quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

MOTOR: McLaren MP4-X - O futuro do automobilismo

A McLaren apresentou no início do mês o conceito do que será o futuro da Fórmula 1 em matéria de carro. Batizado de MP4-X, a supermáquina foi projetada para ter melhor desempenho e mais segurança, aliados a tecnologias energéticas híbridas, com placas que armazenam a luz solar. A ideia é explorar ao máximo as possibilidades tecnológicas atuais em um carro projetado para um futuro próximo. 

Para começar, imagine um sistema de inteligência artificial, que funciona diretamente do cérebro do piloto com o veículo, através de monitoramentos dos sinais elétricos enviados e combinando a gestos manuais que conduzam o carro. Esse monitoramento seria capaz de detectar, por exemplo, sinais de fadiga ou de ansiedade do piloto. Além disso, o próprio formato do automóvel que se adapta de acordo com necessidades da pista. Já dentro do cockpit, painéis holográficos são outra possibilidade tecnológica apresentada para o MP4-X.


Por falar em cockpit, o novo design traz ele totalmente fechado e com visão de 360º, dando assim maior segurança ao piloto. Um sistema de comunicação interno avisa o piloto sobre falhas e problemas que existirem durante o percurso para ser diagnosticado na hora e facilitar a solução. Já o chassi sofreu mudanças para se adaptar a diferentes necessidades aerodinâmicas.


Como não podia faltar, os pneus também receberam atenção especial, com sensores que analisam a qualidade e a estabilidade deles no percurso. Essas, e muitas outras, características do MP4-X podem ser conferidas no site oficial da McLaren. Enquanto isso confira o vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário