quarta-feira, 24 de novembro de 2010

VAIDADE MENSCH: Pelos, como tê-los

Como já sabemos, em geral os homens são mais peludos que as mulheres devida a composição genética e hormônios masculinos. Para muitos homens, a masculinidade ainda se encontra na quantidade de pelos que se carrega. Pensamento antigo que hoje em dia está indo literalmente pro ralo junto com os pelos da macharada por aí. Aparar os pelos não afeta a masculinidade de ninguém, pelo contrário até atiça a libido e desperta a atenção feminina. Sem falar no aspecto de higiene e bem estar.
A moda de depilar o peito que tomou conta dos malhadores convictos e atletas em geral se expandiu e fez nascer um outro grupo de adeptos, os que estão depilando o corpo todo. Os números comprovam essa tendência. Numa pesquisa encomendada pela Philips comprovou que 72% dos brasileiros fazem algum tipo de intervenção nos pelos do corpo. E ainda mostrou que os homens estão aparando, raspando ou depilando pelos inclusive (principalmente) da área íntima. Por exemplo, a depilação dos pelo pubianos foi aprovada por 90% das leitoras da revista NOVA. Clínicas estéticas cada vez se preparam para esse novo público e empresas investem em novos produtos nessa linha.

Segundo relato feito à revista masculina VIP por uma proprietária de clínica estética, a tendência é só aumentar: "atendo de dez a quinze clientes por dia. E a cada dez, quatro ou cinco depilam a virilha". E ainda acrescentou: "Geralmente é a mulher ou a namorada que os trazem aqui.". Segundo o proprietário de outra clínica, o que levam os homens à depilação íntima são higiene e estética. Ainda segundo entrevistas feitas pela VIP, um dentista carioca de 37 anos afirmou "Não que eu não goste de pelos, só não gosto deles em determinados momentos e regiões".

Mas antes de tudo é necessário que a pele esteja saudável, que não se encontre em processos inflamatórios, tais como: Acnes, foliculites, herpes, micoses, psoríase, entre outras. Não há restrições nos casos de vitiligo, melasma (manchas causadas pela exposição excessiva ao sol), varizes. A pele é a capa que recobre o corpo humano. Sua espessura varia de acordo com a região do corpo, com a faixa etária do individuo e com o gênero. A pele é formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme.

Os pelos são hastes queratinizadas produzidos pelos folículos pilosos. Sua espessura varia de alguns centésimos de milímetro até 0,30mm. O pelo varia também em função da etnia. O pêlo é estruturado em duas partes: a raiz (que fica dentro do folículo piloso) e a haste ou talo (que fica fora do folículo piloso). Para cada processo depilatório há formas diferentes de remoção dos pêlos. Os processos com lâminas, alguns depilatórios elétricos, cremes e loções depilatórias fazem a remoção dos pêlos pelo corte dos mesmos na haste ou talo. Já os processos com ceras, eletrocoagulação, laser e pinça fazem a remoção pela raiz, resultando num tempo maior entre uma depilação e outra. Uma depilação mal feita pode resultar em uma pele coberta de micro inflamações, parecidas com espinhas, além de coçar bastante. Se você quer partir para outro método, a dica é uma depilação a laser. Menos dolorosa para a pele, porém mais dolorosa pro bolso. O aconselhado é usar o laser apenas nas regiões das costas, tórax e orelhas.

Por outro lado há os que preferem um meio termo, ou seja, simplesmente aparar os pelos do corpo. É uma forma de higiene que resulta numa aparência bem cuidada e que em geral ajuda a diminuir a quantidade de suor no corpo. Principalmente para que mora em regiões quentes e durante o verão. Para isso, hoje em dia já existem uma série de maquininhas propícias para aparar os pelos sem afetar o crescimento do pelo ou agredir a pele. Com esses aparelhos ainda é possível optar pelo tamanho que se deseje que os pelos fiquem. É a forma ideal para domar os pelos do tórax, axilas, pernas e partes íntimas. Veja o quadro e escolha a melhor forma que se adéqua a seu estilo:

obs.: Se precisar ver a foto maior é só clicar nela.

3 comentários:

  1. Muito boa a dica. Gosto de homens com pouco pelo e se possível nenhum, com essas dicas eu posso de forma sutil convencer meu homem a se depilar sem achar que isso não seja coisa de "macho".

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Milena, ser macho é questão de atitude e não de pelos.

    ResponderExcluir