segunda-feira, 11 de julho de 2011

CARRO: Os incríveis "carros-conceito" do futuro.




Não é novidade que todo ano no Salão de Genebra são lançadas as melhores criações de carros de várias marcas e origens. Um dos eventos automotivos mais aguardados todo ano pelo mundo automobilístico, também é uma ótima oportunidade para acompanhar o que profissionais e estudantes de Design estão preparando para o futuro. A eterna busca por novas tecnologias automotivas move o desejo desse público em busca do carro dos sonhos. Como por exemplo o modelo "Aston Martin 2025", desenvolvido por um grupo de estudantes concluintes do curso a partir dos três anos de curso de Design de pós-graduação Transporte no Instituto Europeu di Design (IED) em Turim, na Itália. Ou como aconteceu com o BMW ZX-6, desenvolvido por dois estudantes de design internacional, Jai Ho Yoo e Lukas Vanek, como parte do Instituto Europeu di Design de Turim (IED).

Exóticos e estilosos, esses carros-conceito são o sonho do carro do futuro. Mas não tão impossíveis assim, as grandes montadoras muitas vezes se baseiam nesses carros-conceito para projetar futuros modelos que irão invadir as ruas deixando de ser apenas um conceito e futuro e virando uma realidade. Muitos parecem ser projetados para chocar e mostrar o quanto é possível se criar em matéria de automóvel. Muitos chegam a ser classificados de esculturas futurísticas sobre rodas. Atrelado ao design, esses carros-conceito tem se destacado também pelo desempenho. São carros híbridos, de luxo e esportivos. Conheça alguns dos modelos mais badalados criados para grandes marcas como ALFA ROMEO e BMW que atrelam elegância, estilo esportivo e a idéia de partilha a emoção como palavras-chave a sua concepção.

Aston Martin Concept Cocoon Luxo
A marca Aston Martin sempre foi considerada sinônimo de sobriedade e simplicidade, mas os criadores conceito procuraram despertar emoções profundas e um visual incrível para alguns indivíduos sortudos que vão ver no seu carro não apenas como um meio de transporte, mas também uma optimização na relação entre tecnologia e a natureza. Isso cria uma relação ainda mais forte entre o carro e o seu proprietário. Esse conceito de luxo do Cocoon encontra suas origens num patamar em que o luxo não era alardeada, no entanto, ainda estava presente e opulento na marca Aston. Porém seus projetistas Bersi, Célérier, Lazzarini e Liuzzi conseguiram alcançar esse equilíbrio, por natureza, misturando-se com tecnologia.


Aston Martin 2025
Já os designers de automóveis do amanhã tentaram levar a marca da Aston Martin para um futuro distante, o futuro de 2025. O Instituto Europeu de Design pediu aos seus alunos do terceiro ano de projeto para reconstruir o Aston Martin olhar de baixo para cima, e os resultados foram impressionantes. E criaram o Aston Martin Concept Libido 2025 que é um veículo com olhar totalmente voltado para o futuros. Talvez dificilmente iremos ver um modelo desse nas ruas, mas a beleza de seu projeto já vale.
IED Tesla EYE Concept
O IED Tesla EYE é um modelo desenvolvido pelo IED, Instituto Europeu de Design onde onze estudantes do IED de Turim projetaram, com a supervisão de Franz Von Holzhausen, o chefe de design da Tesla. Com um conceito extremamente arrojado e aerodinâmico com 4,2 metros de comprimento e com um detalhe no teto que ao se abrir transforma o EYE num roadster ou mesmo numa picape esporte. Pode ser que esse carro nunca passe desta fase de conceito, mesmo assim vale a pena ver este projeto, que possui um belo desenho, bastante futurista.


Bertone Pandion Alfa RomeoPara celebrar os 75 anos de colaboração entre a Bertone e a Alfa foi criado o projeto do Pandion. Nele o toque de mestre do conceito está nas grades dianteira e traseira, e nas rodas.  O desenho, que lembra uma pilha de metal retorcido ou um ninho de passarinho, dá ao carro um efeito de caos organizado jamais visto em design de automóveis. Note as luzes traseiras saindo pela estrutura. Por baixo se encontra um chassi Maserati Gran Turismo e um motor Alfa V8 de 4.7L. A criação do Pandion também vem com o intuito de marcar o retorno da marca ao alto nível em design. Com portas de 3,5 metros inspiradas nas asas de um gavião-do-mar ele pode chegar a uma velocidade máxima de 320 quilômetros por hora.



Site oficial do Salão de Geneba: www.salon-auto.ch/en/

Fonte: WebMotors, UOL, Playboy, Quatro Rodas, Salão de Genebra

Siga a MENSCH no Twitter: @RevMensch e baixe no iPad pela App Store

Nenhum comentário:

Postar um comentário