terça-feira, 22 de novembro de 2016

HOMEM ELEGANTE: 12 dicas que um cavalheiro moderno precisa saber


Que me perdoem as feministas de plantão, mas mulher nasceu pra ser mimada, protegida e bem cuidada. Afinal de contas, existem muitas coisas que são inerentes à biologia; regras ditadas pela natureza e com as quais não adianta ir contra. Pois é, da mesma forma que certas atividades são próprias do gênero feminino e homem nenhum jamais vai conseguir fazer igual, o oposto também acontece.

Mas conceituações e polêmicas à parte, vamos à algumas dicas importantes de comportamento para homens elegantes. Cavalheiros no “lato sensu” da palavra, daqueles que nunca saem de moda e desde os tempos de Casanova e Don Juan conquistam corações, arrancam suspiros e, acredite, conseguem ser um grande diferencial no concorrido mundo dos negócios.

Porque pra impressionar a quem realmente sabe das coisas não adianta terno Armani, óculos Cartier, Patek Philippe no pulso, cartão Infinite no bolso... se você não tiver uma outra etiqueta, a Etiqueta Social, um misto fascinante de educação e “savoir-faire”, uma combinação que encanta e impressiona em qualquer parte do planeta. Agora aproveite e faça bom uso dessas dicas. Um dia você ainda vai agradecer a hora que leu esta matéria!

1 – Vamos começar lembrando: segure a taça pela haste, não fale de boca cheia, não use perfume forte durante o dia, converse olhando nos olhos e aperte a mão com firmeza, mas sem esmagar os dedos de ninguém. “Por favor”, “com licença”, “obrigado” e “me desculpe” devem lhe acompanhar o dia inteiro para uso irrestrito, como se você ganhasse um bônus milionário cada vez que pronunciasse uma dessa palavras.

2 - Jamais faça visitas de surpresa. Nem mesmo para sua mãe. Ligue sempre antes combinando o horário. Por falar em ligações, jamais nos horários das refeições. Nem antes das 9 da manhã ou depois das 9 horas da noite.

3 - Saindo com uma mulher - seja ela sua mãe, irmã, amiga, esposa ou amante, sempre dê o lugar de honra para ela. Na calçada é o lado mais próximo da parede, no carro sempre do lado direito e no restaurante, a cadeira que permita a visão mais geral do ambiente. E atenção para um detalhe: num jantar romântico o casal deve sentar lado a lado; num jantar de negócios, frente a frente.

4 – Um gentleman sempre abre a porta do carro para a mulher, espera que ela se acomode, fecha a porta e só então entra. Quando chegam no destino, avisa: “faço questão de abrir a porta pra você”. Desce, abre a porta e oferece a mão para ela se apoiar. Simples e chique.

5 – Chegando num restaurante, num evento ou qualquer lugar público, o homem também abre a porta, mas é a mulher que efetivamente entra primeiro. Em seguida ele se dirige ao responsável pelo atendimento para pedir a mesa ou entregar os tickets de acesso. No local onde vão sentar, ele sempre ajuda ela a se acomodar e só então se senta.  

6 – No restaurante o homem elegante sempre se levanta pra falar com qualquer pessoa que venha até a mesa cumprimentá-lo. Já as mulheres não precisam levantar. Salvo para alguma autoridade relevante ou outra mulher com muito mais idade. Mas evite ir até a mesa de alguém que esteja comendo. Espere por um momento mais apropriado ou acene de longe. É a forma mais educada. 

7 – Na escada, o homem sempre vai ligeiramente à frente, oferecendo a mão a ela, seja para subir ou descer. A regra vale também para as escadas e esteiras rolantes, onde aliás, é civilizado ficarem os dois à direita, o homem um degrau a frente, e sempre deixando o lado esquerdo livre para quem está com pressa.  

8 – Ao entrar no elevador, dê sempre “bom dia, boa tarde ou boa noite”, segure a porta para as mulheres saírem ou entrarem, jamais fale ao celular ou converse longamente com outra pessoa. Aguarde para conversar quando sair. Ascensoristas estão a cada dia mais escassos, mas se tiver, seja gentil, peça sempre o seu andar “por favor” e agradeça quando estiver saindo. 

9 – Durante um evento social, almoço ou jantar, não fique atendendo o celular ou respondendo mensagens de texto. Isso vale para homens e mulheres e está salvo o caso de almoços ou jantares de negócios, onde todos estão de certa forma trabalhando. Ainda assim evite. Só responda se for realmente pra não perder um negócio de milhões ou por uma questão que não possa esperar. 

10 - Nunca é demais lembrar: evite beber demais, contar piadas pesadas, tirar a gravata e jamais palite os dentes à mesa - nem mesmo com a mãozinha na frente da boca (isto é absolutamente ultrapassado). Também jamais corte o pãozinho do couvert com a faca. O correto é rasgar com as mãos em pequenos pedaços e usar a faca somente para passar a manteiga ou o patê. 

11 - Guardanapo de tecido deve ficar no colo o tempo inteiro, desde o momento que a primeira comida ou pãozinho chegar à mesa. No final da refeição deixe o guardanapo naturalmente ao lado das taças, sem dobrá-lo. Guardanapos preso no pescoço, como um babadouro, só para crianças até 10 anos.

12 – Num restaurante, nem homem nem mulher se baixam pra pegar algum utensilio que caiu no chão. Isso causaria um constrangimento às mulheres que estão sentadas. Faça um sinal para o garçom, peça outro e continue conversando como se nada tivesse acontecido. A exceção vai para um jantar a dois, quando a mulher deixa cair propositadamente alguma coisa e pede que você apanhe. Mas isso já é tema para outra coluna... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário