quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

PALADAR: Verão à moda do chef - 4 restaurantes (e 1 receita) para comer peixe e frutos do mar nesse verão

Com a chegada do verão, sol, mar, calor... o paladar logo pede um bom peixe, um crocante camarão ou mesmo um casquinho de caranguejo à beira mar. Pois é, o verão é a estação propícia para se deliciar com peixes e frutos do mar. Pensando nisso selecionamos 4 restaurantes para provar alguns pratos com essa proposta e de quebra trazemos no final uma receita deliciosa e leve para se fazer em casa e apreciar com um bom vinho branco (que também é a cara do verão). Isso é o que podemos chamar de verão à moda do chef!


RISO, ITÁLIA A MODA DO CHEF por Mariana Lôbo

Ouriço fresco, lambretas servidas em caldo perfumado, risotto de frutos do mar... O restaurante Riso chamou a atenção dos apreciadores das melhores cozinhas do Recife já nos primeiros 15 dias de funcionamento. Isso porque chegou ao mercado sem alarde, mas com uma fórmula imbatível: boa comida a preço justo – com ticket médio por casal de R$ 120 (com uma garrafa de vinho) e menos de R$ 100 (sem bebida alcóolica). O resultado é previsível: casa cheia e um forte “boca-a-boca” em torno dos seus atributos. 

Descolado na ambientação, o Riso é muito agradável de se estar. Com iluminação bacana, decorado com ilustrações e menu disposto nas paredes em forma de lousa – que não lembram em nada as cantinas clássicas italianas-, possui no salão principal um aquário vivo que abriga as famosas ostras e os ouriços. “A primeira etapa do restaurante foi montada em 2 meses. Temos no momento 82 lugares no primeiro salão, mas o projeto de expansão prevê mais 150 lugares com uma proposta mais bar de tapas”, explicou Rodrigo Mendonça, um dos sócios. Além do ar descontraído, outro fator fundamental para o burburinho em torno da casa foi a presença de Paolo Salvadori, conhecido pela sua habilidade na cocção de pescados e frutos do mar nos restaurantes por onde passou (Casa do Mar, em 2013 e La Playa, em 2014), vindo do Sul do país. É o chef quem dá o tom da cozinha do restaurante e que traz ao menu a alma italiana, com uma pegada mediterrânea e contemporânea, na mistura de referências e apropriação de outras vertentes culinárias. “Vejo o restaurante como um espaço de criação e de degustação. É um lugar experimental por excelência. Acho que o arrojo da minha cozinha vem desta visão e da simplicidade, pois utilizo poucos elementos nos pratos, gosto de ingredientes frescos. O mais importante para os clientes é a experiência do sabor”, argumenta Paolo. 

SERVIÇO
RESTAURANTE RISO
Av. Santos Dumont, 544, Aflitos – Recife / PE - Horário: Para o jantar, de terça-feira a sábado, das 19h às 23h. Para o almoço, às sextas-feiras e sábados, das 12h às 16h, e aos domingos, das 12h às 17h - Reservas: (81) 3314-6790

----------------------------------------------------------------------------------------


CHICAMA

Chicama, praia situada no Litoral Norte de Lima, no Peru, foi a inspiração do chef Biba Fernandes quando resolveu abrir um novo espaço com cozinha internacional na Zona Sul do Recife. Com especialidade na cozinha Nikkei, a maravilhosa fusão da culinária japonesa com a peruana, o restaurante Chicama foi montando bem perto do mar recifense, em Boa Viagem, na Zona Sul. Para alavancar ainda mais o sucesso já conquistado, foram lançados 14 novos pratos ao consagrado. 

Há um ano conquistando o paladar dos pernambucanos, o Chicama repagina o cardápio pela primeira vez. Mas continua respeitando a forma de cozinhar característico, trazendo os melhores ingredientes do fundo mar que, junto aos temperos e segredos da cozinha japonesa, oferecem uma viagem gastronômica única e diferenciada. Ingredientes novos, como a vieira canadense, sãos os destaques desses novos pratos, que agora serão servidos ao lado dos já consagrados entre os frequentadores do Chicama.


SERVIÇO
RESTAURANTE CHICAMA
Av. Conselheiro Aguiar, 2585 – Boa Viagem - Fone: (81) 3314.8150

----------------------------------------------------------------------------------------


RESERVA PARA O VERÃO por Patrícia Calife

Inaugurado em março deste ano, no badalado hotel pernambucano Sheraton Reserva do Paiva, o restaurante de cozinha contemporânea Reserva já está de cardápio novo, ainda funcionando no esquema de menu degustação onde a palavra de ordem é a fartura. O chef residente da casa e restaurateur, Olivier Costa, dispensa apresentação. Dono de várias casas em Portugal, sua terra natal - como os famosos Olímpio, Olivier Avenida e Yakuza by Olivier -, o chef se inspirou na estação mais quente do ano para compor novas receitas para o seu primeiro empreendimento em terras tupiniquins. 

Entre as opções, figuram o delicioso carpaccio de novilho com molho pesto de rúcula e queijo de cabra, e o exótico guacamole de caranguejo com tortilhas de milho. O palmito mimosa com pitu e abacaxi coberto por maionese de coco, lima e coentro traz uma verdadeira explosão de sabores. E mais, salada de lentilhas com maçã verde, aipo e queijo minas, sandes de queijo coalho com tomate seco, rúcula, cogumelos e vinagre de vinho de porto reduzido, dentre outras iguarias que mesclam insumos de luxo e locais.

SERVIÇO
RESTAURANTE RESERVA 
Sheraton Reserva do Paiva - Fone: (81) 3312.2000 - Horário: segunda a sábado, das 19h às 23h - Para clientes não hóspedes do hotel é necessário fazer reserva

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


IL PASTIFICIO por Patrícia Calife

O lugar é uma fábrica de massas, significado, aliás, de pastifício. Secas ou frescas, elas são feitas a partir de receita genuína, in loco, com maquinário e farinha de grano duro vindos da Itália. E, depois de prontas, dão origem a pratos autênticos daquele país. 

Por lá, é possível comprar também os molhos para que o cliente possa elaborar sua receita predileta em casa ou levar tudo pronto fresquinho, incluindo uma grande variedade de antepastos, como o clássico vitel tonné e a famosa peperonata. Tudo com gosto de recém-preparado.  No quesito sobremesa, destaque para o tiramisú preparado com o legítimo queijo mascarpone.  
Além disso, todos os dias, no almoço, são oferecidos três ou quatro propostas de massa, carne, ave ou peixe para consumo ali mesmo no salão, acompanhadas de pão italiano quentinho. Enquanto você aguarda, pode degustar como cortesia um antepasto escolhido pelo chef. Os proprietários, Paolo e Giovanna Cacitti, são os maiores responsáveis pelas delícias da casa. Há 13 anos no Brasil, Paolo trouxe a técnica da Escola Hoteleira Amerigo Vespucci, de Milão, e a experiência de sua passagem por hotéis de Londres, Espanha e, claro, da Itália. Já Giovanna, criada em Roma, aprendeu em família a cozinhar e a gerir negócios na área. Juntos já montaram restaurante de alta gastronomia no Caribe e hoje, trazem esse conceito de culinária italiana para o Recife.


PREPARE A MASSA - A primeira coisa a fazer é colocar no fogo uma panela grande e alta com 5 litros de água. Quando a água ferver, colocar o sal e esperar que a água retorne a ferver, para em seguida, adicionar o spaghetti. Desta forma, o sal fica dissolvido completamente na água e dará sabor à massa de uma forma mais homogênea. Cozinhe a massa e vá mexendo delicadamente. Não é necessário acrescentar azeite ou óleo na água para que os fios fiquem soltinhos. Para isso, o importante é cozinhar a massa em bastante água e mexer algumas vezes e soltá-los com ajuda de um garfo longo.  Quando estiver al dente, escorra imediatamente e misture com molho no fogo. Sirva em pratos individuais, guarnecendo com os frutos do mar. Polvilhe com a salsinha picada. Receita para 4 pessoas. 


SERVIÇO
IL PASTIFÍCIO
Rua Carlos Pereira Falcão, 184, Boa Viagem – Recife/PE - Fone: (81) 3325.9453 - Horário: terça a sábado das 9h às 20h; domingo das 8h às 17h 

Nenhum comentário:

Postar um comentário