quarta-feira, 12 de outubro de 2016

MOTOR: Motorrad Vision Next 100, a moto dos próximos 100 anos (e que não cai nunca!)

 Nessa terça-feira (11) em Los Angeles, a divisão de automóveis de BMW apresentou o que o grupo espera para os próximos 100 anos em matéria de automóveis e moto. O chamado Vision Next 100 chama atenção pela alta tecnologia e desempenho empregado em seus veículos. Depois de apresentar os novíssimos modelos de Mini, Rolls-Royce, a vez é da Motorrad, braço do grupo para motos.

De acordo com a BMW, Motorrad Vision Next 100 é uma incrível moto que tem sistemas de "auto-equilíbrio" que a mantêm na posição vertical sempre, não tombar nunca, tanto em pé como em movimento. Isso irá permitir que qualquer pessoa, independente de experiência, possa guiar a Motorrad. Além disso ela dispensará o uso de qualquer aparato de segurança, como capacete e roupas de proteção. Isso porque a motocicleta poderá detectar situações de perigo, assim como também agir preventivamente para evitar acidentes no percurso. "A moto tem toda uma gama de dados conectados a partir de seus arredores e um conjunto de sistemas inteligentes que trabalham em segundo plano, para que ele saiba exatamente o que está por vir", disse Holger Hampf, chefe de experiência do usuário da BMW.

UM CLÁSSICO REINVENTADO - O QUADRO EM FORMA DE TRIÂNGULO

O quadro negro, em forma de triângulo, do BMW Motorrad VISION NEXT 100 é uma referência clara à primeira motocicleta BMW, a R32, concebida em 1923. No protótipo, no entanto, o formato foi reinterpretado para dar origem a uma escultura funcional que liga as rodas dianteira e traseira por meio de arcos de aspecto dinâmico. Rolamentos e junções estão fora do alcance dos olhos, pois o quadro surge como uma estrutura única e totalmente integrada.
Visto de perfil, o BMW Motorrad VISION NEXT 100 assemelha-se a uma naked bike, graças à sua ergonomia, e ao banco de configuração roadster. A disposição inteligente das superfícies protege o piloto do vento e das intempéries climáticas de forma tão eficaz como se estivesse equipada com uma carenagem completa. A superfície do quadro é coberta por um tecido preto fosco. Seu brilho sedoso e linhas finas destacam as formas características da moto, além de representar uma reinterpretação contemporânea de um detalhe clássico da BMW. O logotipo da marca é exibido no quadro escuro, sendo iluminado pelas já familiares luzes azuis e brancas, com a moto em movimento.



FLEXFRAME - QUADRO DE DIREÇÃO ASSISTIDA

O quadro Flexframe surge como uma estrutura única e integrada, que se estende desde a dianteira à roda traseira do BMW Motorrad VISION NEXT 100. Por ser flexível, ele permite que a motocicleta seja conduzida sem a necessidade de juntas ou articulações encontradas nas motocicletas de hoje. O guidão se ajusta ao quadro, mudando a direção da moto. E a quantidade de força necessária para direcioná-la vai depender de cada situação. Com ela parada, por exemplo, o Flexframe exige pouca força para girar, enquanto em altas velocidades, ele tende a ficar muito rígido.

POWERTRAIN - INSPIRADO NO MOTOR BOXER BMW

Na parte central do quadro reside, ao mesmo tempo, uma peça de estilo próprio e uma referência histórica: o motor. Desenvolvido e criado à imagem do tradicional motor boxer BMW, ele, na realidade, consiste de uma unidade motriz zero emissões. Sua aparência externa muda de acordo com as circunstâncias. Quando está em repouso, o motor exibe formas compactas, se expandindo somente quando a motocicleta inicia seu movimento, melhorando a aerodinâmica e protegendo o piloto contra o mau tempo. Seu acabamento, em alumínio, confirma a qualidade superior deste componente.

FORMA MINIMALISTA, QUALIDADE MÁXIMA DE DETALHES

A aparência perfeita do BMW Motorrad VISION NEXT 100 exprime claramente as suas qualidades focadas na condução. O design frontal é minimalista e reforçado com detalhes de alta qualidade. Integrado à parte frontal do quadro, logo acima da roda dianteira, está um grande refletor de metal que incorpora dois elementos em U, posicionados verticalmente, que compõem as luzes diurnas. Elas atuam também como um defletor de ar que, em conjunto com um pequeno para-brisas, integrado, ajudam a otimizar o fluxo de ar que passa pela moto.
As lanternas traseira e indicadora de direção (pisca) trazem lâmpadas vermelhas debaixo do banco e que lembram a forma característica, em duplo ‘C’, das luzes traseiras das motocicletas BMW Motorrad atuais, mas com uma nova interpretação do futuro. 

ELEMENTOS ANALÓGICOS EM UMA ERA DIGITAL

Diante da praticamente ausência de cabos, monitores e botões, chama especialmente a atenção um elemento dentro da moldura da seção frontal: um interruptor vermelho situado à extrema direita do guidão. Este elemento é responsável por liberar ou bloquear o manete do acelerador. Trata-se de uma homenagem à experiência semelhante de conduzir as primeiras motocicletas. Os manetes curvados para fora também evocam a história da motocicleta.

EQUIPAMENTOS PARA O MOTOCICLISTA - INTELIGENTE. ATIVO. FLEXÍVEL

O Rider Equipment BMW Motorrad VISION Next 100 é uma parte fundamental desta experiência de condução única. O design clássico, em preto e branco, reforça a sensação de liberdade durante a viagem. Ele é utilizado para proteção contra as condições de clima e do vento, e também é considerado como um traje de moda. Se necessário, ele resfria ou aquece o usuário. Há um zíper diagonal sobre o peitoral recordando o tradicional vestuário de motociclistas. Já a estrutura de cinta flexível do traje e os sapatos são inspirados nas áreas musculares do corpo humano, proporcionando apoio ao motociclista, aliviando a compressão quando necessário.

Em velocidades mais altas, a região da nuca do vestuário infla de forma ágil e desprende o ar em toda a parte de trás do traje, aumentando o conforto. As variadas aberturas oferecem uma ventilação adicional. Diferente dos trajes atuais, a roupa futurística para pilotos do BMW Motorrad VISION NEXT 100 não possui nenhuma função de segurança, uma vez que o sistema assistente e inteligente torna isso desnecessário. Ao invés disso, os sensores do equipamento do condutor monitoram dados como o pulso e temperatura corporal podendo regular corretamente a climatização em caso de frio ou stress. O traje oferece, a partir de elementos vibratórios nos braços e pernas, indicações para navegação ou mostra que ele atingiu o limite de inclinação. Isso faz com que o piloto e a moto se tornem uma unidade funcional permitindo desfrutar de condução com maior intensidade.



ÓCULOS INTERATIVO

O piloto ainda poderá acessar as informações da moto por meio de um óculos, que funciona como visor inteligente, projetando os dados no campo de visão. Ele também é capaz de proteger o condutor do vento.

Depois de tanta expectativa sobre como é a Motorrad "ao vivo", confira o vídeo abaixo:




Fonte: G1, Motor Cycle, PlanetCarsZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário