segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

VAIDADE: Pele Masculina - Como tratar e como entender suas características.



Falar que hoje em dia o homem se cuida e assumiu sua vaidade sem os exageros do metrossexual já é papo de ontem. Homem se cuida sim e não vê mais problema em assumir. Um tabu vencido pra ala masculina de plantão. E logo de cara, literalmente, um dos maiores cuidados que o homem atual deve ter é com seu rosto, sua pele. E como sabemos A estrutura da pele masculina e os fatores que determinam o seu envelhecimento são diferentes daqueles que conhecemos para a pele da mulher. As glândulas sebáceas trabalham mais ativamente na pele masculina, o que torna a limpeza essencial para manter o equilíbrio de suas funções. A composição hormonal também é bem diferente, o que resulta numa espessura maior e um aspecto mais oleoso da pele. Além disso, com o barbear a pele fica mais sensível e irritada.

Com cuidados diários e produtos específicos o importante é cuidar da pele e evitar o envelhecimento precoce. As etapas passam por uma limpeza com sabonetes líquidos com ativos que auxiliam o controle da oleosidade excessiva são ideais para o uso diário. Pós-Barba e Anti-Idade ajuda a proteger e tratar a pele já sensibilizada pelo barbear, e também é ideal para uma boa aparência da pele masculina. Para entender bem qual a diferença e os melhores cuidados com a pele masculina, fomos conversar com uma dermatologista Carolina Coelho, que tirou nossas dúvidas e deu algumas dicas importantes.
Segundo Carolina nos contou, o que diferença a pele do homem e da mulher são poucas e estão mais relacionadas aos hormônios. No caso do homem a testosterona (hormônio masculino) controla as glândulas de oleosidade e pelos, com isso os homens têm pele mais oleosa (quase todos) e mais pelos no corpo. Também relacionado a este hormônio têm mais Alopecia Androgenética (calvície hereditária) que as mulheres. Como eles não menstruam, não perdem sangue todo mês, têm menos unhas fracas, outros tipos de queda de cabelos e a pele é mais espessa e resistente. A recuperação/cicatrização da pele em caso de traumas, feridas, pós-procedimentos é melhor e mais rápida pela quantidade maior de unidades pilo-sebáceas( pelo+glândula sebo).

Uma curiosidade é que mesmo com as diferenças hormonais, os homens têm os mesmos tipos de pele que as mulheres, normal, seca ou oleosa. Como Carolina explicou anteriormente a maioria tem pele oleosa e por causa disto têm mais tendência a ter acne, dermatite seborréica (caspa) e outras alterações da pele secundárias ao excesso de oleosidade. Os cuidados seriam a utilização de sabonetes e/ou cremes para o controle da oleosidade da pele.


"Os homens em geral procuram o dermatologista para tratamento de doenças da pele e não por vaidade. Isto é muito cultural e varia de estado para estado, país, cidade, etc. Quando procuram por vaidade em geral é para o tratamento de acne, Dermatite seborréica (caspa) e calvície, além de tratamento para depilação definitiva e cicatrizes de acne. Poucos se preocupam com o envelhecimento e/ou procuram tratamento preventivo." diz Carolina.
 Carolina nos contou que a limpeza de pele não é um tratamento dermatológico e sim apenas uma limpeza, e é indicado apenas para remoção dos cravos grandes de difícil remoção com tratamento convencional. E que o mesmo pode ser feito em casa com uso diário de sabonetes, esfoliantes e cremes que impedem a formação de cravos e mantêm a pele sempre limpa e bem cuidada. Segundo Carolina, "Os cremes anti-idade funcionam para homens e mulheres. Existem algumas linhas de produtos específicas para homens, mas no geral os cremes podem ser os mesmos e os procedimentos estéticos também. Os homens podem fazer laser, botox, preenchimento, peelings e qualquer outros tratamentos dermatológicos estéticos feitos por mulheres."

PROTEJA SUA PELE NESSE VERÃO

Nesses meses mais quentes do ano, sempre se arruma um tempinho para pegar um bronze. Carnaval chegando e todo mundo quer está com aquela cor típica do verão nos trópicos. E Dra. Carolina, nos alertou para alguns cuidados devem ser tomados e outras dicas seguidas para manter um bronzeado uniforme e duradouro. Segundo ela nos falou, os homens por terem pele mais oleosa e não gostarem de usar filtros solares, devem usar os filtros em gel, totalmente livres de óleo para melhor aderência ao uso do produto. "Eles devem aplicar diariamente um filtro solar fator 30, pela manhã e reaplicarno meio do dia, numa quantidade pequena e espalhar bem o produto na face até secar. O uso diário seria mais indicado para prevenção do envelhecimento e manchas na pele. Já na praia ou atividades esportivas e outros tipos de exposições maiores ao sol deve ser aplicado filtro fator mais alto (pelo menos fps 45) numa quantidade maior do produto sobre toda área exposta a cada hora ou máximo de 2 em 2hs." Neste caso para prevenção de queimaduras, câncer de pele, além do envelhecimento e manchas. 

Ano passado uma pesquisa do Pro Teste reprovou 8 de 10 marcas avaliadas no teste (Avaliados: Avon Sun, L ‘ Oréal Solar Expertise, Cenoura & Bronze, Hélioblock da La Roche-Posay, Episol Loção Oil Free, Coppertone Loção, Sundown Complex, Natura Fotoequilíbrio, Nívea Sun e Banana Boat Bloqueador Solar Ultra). Por conta das famosas marcas reprovadas, esse teste gerando polêmica. Porém é inegável que ele tenha acendido um alerta na cabeça dos consumidores, que ficaram se perguntando se os protetores de sol que se compra são realmente confiáveis.
Fizemos uma seleção baseada nos principais fatores exigidos nos protetores (para visualizar melhor clique na foto):

Por tanto, olhos abertos e cuidado com a pele. Afinal não custa nada ajudar a natureza a preservar nosso corpo de forma saudável. Além, claro, de cuidar da estética. Pois pele ressecada, descamando ou manchada ninguém gosta.


Texto: André Porto
Cosultoria: Dra. Carolina Coelho
Site: www.carolinacoelho.com.br
Agradecimento: Carlos Fernando - Mantecorp
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário