quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

PALADAR: Benoit, o único bistrot de Paris com estrela Michelin

No coração de Paris, Benoît é um bistrot clássico e renomado  que convida a uma experiência culinária no mais tradicional espírito dos bistrôs franceses.  Foi inaugurado em 1912 e há pouco tempo festejou seu centenário. Benoît  é o único bistrot parisiense a receber uma estrela do Guia Michelin. 
A familia Petit era proprietária deste restaurante tradicional parisiense até abril de 2005. Monsieur Benoît Matray, seu fundador, era açogueiro por profissão, e possuía uma impressionante visão gastronômica. Sua clientela era composta por artistas e políticos de Paris e, rapidamente, o restaurante se transformou num reputado endereço, um lugar bem frequentado onde Benoît Matray recebia seus clientes numa grande mesa com uma culinária diferenciada. 

No final dos anos 50, seu neto, Michel Petit ficou à frente da direção do restaurante e juntamente com sua esposa, Catherine, fizeram grandes transformações no local. Renovaram a cozinha, aumentaram o salão do restaurante e inauguraram o primeiro andar com uma sala para eventos particulares. Além disso, renovaram a adega, optando por uma tradição francesa na qual o  vinho era sempre servido numa garrafa de vidro, tradição essa mantida até hoje. Nessa época, Michel resgatou um antigo livro de sua mãe com receitas secretas da verdadeira culinária tradicional francesa e as adaptou em seu menu. 

Depois de muitos anos de sucesso e trabalho em conjunto, o restaurante Benoît passou a ser administrado pelo chefe de gastronomia  Alain Ducasse, o qual deu continuidade à tradição do bistrô, respeitando suas características e tradição, porém adicionando toques mais modernos. O chefe  supervisiona com sucesso este bistrô  refinado e clássico, um dos mais antigos de Paris, com uma reputação internacional e sua história de mais de 100 anos. 

"Não existe nenhum outro bistrô mais parisiense que o Benoît. Eu tenho uma paixão particular por este belo local, cheio de saborosas histórias e culinária especial. Benoît é um restaurante de lembranças e prazeres compartilhados" afirma Allain Ducasse no site oficial de seu bistrô. 

Fabienne Eymard é a chefe de cozinha e dirige uma equipe de quinze colaboradores, entre eles, cozinheiros, estagiários e assistentes. Seu cardápio inclui os pratos mais típicos da tradicional culinária francesa, que são servidos com talheres de prata e em elegantes pratos brancos de porcelana com desenhos florais, todos personalizados no centro com o ¨B¨ de Benoît. Essa tradição foi iniciada por madame Catherine Petit que se ocupava da decoração e do toque delicado e impecável de todos os detalhes do restaurante.  

O Benoît também oferece um menu especial para almoço, de segunda a sexta, com três serviços - entrada, prato principal e sobremesa por 39 euros, um custo-beneficio excepcional em Paris. Para cada serviço existem três opções diferentes. Para acompanhar os pratos, o sommelier da casa, Olivier Gresselin, apresenta 350 vinhos das mais belas regiões da França, todos selecionados pelo chefe sommelier dos restaurantes Alain Ducasse, Gérard Mergeon.


"Aqui a recepção e o serviço devem ser como a imagem do lugar, caloroso e de qualidade na mais pura simplicidade", afirma o gerente do restaurante, Bruno Jousseaume. O Benoît fica na rue Saint Martin, entre o Hôtel de Ville e o Centre Pompidou. Além deste endereço em Paris, o bistrot também possui uma filial em Nova Yorque. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário