segunda-feira, 27 de junho de 2016

PALADAR: La Julia Cuisine - A premiada Julia Sedefdjian bate o recorde no guia Michelin com apenas 21 anos de idade

No dia primeiro de fevereiro, como em todos os anos aqui na França, o famoso guia Michelin concedeu estrelas para alguns chefes de cozinha. Este ano um recorde foi batido, com apenas 21 anos de idade, Julia Sedefdjian é a chefe francesa mais jovem a receber a tão reputada estrela MichelinJulia Sedefdjian começou sua carreira bem cedo, aos 14 anos de idade como estagiária num restaurante em Nice. Seu mentor David Faure lhe transmitiu todo o savoir faire e muita motivação para que ela participasse de um concurso com os melhores aprendizes da França, no qual Julia veio a ganhar sua primeira medalha de ouro.

Diplomada em gastronomia e confeitaria, ela ingressou na equipe do restaurante parisiense Les Fables de La Fontaine  em 2012. Seu debut foi como segunda chefe de cozinha. Entretanto, com a saída do chefe principal, Anthony David, em agosto de 2015, Julia assumiu o posto logo após a reabertura do restaurante, que ficou fechado durante quatro meses para reforma. A jovem chefe passou por um verdadeiro desafio, pois o Les Fables de La Fontaine já possuía uma estrela Michelin há 10 anos consecutivos. Contudo, este resultado foi uma recompensa e reconhecimento pelo seu trabalho dedicado e minimalista neste restaurante que fica num dos bairros mais chiques de Paris.




Julia e o gerente do restaurante elaboraram um novo conceito para o Les Fables de La Fontaine, com uma gastronomia generosa e bistronomique, ou seja, com um toque de bistrô. Ela sempre defendeu e foi adepta a uma gastronomia mais acessível, porém de excelente qualidade ; sua clientela é exigente e busca sempre novas experiências gourmets.

Assim que saiu o resultado do guia Michelin, David Bottreau, o gerente do restaurante, foi dar a notícia pessoalmente a Julia com um bouquet de rosas. A jovem foi pega de surpresa em pleno horário de trabalho. David lhe entregou as flores dizendo “você é a mais jovem chefe francesa com uma estrela Michelin, parabéns! ”Ao receber essa notícia, Julia conta que não teve como aguentar tanta emoção e que caiu em lágrimas de felicidade com um sentimento inexplicável de vitória e a mais valiosa das recompensas por sua dedicação.
Além da sua técnica culinária, uma das chaves de seu sucesso é sempre tentar seguir os ensinamentos de seus antigos mestres e também de outros chefes franceses que lhe são inspiradores, como os reputados Jean-François Piège e Alain Ducasse, grandes referências na gastronomia francesa.

“Minha cozinha é muito influenciada pelas minhas lembranças de infância. Eu venho de Nice e tenho origem armênia, gosto de criar pratos misturando temperos e vou a fundo na criatividade da minha especialidade que são os frutos do mar”, afirma Julia.

Como todo bom chefe de cozinha, Julia Sedefdjian tem uma biblioteca com muitos livros de culinária, porém, ela conta que, muitas vezes, suas inspirações vêm por acaso, quer seja numa conversa informal ou mesmo num sonho, acorda e pensa “ como não experimentei isso antes?” No dia seguinte, já coloca a nova ideia em prática juntamente com sua equipe.

Conhecendo a cozinha de Julia


Na hora do almoço, o restaurante Les Fables de La Fontaine oferece um menu especial de segunda a sexta, que é uma tentação e por somente 25 euros com duas opções de escolha (entrada + prato principal do dia ou prato principal do dia + sobremesa). Entradinhas criativas são servidas como, por exemplo, o ouriço do mar, minuciosamente escolhidos e preparados delicadamente com toda técnica e criatividade pela jovem chefe, pratos com peixes frescos elaborados com seus temperos típicos e acompanhados com legumes da estação, entre outras especialidades bem mediterrâneas. Para finalizar, sobremesas de tirar o fôlego, como a famosa torta de limão (Sablé Breton) com mini merengues apimentados e outras diferentes delícias, sem falar na carta de vinho que tem ótimas escolhas e com preços justos. 

O restaurante Les Fables de La Fontaine tem um ambiente clean e bem contemporâneo. A sua localização não poderia ser melhor ; no requintado bairro da Torre Eiffel e na famosa rue Saint Dominique, muito conhecida pela alta gastronomia com restaurantes de chefes franceses renomados como Christian Constant, Thoumieux e agora com a mais jovem chefe estrelada, Julia Sedefdjian.



Nenhum comentário:

Postar um comentário