quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

GUIA MENSCH: O melhor para se comer e beber em Fernando de Noronha

Noronha por sí só já vale uma viagem, mas a cada nova viagem descobrimos novos lugares para comer, beber e fazer uma boa  farra. A MENSCH já foi tantas vezes na ilha que resolveu fazer um pequeno guia de lugares legais para se curtir o melhor de tudo isso para quem está indo para lá pela 1a (ou 2a, ou 3a...) vez. Aqui vão nossas dicas. Fique atento e o resto é por conta da natureza. Aproveite!


CORVETA
Para quem está em busca de uma cozinha brasileira litorânea, com pegada afetiva e, ao mesmo tempo, contemporânea, este é o lugar. O cuidado com a apresentação faz parte do métier do chef da casa, Erick Damascena. Por lá um cardápio equilibrado com alternativas de entradas, pratos principais, que também incluem opções para duas pessoas, e sobremesas que variam quase diariamente. Com um décor que mescla elementos rústicos em um ambiente sofisticado, o restaurante tem mais uma curiosidade: todos os pratos terminam com 17, numa referência à corveta naufragada na ilha. À noite a belíssima casa se transforma, através de uma iluminação intimista que salta aos olhos.  Nesse horário também o menu sofre alteração ficando mais sofisticado. 

Restaurante Corveta
Rua de São Miguel, 342, Vila dos Remédios
Funcionamento: 12h às 15h e das 18h30 às 23h30
Fone: (81) 3619.1486
Aceita cartão de crédito  

VARANDA
O chef Auricélio Romão oferece uma gastronomia de toque autoral em seu restaurante Varanda, localizado na Vila do Trinta. A experiência de ter passado por várias cozinhas da ilha foi suficiente para montar, já na abertura, um cardápio eclético, que atende visitantes de qualquer paladar. Por lá, opções clássicas de pescados passando por carnes, aves e até risoto vegetariano. As boas vindas ficam por conta do caldinho, que abre apetite para o que está por vir. Há pratos que não saem do menu desde a inauguração e outros que entram em homenagem aos amigos e experiências do chef. Para acompanhar, vale experimentar drinks como o curioso Coquetel da Verdade – feito com gin, mel, limão, gengibre, suco de capim santo e frutas. Opção perfeita para ver o tempo passar sentado numa das mesas do deck, com vista para o verde da casa. Ainda há uma carta variada de vinhos, espumantes e sucos.

Restaurante Varanda
Rua Major Costa,130, Vila do Trinta
Funcionamento: diariamente, das 12h30 às 23h30
Fone: (81) 3619.1546
Aceita cartão de crédito 

CACIMBA
É numa casa antiga localizada no centro histórico de Noronha, que funciona o Cacimba Bistrô e sua cozinha contemporânea, pioneiro desse formato na ilha – que até então experimentava a culinária oferecida nas pousadas. Hoje, possui cardápio enxuto, mas repleto de referências internacionais adaptadas à realidade local. À noite, o bistrô ganha o charme da luz de vela sobre as mesas da varanda, que dão para a ladeira da Vila dos Remédios. Na parte do salão há mesas baixinhas e almofadas coloridas propondo um clima mais descolado. Por todos os lados estão os quadros de Bruno Veiga trazendo o clima litorâneo, bem a ver com o estilo. 

Cacimba Bistrô
Praça Pres. Eurico Dutra, 9 (V. dos Remédios) 
Fone: (81) 3619.1200       
Funcionamento: 12h às 15h e das 18h30 às 23h30
Aceita cartão de crédito 

ZÉ MARIA
O Festival Gastronômico da Pousada Zé Maria é um verdadeiro espetáculo aos olhos. Todas as quartas e sábados oferece um banquete com quase 50 opções de pratos coloridos e bem montados, que logo desperta o encantamento dos visitantes. É quando o empresário Zé Maria faz seu papel de anfitrião, convocando todos em volta da mesa para apresentar o cardápio servido na noite. O ritual desperta a curiosidade dos comensais, que logo atendem ao chamado para degustar. A lista de pratos é extensa, inclui iguarias como gratinado de frutos do mar, camarão ao creme de jerimum, lagosta caramelizada, barracuda na folha da bananeira, ostra ao vinho branco, siri mole ao leite de coco, paella e muitas outras sugestões coloridas. Os doces aparecem num segundo momento. Nesse tocante, cheesecakes, brownies, mousse de pitanga, brigadeiro, pudim de leite, entre outras guloseimas que surgem ao lado de licores variados. Convém fazer a reserva com antecedência, já que este é um dos eventos mais procurados da ilha. 

Pousada Zé Maria
Rua Nice Cordeiro, 01 - Floresta Velha
Fone: (81) 3619.1258
Funcionamento:  todas as quartas e sábados, a partir das 20:30h
www.pousadazemaria.com.br  

ACQUA MARINE 
O Acqua Marine é conhecido pelo seu tradicional peixe na telha, absolutamente o prato principal do lugar, instalado no também tradicional Hotel Dolphin. A receita original é antiga e vem de família, sofrendo poucas interferências feitas com a ajuda da própria autoria junto ao chef da casa, Fábio de Sanctis. Hoje, o peixe, para dois ou quatro, vem com um leve toque de dendê e legumes guarnecido por arroz branco e batata souté. O respeito ao prato é tão grande que as telhas onde é servido vêm de Tracunhaém, município do interior pernambucano, ícone na produção de elementos em barro. Apesar dessa referência, o cardápio da casa é bem variado. Já para entrada, as opções passeiam entre iscas de peixe, filezinho de agulha, conchas de frutos do mar e camarões. Para principal as pedidas são cremes, saladas, lagostas, moquecas, paella, camarões, peixes, carnes, aves e massas. No quesito sobremesa, o destaque vai para a criação com toque regional, o Danado de Bom. Trata-se de bananas empanadas cobertas com mel de engenho, paçoca e calda de chocolate. 

Restaurante Acqua Marine
Rodovia BR-363, s/n - Vila Vacaria
Funcionamento: segunda a sábado das 12h às 22h
Tel.: (81) 3619.1100
Aceita todos os cartões e cheque


BAR DO MEIO
Um dos bares mais descolados da ilha, com um visual marcante perfeito para apreciar o pôr do sol em frende ao Morro do Pico e uma simpática e aconchegante ambientação, com pegada ecológica voltada para a preservação do meio ambiente e sustentabilidade. Dentre os ritmos que embalam o lugar, que oferece um competente sistema de som, predomina o lounge, convidando para se tomar um espumante e bater papo com os amigos. No menu, permeiam pratos e petiscos leves e originais, onde se destacam os bem elaborados ceviches, além de grande variedade de drinks. A localização é um caso à parte, já que fica entre duas das mais badaladas praias de ilha: a Praia do Meio e a Praia da Conceição.

Bar do Meio
Estrada da Alamoa S/N
Fone: (81) 8503.1020
Funcionamento: de terça a domingo das 15h às 22h
Não aceita cartões de crédito 

BAR DO CACHORRO
Há mais de duas décadas este é o endereço mais procurado para curtir a noite na ilha, dançar forró, MPB, maracatu e outros ritmos num espaço generoso que pode abrigar até 200 pessoas. A cozinha é outro item que vem sendo aprimorando para receber bem para o almoço e o arrebatador pôr do sol. Como não poderia deixar de ser, prevalecem frutos do mar como peixe grelhado com castanha e camarões empanados, mas também há medalhões de filé, risoto de palmito e spaghetti italiano. Tudo isso, claro, pode vir acompanhado de drinks convidativos, a exemplo das caipiroscas de frutas variadas. Quem preferir pode investir em espumante, vinho ou mesmo cerveja. Com uma estrutura dessas é difícil imaginar que antes o lugar servia como um lava-jato. Hoje, ainda oferece lojinha com itens para presentes, boa música e gente de todas as partes do mundo. 

Bar do Cachorro
Praia do Cachorro S/N Vila dos Remédios
Fone: (81) 3619.1229
Funcionamento: segunda a sábado 11h às 3h da manhã
Aceita cheque e cartão de crédito 

O PICO
Comida, diversão e arte é o lema do Bar do Pico. Um canto feito para os encontros após a praia para tomar um bom espumante ou vinho, drinks ou cervejas geladas e se deliciar com um menu despretensioso com opções de tapas, risotos, sanduíches, saladas e sobremesas. O lugar conta ainda com uma galeria de arte com exposição de xilogravuras do mestre J. Borges, ícone da arte em Pernambuco, que criou desenhos exclusivos para a ilha, uma raridade. Além de tudo isso, lá é possível desfrutar de projeções ao ar livre, no cinema Mil Estrelas no Pico, que, aliás, é o único da ilha. Para finalizar, o visitante ainda pode comprar arte popular do estado e de outros cantos do Brasil, moda com assinatura de estilistas e semijoias de pedras brasileiras. 

O Pico 
Rua Nice Cordeiro, S/N, Bairro da Floresta Nova
Fone: (81) 3619.1377
Funcionamento: de quarta a segunda, das 13h à 1h

GINGA BAR 
Daqueles lugares para encontrar os amigos e jogar conversa fora. Tudo isso, claro, regado a entradinhas como o camarão empanado com toque de gengibre, baião de frutos do mar e outras opções práticas.  O clima informal prevalece em dias como a terça-feira, quando está garantida a programação pop-rock da ilha, sempre a partir das 21h. A investida é das sócias Hea Schin e Vera Bumagny, amigas de longa data, que trouxeram de São Paulo o sonho do negócio próprio num ambiente de pegada esportiva, com vários telões para a exibição de jogos. Hoje, a proposta é mais gastronômica com cardápio variado. Por lá, ceviche, saladas e costelinha suína frita. Filé de peixe grelhado com molho de moqueca de camarão, acompanhado por arroz de castanha e batata souté está entre os principais, mostrando que é possível comer bem no almoço e voltar à noite, nas terças, para curtir um som. 

Ginga Bar
Rua São Miguel s/n – Vila dos Remédios
Funcionamento: terça a domingo do meio-dia às 16h e das 19h às 23h (até 00h30 nas terças) 
Fone: (81) 3619.0461
Aceita cartão de crédito

Nenhum comentário:

Postar um comentário