domingo, 12 de dezembro de 2010

VAIDADE MENSCH: Perfumes Masculinos - As novidades e a publicidade "for men"


Antigamente a preocupação com a beleza era assunto reservado às mulheres, mas diante do crescente mercado de cosméticos direcionado ao público masculino, que cada vez mais assume sua vaidade e procura por produtos de qualidade, mais e mais empresas se empenham em lançar novas marcas e produtos. Em geral o homem quando procura uma determinada marca de perfume ela já sabe qual fragrância lhe agrada mais, muitas vezes não sabe qual nome se dá, mas ele rapidamente identifica qual é e a adota definitivamente. Tornando-se um consumido fiel ou daquela determinada marca, ou daquele "cheiro". Um dado importante é que o público masculino em geral prefere comprar logo os frascos maiores de 100ml, em alguns casos compram um pequeno pra deixar no carro e/ou escritório, segundo me informou uma distribuidora de marcas na região Norte/Nordeste.

CAROLINA HERRERA "CHIC FOR MEN





Mas que homem é esse que hoje consome cada vez mais perfumes? Isso a publicidade descobriu e tem adotado em suas campanhas publicitárias, criadas na base de três pilares: a identidade, a sexualidade e a masculinidade. Esses três fatores juntos criam um ideal de beleza, poder e masculinidade. O perfume masculino também é uma das ferramentas de sedução, e quando um homem sai à noite não dispensa o uso de seu perfume. As grandes marcas de perfumes hoje usam modelos de identidade para o público a que se destinam, podendo também revelar mudanças importantes desse público. A comparação de representações tão diferentes de feminilidade ultrapassa os limites de uma simples ironia publicitária, indicando uma transformação real no poder relativo de homens e mulheres, e revelando no sexo feminino a existência de novas posições de sujeito validadas pela indústria cultural. As mulheres entram como objetos de desejo daquele homem firme, decidido e auto-confiante.

CK FREE




BOSS NIGHT





THE SECRET
 


Nas novas campanhas, as empresas tem procurado por homem famosos e modelos com perfil bem masculinos que representem o ideal masculino para que haja uma fácil identificação do público. As mulheres também são coisificadas como mercadoria sexual, avaliadas segundo a aparência e a prontidão para servir e gratificar os homens. Apesar de uma aparente subordinação das  personagens femininas nos comerciais, elas se subordinam ao homem, em cena que reafirma o homem como senhor da relação. Assim como no cinema com as celebridades, os anúncios e outros formatos que compõem uma campanha publicitária são, textos sociais que respondem a desenvolvimentos fundamentais do período em que aparecem. Eles fornecem, portanto, o ideal a ser alcançado ao se usar aquela determinada marca de perfume.





É difícil falar sobre o melhor perfume masculino atualmente, pois muitas pessoas apostam em marcas diferentes e são fiéis à elas, uma festa realizada em Madrid foi realizada para eleger os melhores perfumes do Mundo, os membros da academia do perfume formam a comissão julgadora da festa, levando em consideração não só a fragrância, como também a embalagem e a campanha na hora de eleger os melhores do ano, o líder de votos foi o perfume masculino Allure Homme Sport da marca Chanel. Porém fica um tanto quanto difícil falar sobre o melhor perfume, pois como sabemos nem todos pensam da mesma maneira e cada um possui uma opinião diferente para as mais variadas fragrâncias. Diante das variadas marcas de perfume que apareceram no mercado esse ano, fizemos uma pequena seleção de algumas marcas que ganharam destaque em 2010.

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