quarta-feira, 7 de setembro de 2016

BEM-ESTAR: No shape com Luiz Roque, o personal dos famosos dá dicas para você ficar em forma


Você colocou como meta que para o próximo verão estará com o shape em dia? Então meu amigo, vamos suar a camisa por que o ano já está na reta para a estação mais quente do ano. Para dar uma ajudinha nisso, fomos conversar com o personal que cuida de manter os famosos em forma. Luiz Roque, 36 anos, 1,98 m, saradão e altamente disciplinado, mas que assim como todo mortal tem lá seus desafios para manter os músculos em dia. Por exemplo, para ele acordar cedo é a parte mais difícil da rotina. Quando adolescente era alto e magro, mas com a disciplina correta e auxílio de um profissional, ganhou muita massa muscular e de lá para cá não parou mais. Hoje em dia ele atua como personal trainer de atores como Luana Piovani, Paulo Rocha, Rafael Zulu e Cris Vianna, por sinal sua namorada. Conversamos com Luiz para pegar algumas dicas e ajudar você a dar o start no projeto “Verão em Forma 2017”.

Como você era antes de iniciar na atividade física? O que mudou para você? Um rapaz alto, magro e como qualquer adolescente, querendo estar esteticamente bem. Com isso, dentro de um disciplina correta e um auxílio de um profissional, ganhei muita massa muscular. Comecei minha vida esportiva aos 8 anos de idade e nunca mais parei. Joguei vôlei de quadra em importantes seleções da Europa e na minha volta ao Brasil, formei-me em Educação Física.

Para quem é sedentário e pretende sair dessa e suar a camisa, quais os conselhos básicos? Como se cria essa disciplina? Para os sedentários, o mais importante é começar. Sair da inércia! Dando esse passo pedagógico, sem pressa, respeitando o tempo do seu corpo e esperando que ele se adapte aquele estímulo, seja qualquer que seja a atividade física escolhida. E sempre com a orientação de um profissional. Já será um grande e importante passo para que essa pessoa consiga obter esse hábito saudável.





Você tem 1,98, para caras altos é mais difícil manter o corpo por conta dos músculos mais longos? Sim, os músculos mais longos são mais difíceis de serem desenvolvidos esteticamente, porém não que tenham menos força. 

De maneira geral é mais fácil um gordinho ou um cara magro entrar em forma? O quanto de dificuldade e facilidade cada um terá? É muito subjetivo. Volto a dizer, depende da individualidade biológica deles. 

Para quem quer perde peso fácil (mesmo comendo bem) o que é mais aconselhado em matéria de treino e dieta? A reeducação alimentar é o segredo de tudo. A atividade aeróbica + musculação, vai em conjunto com a alimentação saudável. Ter disciplina e respeitar a dieta prescrita pelo seu médico é muito importante.

Muita gente ainda acha que musculação não ajuda a perder peso e apenas exercícios aeróbicos seriam o indicado. O que você diz disso? Como disse acima: atividade aeróbica + musculação. Além da musculação fazer com seu músculo desenvolva, ela também elimina aquele tecido adiposo. Por existirem inúmeras formas de treino, a musculação resulta numa queima de gordura sendo bem favorável a quem quer perder calorias.

Como você costuma dividir os grupos musculares em seu treino? Depende muito do aluno. Pois existe uma individualidade biológica grande entre nós. Fator homem e mulher, também diferencia muito! Enfim, além de tudo isso, minha prescrição se baseia em alcançar o maior número de fibras musculares possível, em diferentes planos, para que o aluno tenha resultados expressivos no seu objetivo. Com isso, busco mudar sempre em um determinado período os grupamentos musculares nos quais venho prescrevendo naquele período.



Em relação a alimentação, como é sua dieta? Alguma dica básica para os leitores? Tenho alimentação bastante regrada. Não abro mão de um forte café da manhã com sucos variados, muitas frutas (de preferência da estação), um almoço com proteínas (peixe, frango e às vezes carne vermelha), muita água durante o dia, um lanche com frutas ou barras de cereais. E no jantar uma salada rica em fibras. A dica que daria é para que tenham uma rotina semanal regrada, a base de comidas saudáveis, frutas e muita água. E no fim de semana, poder dar uma relaxada mínima, mas sem extravagâncias, óbvio! 

Quando e como você se permite sair da dieta? Permito-me sim, óbvio! Geralmente no final de semana. 

Você treina muita gente famosa, como por exemplo Luana Piovani e Paulo Rocha, essa turma é mais trabalhosa por conta da rotina? O que ajuda e facilita com eles? Sim, por conta da rotina, e principalmente quando eles estão no ar, é complicado. Mas vamos nos ajudando e adaptando os treinos.

Como consegue conciliar a rotina dos alunos com a sua? Na falta de algum deles durante o dia, aproveito e faço meu treino normalmente, ou após a última aula do dia. 

Avaliando as mulheres... o que te chama atenção no corpo feminino? O andar. Muitas delas tem graves problemas na coluna/quadril por conta do caminhar.

E nos homens, o que é ideal um homem ter para ter um corpo esteticamente bonito? Saúde em 1º lugar. Tendo saúde, você já tem tudo! Porém, lógico que se a pessoa consegue ter uma estética legal, dentro dos padrões naturais, vai em frente. E tanto o homem quanto a mulher, tendo um abdômen bem trabalhado e sem exagero, é bacana! 

Suplementação alimentar, até onde pode? O que é o ideal entre alimentação e suplementação? Nosso organismo produz todo e qualquer tipo de vitamina. Suplementar, salvo em alguns casos, é importante sim. Já em outros, desnecessário. Porém, sempre com um acompanhamento profissional.

Para você um corpo saudável e bonito é... Quando a pessoa sente-se saudável e feliz com ela mesma.





Fotos Sérgio Baia
Fashion stylist André de Moraes
Assessoria de estilo Abidon Kaifat

LUIZ VESTE: Look 1: tricot preto Armani, bermuda Oven, colar Swarovisck, anel Anna tokiko; Look 2: blazer off Hugo boss, calça Richard´s, pulserismo Lu. E. Co, sandália Osklen, aliança Cartier; Look 3: blusa tricot capuz Osklen, bermuda oliva Oven, relógio Hugo Boss, pulseirismo Lu.e.Co

Nenhum comentário:

Postar um comentário