quinta-feira, 17 de março de 2016

CARRO: Vision Next 100 Concept é a aposta da BMW para os carros do futuro

Já imaginou entrar no carro a caminho do trabalho, ligar o carro e seguir conferindo e-mails, vendo as notícias do dia enquanto o veículo segue sozinho o percurso? E ainda, na hora de colocar a mão na direção o próprio carro passar as coordenadas de como está o trânsito, alertar sobre obstáculos e alertar sobre pedestres, ciclistas e carros estacionados no meio da rua. Essa é a ideia criada pela equipe da BMW para o seu carro do futuro, o Vision Next 100, apresentado ao público no último final de semana no Salão de Genebra, para celebrar o centenário do fabricante.

O carro-conceito chama atenção de cara por seu design incrível e diferente de tudo que já vimos em matéria de carro. Ele mede 4,90 m de comprimento, 1,37 m de altura e tem coeficiente aerodinâmico de 0,18, que que proporciona uma baixa resistência ao ar. A BMW destaca que o veículo é totalmente customizável e já está adaptado com um sistema autônomo denominado “Alive Geometry” com os modos Boost (Propulsão) e Ease (Facilidade).

Com uma carroceria feita com fibra de carbono e plástico em sua estrutura, o Vision Next 100 tem quatro portas com abertura para cima, tipo asa, e oferece dois modos de condução: uma "normal", com o motorista na direção, e a totalmente autônoma, em que o volante é recolhido e fica embutido no painel e o motorista vira mais um passageiro. Segundo a BMW, o carro "aprende" a rotina do motorista e sugere a condução ideal, melhor percurso e velocidade, e ainda avisa quando o condutor vira passageiro: uma pequena luminária retrátil, no centro do painel junto ao para-brisas, se eleva e emite uma luz avisando os pedestres e motoristas de outros veículos. 

A tecnologia Alive Geometry é extremamente avançada. Segundo a marca, quase 800 triângulos que se deslocam são fixados no painel de instrumentos e em certas áreas dos painéis laterais. Juntos, trabalham em três dimensões para permitir a comunicação com o condutor de forma extremamente precisa através de seus movimentos. Gestos representados de forma bidimensionais em um display, capaz de captar até movimentos periférico menores e torná-los perceptíveis para o condutor.




No momento, o mundo digital está fortemente ligado à imagem, enquanto o próximo passo será LEDs orgânicos, quem em outras palavras são telas que podem mudar livremente de forma. Um vislumbre disso é o para-brisas servindo como um display gigante, diretamente na frente do motorista. Além disso, a marca acredita que no futuro os mundos digital e físico irão se fundir consideravelmente com a introdução de um painel de instrumentos analógico interagindo com o Head-Up Display digital no para-brisas. Essas são apenas algumas das possibilidades destacadas pela BMW para os próximos cem anos. Imagine o que ainda pode surgir por aí com o avanço da tecnologia automotiva? Ficamos no aguardo.

Criando o carro do futuro:




Veja a apresentação do Vision Next 100:

 


Fontes: Carplace / Veja 

Site oficial: www.next100.bmw/en/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário