quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

FITNESS: Corra com estilo, escolha a roupa certa e melhore seu desempenho.



A corrida de São Silvestre está se aproximando e muita gente já está correndo contra o tempo. Mesmo que você não vá participar dessa importante corrida, um dos detalhes muito importante, fora os fatores relativos à saúde de forma direta, é o que você deve vestir. Isso mesmo. Só colocar um tênis e camiseta qualquer não quer dizer que seja a melhor forma. Tudo bem que você não precisa ir ao Shopping comprar roupa nova para correr no parque, academia ou beira-mar, mas alguns detalhes fazem a diferença, ajudam seu desempenho e melhoram seu bem-estar na hora de uma boa corrida. Separamos alguns pontos importantes e algumas peças de roupas idéias para quem quer correr. Afinal, verão chegando pede muita disposição.

A primeira coisa é não cometer o "overdress", que é o exagero de roupa e peças que muitas vezes mais atrapalham que ajuda. Pois com o suor essas roupas vão ficando mais pesadas o que irá dificultar o desempenho na corrida. O ideal é manter o seu corpo arejado durante a corrida, e morno quando tiver terminado vai ajudar os seus músculos e trabalho de corpo a seu potencial máximo.


 Corrida com acessórios podem ser úteis para você quando você corre, mas também podem afetar o seu ritmo. Você vai correr mais rápido e mais suave quando seu corpo não está compensando a adição de um acessório de execução. Se você ouvir um iPod certifique-se que ele é ajustado confortável, porque se não, seu corpo irá naturalmente manter sua cabeça em ordem para ele não cair, e esse estado de distração afetará o resto de seu corpo. Se você usar um cinto certifique-se que não está saltando para cima e para baixo, ou se você levar alguma coisa no seu bolso se certificar do quanto está seguro. Durante a sua corrida se você está concentrando, pensando se os acessórios que um não vai sair do lugar ou cair fora, então é inevitável que o seu corpo esteja ajustado que não será necessário parar para isso. O melhor passo é aquele que é suave e natural, e se isso afeta o seu acessório, então não vale a pena usá-lo.

Uma peça importantíssima são os sapatos, definitivamente o mais importante para corredor, e têm de ser escolhidos com cuidado. O primeiro requisito para um tênis de corrida é ter um ajuste confortável e bem almofadadas. Se seus pés tendem a ter alguma angulação específica o ideal é escolher um calçado com características específicas de controlo de movimento. Tênis com amortecedores e que permitam os pés transpirarem também são características importantes.


Um detalhe importante em relação aos tênis. Não dê um laço muito forte nos seus sapatos ou você pode causar danos aos nervos na parte superior do seu pé. Se você é sensível aos problemas com os pés "adormecer" a partir de laços muito apertados, olhar para os sapatos que usam espuma rígida na língua, para proteger os nervos em pé. Não compre sapatos de corrida pelo seu tamanho, pois os tênis de corrida não são os mesmos sapatos de rua. Você provavelmente vai precisar comprar tênis que são pelo menos um ou dois números maiores do que os seus sapatos de rua. Experimentá-los antes de comprá-los. 

Não corra nas suas meias de algodão velhas. Não tente correr usando aquelas meias de algodão velhas. Tecidos modernos deixam a umidade longe dos seus pés para mantê-los secos e o "blister" livre.

Camisas e bermudas devem ser leves. Nada de tecido de algodão que absorvem o suor, fazer a roupa pesar e ficar com mau cheiro. O ideal são os tecidos com tecnologia "thermodry", que joga o suor para fora deixando o corpo seco. Bermudas de poliéster e elastano são as mais indicadas, se ajustam ao corpo mantendo a mobilidade natural do corpo e ao mesmo tempo aquecidos. Tecidos com tecnologia "climate" mantêm você confortável e livre de umidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário