quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

MÚSICA MENSCH: Janelle Monáe - A adorável "concorrente" de Amy Winehouse

Os shows da cantora Amy Winehouse só começam próxima semana, mas um dos burburinhos do momento é sobre a cantora que irá abrir os shows, uma tal de Janelle Monáe. Comenta-se inclusive que a própria Amy tentou evitar que Janelle abrisse seus shows, pois não queria ser ofuscada pelo desempenho elogiadíssimo da colega. Verdade ou não, não se sabe. Mas que Janelle é páreo duro para Amy, isso é. E só isso já será motivo de sobra para Amy se comportar e dar o melhor de sí, caso contrário será a jovem Janelle a realmente atrair todos os holofotes e manchetes em todas as mídias.

Mas e quem é essa "tal" Janelle Monáe? Essa é a pergunta que muitos estão fazendo no momento. Fomos atrás de saber quem é a jovem de 25 anos nascida na cidade americana Kansas City, que dança eletricamente e tem uma potente voz (fora o "topetinho" característico de sua persona) que vai abalar os palcos brasileiros esse mês. Janelle é uma artista completa, cantora, compositora, dançarina e performista. Com seu pouco tempo de estrada, já gravou dois cd´s (seu primeiro album foi lançado em 2010), foi indicada ao Grammy de Melhor Álbum Contemporâneo R & B. Seu  álbum teve um impacto comercial maior chegando ao número 17 na Billboard Hot 200 nos EUA.

Nascida e criada em Kansas City, Janelle desde criança já desejava ser cantora e tinha em Dorothy, do Mágico de Oz, teve certa influência nas suas criações. Ainda no início de carreira, a jovem Janelle mudou-se para estudar em Nova York com o intúito de seguir carreira na Broadway, mas ao longo do tempo direcionou a sua carreira exclusivamente para a música, que segundo ela, tem o potencial de mudar o mundo. Numa outra mudança de cidade, dessa vez para Atlanta, Janelle conheceria OutKast´s Big Boy que juntos, fundariam a Sociedade de Belas Artes para jovens artistas. O convívio com o Big Boy a levou a assinar contrato com a gravadora Bad Boy Records A & Skid R Daniel.


Em 2007 Janelle lançou seu primeiro disco solo, chamado Metrópole, concebido como álbum conceitual. Elogiado pela crítica especializada, era dividido em partes, algumas para ser baixado em mp3 através do site oficial. Por conta de um novo contrato assinado, em agosto de 2008, o disco foi renomeado "Metropolis: A Suite Chase (Special Edition)" e incluiu duas novas faixas. E foi com esse disco que Janelle recebeu sua primeira indicação ao Grammy. Em maio de 2010, Janelle lançou seu álbum, o ArchAndroid. E juntamente com o disco Metropolis, são combinados numa versão longa-metragem, em que o alter de Janelle, Cindi Mayweather, torna-se a figura andróide de Metrópolis, fazendo uma referência aos filmes de ficção científica.

Com um estilo próprio, Janelle ganhou as páginas das revistas de moda e estilo. Seus smokings típicos criaram uma identidade e deram um tom sofisticado a Janelle, segundo ela descreveu o smoking como sendo um uniforme de sua carreira e Janelle declarou que quando ela os veste sente que está trabalhando. Com seus smokings, sua dança e sua potente voz, Janelle nos leva a crer que é realmente um andróide de traços afilados ou uma graça da ficção científica. Mas isso tudo iremos conferir de perto próxima semana. Até lá confiram alguns vídeos de Janelle que fazem sucesso por aí.






IMPERDÍVEL: Um dos melhores vídeos de Janelle: http://www.youtube.com/watch?v=pwnefUaKCbc&feature=channel

Um comentário:

  1. Caramba Porto!

    a mulher tem um rojão no rabo. Adoro essa nega!

    ResponderExcluir