segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

FITNESS: Entre em forma para o verão 2016 (ainda dá tempo!) com Rhoque Malízia

Transformar o corpo e ficar em forma não é das tarefas mais fáceis, requer força de vontade e muita disciplina acima de tudo. Isso só para começar. Mas também não é algo difícil de se alcançar, é preciso uma orientação profissional e ajuda nutricional para obter resultados satisfatórios. E se você que esses resultados para esse verão, corra meu amigo!

Para ajudar você nessa missão a MENSCH procurou o apresentador de TV Rhoque Malízia, que atualmente está à frente do programa Turismo & Aventura do SBT (todos os domingo às 7h30), para nos dar algumas dicas para entrar em forma. Malhador convicto e que segue à risca o programa do seu personal trainer Bruno Barsotti com treinos de segunda a sexta nas academias Les Cinq Gym e na Movement Academia. Rhoque acorda às 7 da manhã para ir à academia para um treino dividido entre musculação e aeróbico, “faço 40 min de aeróbio intervalado duas vezes por semana que atua na queima de gordura, ganho de condicionamento físico e melhora da saúde cardiovascular”, diz Rhoque. Além disso, uma vez por semana pratica Muay Thai (com treinos de uma hora) que, além de ser um exercício aeróbico eficiente, ajuda a trabalhar o abdômen. “Rhoque é muito dedicado e isso me motiva a ter sempre um cuidado especial com o seu treino para que tire o máximo de proveito do empenho dele”, comenta Bruno.



TRACE SEU PLANO

O treino montado por Bruno é composto por seis séries de exercícios, e de oito a quatorze por grupo muscular. As repetições vão de seis, com uma carga maior, a vinte, com menos peso, para dar, no mesmo treino, estímulos diferentes para o músculo. E a intensidade dos exercícios varia de 80% a 95 % do esforço máximo, e dependendo da rotina, aumenta o volume do treino para que o estímulo dure por mais tempo, isso devido a impossibilidade de treinar nas viagens para gravar o programa. Ou seja, ideal para quem não tem todos os dias da semana à disposição para um treino mais diário.

“Não curto muito fazer o aeróbico, então para não ter que aumentar o tempo de esteira, controlo o máximo que consigo a alimentação. Já a musculação, deixou de ser apenas para manter a forma, treino com prazer. Quem está começando ou ainda não criou o hábito de ir à academia, talvez não entenda bem isso. Mas depois de um tempo de treino regrado e disciplinado, existe um momento em que você começa a sentir os benefícios de tudo aquilo e passa a treinar com vontade. Quando se tem dedicação os seus próprios resultados, por menor que sejam, acabam estimulando você. Tenho facilidade em ganhar massa muscular no bíceps e tríceps, então acabo treinando esses grupos musculares com menos intensidade para manter a proporção corporal.”


ATENÇÃO ESPECIAL PARA A ALIMENTAÇÃO

Paralelo a isso, Rhoque frequenta um especialista em nutrição para manter uma dieta balanceada e nutritiva. “A cada dois meses, o Dr. Thiago Volpi, do Espaço Volpi, que monta um plano de alimentação e de suplementação para mim. A quantidade diária de macronutrientes (proteína, carboidrato...) e micronutrientes (vitaminas, minerais...) é calculada em cima do meu peso e do meu objetivo, mas a dieta é sempre montada com alimentos de baixo índice glicêmico.”

Mesmo quando está em casa, em São Paulo, Rhoque leva à risca a dieta, já que durante as viagens fica mais complicado seguir, não só pela correria mas também por gravar em lugares onde é difícil de encontrar uma opção saudável. De qualquer forma é importante evitar sempre fritura e alimentos refinados, como açúcar, farinha e arroz brancos. “Essa maneira mais saudável de se alimentar já é um estilo de vida, não é uma dieta que tem data para terminar. Já me acostumei. No começo, quando não entendia muito, comia o mesmo prato por vários dias seguidos. Hoje faço a versão saudável, com os ingredientes que estão dentro da minha dieta, para quase todas as receitas tradicionais, inclusive salgadinhos, bolos e doces”, completa Rhoque.




Fotos  A2 PHOTOLAB (Pedro Abbud)
Agradecimento: Les Cinq Gym (locação): www.lescinqgym.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário