quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

ESTILO: Monte seu guarda-roupa: muito além do jeans e camiseta‏

Caro leitor, cada ocasião da vida pede um dresscode próprio, isso implica em ter um guarda-roupa preparado para ir desde o churrascão da família da noiva até o jantar dançante de aniversário da tia-avó, ou seja, é necessário ter de tudo um pouco no armário, sem claro, desrespeitar o seu estilo de ser e vestir.

A primeira coisa a se fazer é uma faxina. Selecionar o que fica e o que segue para doação. Nada de guardar peças de roupas que você nem sequer lembra que tem ou que já não te servem. Doar, além de fazer bem a quem recebe, deixa espaço para novas e necessárias aquisições.

Para organizar as roupas que já se tem e adquirir novas peças, a dica é pensar nos usos que vai dar a cada peça. Como? Planejando por ocasião. Pense nas roupas para trabalhar, ir para academia, para o fim de semana na praia, no campo, para saídas noturnas e por aí vai. Faça um retrospecto da sua rotina e pense para onde você costuma ir sempre, isso ajuda na hora de comprar mais peças para uma ocasião ou outra. É importante não deixar de lado as festividades menos freqüentes, mas que se te pegam de surpresa fazem você gastar mais que o devido ou enlouquecer sem encontrar o que quer e precisa.


Tenha sempre à mão um bom terno para um casamento, por exemplo, ou alguma outra solenidade mais formal. Clássicas, modernosas, básicas, cabe de tudo em um guarda-roupa preparado pro que der e vier. Abaixo algumas peças essenciais no guarda-roupa de todo homem que bem combinadas garantem conforto e muitos elogios.

PEÇAS BÁSICAS, DO TIPO, TEM QUE TER


CUECAS - Começando pela intimidade vamos falar de cuecas (já foi tema de matéria, veja aqui ) afinal, de nada adianta um look formidável por fora e de dar nos nervos por dentro, certo? Pra não errar de jeito nenhum, tenha sempre muitas (mesmo!) cuecas cinzas chumbo, preta e branca, que são básicas e combinam com tudo. Há muitas outras variedades no mercado, mas aí vai mais do seu perfil e de sua ousadia.

MEIAS - Saindo da intimidade vamos para os pés, falemos das meias! Como pensar e comprar meias? As meias podem ser divididas em esportivas, casuais e sociais.

Esportivas: usar exclusivamente na academia ou na prática de esportes. Uns 4 pares na cor branca resolvem. Caso você seja Professor de Educação Física ou esportista, aí esse número aumenta e muito. Você encontrará modelos cano alto, baixo ou tipo sapatilha.
Casuais: meias para se usar no dia-a-dia com tênis, botas, geralmente de cano médio a alto em cores básicas ou com listras, estampa ou xadrez. Tenha pelo menos 2 pares;
Sociais: Geralmente são de algodão e devem ser usadas com calçados clássicos, nada de tênis ou sapatênis. As cores são sóbrias, azul marinho, marrom em vários tons e preto. Tenha pelo menos um par de cada cor e lembre-se as meias combinam primeiramente com a cor do sapato, em seguida se isso não for possível, combine com a cor da calça;

CAMISETAS – Tenha sempre à mão pelo menos 2 brancas e 2 pretas, além de serem usadas sozinhas podem ser combinadas com camisas por cima;

BERMUDAS – as que nunca saem de moda e vão de verão a inverno são a do tipo cargo, por isso é aconselhável ter umas duas, uma mais clara, cáqui, por exemplo, e outra mais escura, podendo ser marrom ou verde oliva;

JEANS – Claro que o clássico do que há de mais básico não poderia jamais ficar de fora do guarda-roupa de um ser humano. Brincadeiras à parte, tenha pelo menos 2 calças jeans básicas. Calças jeans são como coringas e caem bem em várias ocasiões dependendo das combinações;

CINTOS – Muito além da função de “segurar as calças”, o cinto é usado para separar o look entre a parte de cima e a parte de baixo e criar um contraste entre ambas. O bacana é você ter um cinto social, para usar somente com calça social e um de lona ou couro para um look mais despojado com sarja ou jeans, por exemplo.

PEÇAS CLÁSSICAS, SEMPRE BOM TER ALGUMAS.

BLAZER – Além de clássico é básico e, além disso, é mais que um curinga, então caro leitor, já pra loja compra ao menos um blazer! O blazer combina praticamente com tudo, tenha dois no seu closet, uma para o verão de tecido mais leve como uma gabardine e outro pro inverno. Quanto às cores, azul marinho costuma ser o curinga dos curingas.

CAMISA XADREZ - estão com tudo e não é só no inverno ou São João, hein?! Você pode sobrepô-las com camisetas, de preferência lisa;


JAQUETA DE COURO – mesmo que você não seja adepto da moda sertaneja, não custa ter uma jaqueta de couro marrom ou preta no armário, no inverno ela vão ser charme total, acredite;

CALÇA CHINO - a calça de algodão, inspirada na rebelião dos boxers na China em 1900, é uma ótima opção para variar do jeans quando se quer um look menos formal e mais confortável. A dica é ter pelo menos uma na cor cáqui ou verde oliva, que combinam com tudo.


PEÇAS UP, DEIXAM MELHOR O QUE JÁ ESTÁ BOM
CAMISA POLO – caem super bem para ocasiões não-formais, mas que pedem algo além da camiseta básica. Entre lisas e com estampas, se você terá um ou duas peças, prefira as lisas;

CARDIGÃ – de volta, esta peça caiu no gosto de muito artista e vai cair bem no seu armário também. Por ser leve pode ser usado também no verão e ajuda a compor visuais informais e formais dependendo da combinação. Vale a aposta.

Aproveite e leia nossas matérias sobre:  - SAPATOS (aqui) - TERNOS (aqui)

Pra saber mais:
www.homemmoderno.net.br
www.modaparahomens.virgula.uol.com.br
www.belezamasculina.com.br
www.homemnamoda.com.br

Acompanhe a MENSCH também pelo Twitter: @RevMensch e baixe gratuitamente pelo iPad na App Store.

3 comentários:

  1. Muito obrigado, essas dicas são super importantes para o dia dia de qualquer homem, afinal de contas a primeira impressão é a que fica, então devemos apresentar a melhor impressão possível, impressões estas que nos ajudam tanto para um trabalho ou até mesmo para um relacionamento.

    Wanderson Nunes

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas! Li o post inteiro para poder passar novas ideias para o meu namorado. Ele é ultra básico, e toda vez que temos uma festa social ou um casamento... pronto! Maior problema.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns !! Matéria completa e sensacional. Elegância e bom gosto estão intimamente relacionadas com o conhecimento. Qual homem moderno, contemporâneo e cosmopolita aprecio matérias como essa. Não conhecia a revista Mensch !! Ja salvei o link como Favorito e vou procurar nas bancas. Abraços.

    ResponderExcluir