quinta-feira, 2 de junho de 2016

BAR: Coquetéis com fumaça viram tendência com um aroma a mais

O envolvimento da gastronomia com a composição de drinks de coquetel de bar vem trazendo novas ideias para os mixologistas de plantão. As diferentes formas e adaptações na arte culinária em todo o mundo, ocasiona descobertas que transformam a coquetelaria em algo absolutamente especial. As técnicas inovadoras de defumação trouxeram paladares riquíssimos, onde coquetéis simples estão ganhando várias releituras nos cardápios. 

A busca pela conservação dos alimentos através da fumaça tem notas históricas desde o tempo dos egípcios, que defumavam e salgavam seus peixes. Com a evolução tecnológica já conseguimos realizar com pequenos mecanismos de exaustão abrindo uma grande porta para novos processos. A técnica de defumação se propõe a alterar o paladar e o aroma junto com a densidade de alguns coquetéis. A utilização de especiarias como madeiras, ervas, elementos desidratados são direcionados à queima onde sua fumaça é reservada em cúpulas ou decanter para haver a fusão com os drinks.



OS DRINKS

Opções de drinks com características cítricas, aromáticas, envelhecidos e com toques de especiarias naturais são interessantes para atrair novos paladares. As opções de drinks gordurosos, tendo, por exemplo, em sua preparação, licores encorpados, há uma melhor absorção da técnica de defumação. A defumação mais indicada para o serviço de coquetéis é a defumação quente, que nos permite uma melhor absorção do processo, ocasionando assim mais características a serem percebidas pelo paladar. Ficou curioso em experimentar um desses? Apresentamos aqui duas receitas bem interessantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário