segunda-feira, 1 de maio de 2017

DESTINO: Lower East Side - Prove um pouco do bairro mais alternativo de Nova Iorque

Todos conhecem os clichês que colocam Nova Iorque como a cidade mais cosmopolita do mundo, mas a grande maioria dos turistas deixa de visitar o bairro que hoje esta a frente da grande metamorfose que sofre a cidade desde que o crime deixou as ruas de Manhattan nos anos 90. O Lower East Side, construído por imigrantes judeus vindos do Leste Europeu no século XIX, é hoje o bairro mais alternativo de Nova Iorque concentrando um número impressionante de galerias de arte, estúdios de tatuagem, pequenas butiques, bares alternativos e bons restaurantes. Quem visita hoje o bairro vê poucas referencias ao seu passado religioso. Sobraram apenas algumas Sinagogas e pequenas lojas de comida kosher para contar história.

Hoje os antigos prédios de tijolo a mostra com a emblemática escada de incêndio preta são o novo lar de jovens que fogem da pompa e estilo dos bairros altos de Manhattan que abrigam os yuppies e banqueiros. Os novos moradores do Lower East convivem com famílias de imigrantes de todos os cantos do mundo que fizeram a vida no bairro. O resultado é um caldeirão cultural que faz deste um dos bairros mais interessantes de Nova Iorque.
 

Comece o dia com um café da manhã na tradicional Katz Deli na esquina da Ludlow com a East Houston St. Um dos únicos sobreviventes de décadas passadas, o Katz é uma Deli tradicional de Nova Iorque que vale pelo cenário e o sanduiche gigante de rosbife. Se preferir já entrar no clima alternativo do bairro caminhe pela rua Ludlow, cheia de pequenos  restaurantes que servem café da manhã. O Spitzer’s Corner na esquina com a Rivington tem mesas disputadas, principalmente no balcão de onde se tem a vista ideal do movimento da rua. O mais interessante do Lower East é vagar pelas ruas observando as pequenas lojas e a fauna humana que habita as calçadas. O bairro ainda tem aquele tempero interessante que mistura o moderno com o decadente. Para quem curte arte e moda não faltam pequenas galerias e butiques para descobrir.
 


Os bons de garfo e amantes da gastronomia precisam conhecer o tradicional mercado municipal da Rua Essex com a Rivington e desbravar os restaurantes da Rua Orchard, que virou um dos melhores pontos gastronômicos da cidade. Entre as opções, especialidades inusitadas como o The MeatBall Shop, que tem um cardápio com pratos a base de almondegas e esta sempre lotado. Depois do almoço vale conferir a fábrica de sorvetes, “Il Laboratorio Del Gelato” em frente ao Katz.



Apesar dos atrativos diurnos é à noite que a vida no Lower East esquenta. Na contra mão das casas noturnas de outros bairros da cidade que exigem que o cliente esteja na estica e de bolso cheio para pagar por uma mesa, no Lower East predominam os bares e lounges alternativos que tocam de Rock a música indiana sem restrições. Vale conferir o Piano’s, que tem uma pequena pista no segundo andar onde toca de tudo e uma sala acústica nos fundos com um palco dedicado a bandas de Rock independente. Nessa última cobra-se um ingresso de acordo com a banda, já no restante da casa a entrada é livre. O local resume bem o estilo do Lower East, do público eclético à decoração bizarra com bichos das selvas africanas.  Depois da balada faça um pit stop no Mikey’s, uma pequena birosca com um hambúrguer delicioso. A vida é tão boa no Lower East que alguns turistas já estão aprendendo que vale a pena se hospedar por lá. Os primeiros hotéis butiques já abriram suas portas no bairro. Na próxima visita confira os preços no Hotel at Rivington e experimente o bairro como um local em grande estilo.


Acesse o site www.lowereastsideny.com para um guia completo do bairro.

SERVIÇO
Pianos • 158 Ludlow Street, New York City • 212.505.3733 - www.pianosnyc.com
Mikeys Burger - 134 Ludlow St (between Rivington St & Stanton St) • 212-979-9211
Il Laboratorio Del Gelato - 188 ludlow street (at east houston), 10002 - 212 343 9922 -
www.laboratoriodelgelato.com
The MeatBall Shop - www.themeatballshop.com
Spitzer’s Corner - 101 Rivington Street, 10002 - (212) 228-0027 - www.spitzerscorner.com
Katz Deli - 205 EAST HOUSTON STREET, 10002 - (212) 254-2246 - www.katzsdelicatessen.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário