segunda-feira, 11 de abril de 2016

CARRO: Toyota Setsuna, o carro (quase) todo feito em madeira

O novo carro da Toyota que será apresentado na Semana de Design de Milão não tem chapa ou plástico e já está dando o que falar por um fato curioso, é (quase) todo feito em madeira. Exatamente, madeira! O Toyota Setsuna foi construído de forma artesanal utilizando painéis de cedro japonês em sua confecção, enquanto o chassi foi feito em bétula japonesa, outro tipo de madeira local. A montagem foi feita usando um processo de marcenaria chamada okuriari, que dispensa o uso de pregos ou parafusos. A ideia era expressar a noção de que um carro pode durar gerações se for bem cuidado, assim como um membro da família. A empresa acredita que essa relação é construída com tempo e experiência entre o dono e seu automóvel.


A Toyota afirmou num comunicado que, quando desenhou o Setsuna, “imaginou uma família a experimentar o carro ao longo de gerações, com este a ganhar um valor insubstituível.” Acrescentou ainda que a decisão de utilizar madeira para a construção se prende com o fato de este material “mudar de cor ao longo dos tempos, mudança essa que se pode vir a refletir na ligação com os proprietários”. Por isso mesmo o painel tem, para além do velocímetro, um calendário que regista o número de anos a que o carro pertence à família.

O Setsuna atinge no máximo os 45 km/hora – em 1899 o Stanley Runabout já atingia os 56 km/h -, não se prevendo por isso que este modelo venha a ser utilizado regularmente nas nossas cidades e estradas. Mesmo assim não temos dúvida que o novo carro conceptual da Toyota será um marco na história do automóvel. Ele será oficialmente apresentado na próxima terça-feira, dia 12.





Nenhum comentário:

Postar um comentário