NO MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTESDentro da imensa Galeria de Arte Brasileira, provavelmente a maior do Brasil, com 2 mil metros² e 8 metros de pé direito, estarão em exibição 230 trabalhos, ou seja, 100 a mais do que a versão anterior. O espaço foi reformulado segundo um novo conceito crítico e expográfico e vai espelhar uma renovada concepção museológica. (Site do Rio de Janeiro)

ANIMA MUNDIEntre os dias 15 e 24 de julho, o Rio de Janeiro se transforma, mais uma vez, na capital mundial da animação. Um dos eventos mais tradicionais da cidade, o Anima Mundi, Festival Internacional de Animação, chega a sua 19ª edição com fôlego renovado. E atrações para todos os gostos. (Site do Rio de Janeiro)


Siga a MENSCH no Twitter: @RevMensch e baixe no iPad, é grátis: http://goo.gl/Ta1Qb

3 comentários:

  1. Voce não deveria ter postado isso Andre.
    não mesmo...

    C O V A R D I A

    ResponderExcluir
  2. Quero uma passagem pro Rio agorinha!

    ResponderExcluir
  3. Devia sim André... Dou a maior força!

    ResponderExcluir