terça-feira, 4 de abril de 2017

DESIGN: Panerai apresenta instalação de Oki Sato, do estúdio Nendo, durante o Salone del Mobile de Milano

Com notada ligação com o universo do design – através do apoio a importantes projetos, profissionais, eventos e, claro, pela identidade única de seus relógios – a marca de alta relojoaria italiana Officine Panerai anualmente cria expectativa em torno de sua atuação durante o Salone Del Mobile de Milano, maior feira de mobiliário internacional, que acontece de 4 a 9 de abril, em Milão. 

Este ano, a Panerai trará para dentro do impotente Palazzo Visconti a instalação “Slice of Time”, realizada por Oki Sato, do Estúdio Nendo. Designer de grande referência nos últimos anos, o canadense-japonês inspirou-se no conceito de tempo e na relação entre tempo e design, idealizando a representação física da passagem do tempo. Tudo começa com a criação de um material transparente com o design icônico dos relógios da manufatura. A peça então é alongada em 16 metros utilizando um processo de moldagem por extrusão que forma um tubo. Ao fatiá-la em unidades diversas, formam-se “relógios” de espessuras variadas. Por fim, as peças são calibradas de acordo com o momento da criação de cada uma. Ao transformar o "tempo" em "extensão" física, Nendo oferece uma visão original do conceito de tempo: a natureza cíclica dos seus períodos, mas também sua relatividade, expressa pelas diferentes “porções” de relógios.

NENDO

Nendo é um estúdio de design criado em 2002 por Oki Sato. Nascido no Canadá em 1977 e formado pela universidade Waseda University, em Tokyo tem sido desde então grande referência em diversos segmentos do design, desde o design gráfico de produtos até o design de móveis, instalações, janelas e interiores, chegando ao domínio da arquitetura, reconhecido com homenagens de prestigio mundial como “Um dos 100 japoneses mais respeitados do mundo” pela revista Newsweek; foi reconhecido com premiações da Wallpaper, Elle Décor e nomeado “Designer do Ano” pela Maison Object de Paris. As obras de Nendo podem ser vistas no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque e no Musée des Arts Décoratifs e Centre Pompidou, em Paris.



Nenhum comentário:

Postar um comentário