quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

BEBIDA: Cervejas com café, uma mistura inusitada que dá certo

Já imaginou a mistura entre cerveja e café? Sim, isso existe e podemos encontrar ótimos exemplares em nosso país, tanto nacionais como importados. Se você gosta das duas bebidas, preste atenção nessa lista e boa degustação.


1 Cervejaria: Blondine (São Paulo / Brasil)
Cerveja: Volcano
Estilo: Coffee Stout
Teor alcoólico: 7,5%

Produzida com café 100% arábica em grãos moídos na hora e inseridos durante a fervura e maturação. Uma cerveja potente, com graduação alcoólica alta e muito café, parece um expresso gelado. Também são perceptíveis notas de chocolate amargo no paladar.

2 Cervejarias: Dogma (São Paulo / Brasil)
Modern Times (Estados Unidos)
Cerveja: Modern Dogma
Estilo: Imperial Mocha Porter
Teor alcoólico: 9%

Essa cerveja foi produzida de forma colaborativa entre uma cervejaria brasileira e outra norte-americana. Foi utilizada na receita o grão de café Catuai Vermelho, de uma safra rara de 2015/16, da cidade de Forquilha do Sul (ES). As notas de café estão evidentes tanto no aroma como do paladar.


4 Cervejaria: Founders Brewing (EUA)
Cerveja: Sumatra Mountain Brown
Estilo: Imperial Brown Ale
Teor alcoólico: 9%

Rótulo com adição de café Sumatra e que faz parte de uma série especial da cervejaria. Para um equilíbrio perfeito, foi utilizado malte caramelo para a doçura, cevada em flocos para uma espuma densa e malte chocolate para uma coloração profunda. Uma cerveja de personalidade, com intensas notas de café, aveludada e com amargor presente. 

6 Cervejaria: Dádiva (São Paulo / Brasil)
Cerveja: Golden Stout
Estilo: Stout
Teor alcoólico: 6,7%

Cerveja produzida pelo método de cold brew (café extraído a frio) e com grãos orgânicos da Fazenda Ambiental Fortaleza de Mococa, interior de São Paulo.
Com notas torradas, leve acidez e extremamente aromática. Apesar de ser uma stout, esse exemplar apresenta uma coloração dourada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário