quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

BAR: A era dos shots

A ideia de um bom shot começa no convite de bebê-lo, não há uma determinada escolha de sabor, isso fica a cargo do barman ou do anfitrião que faz o convite. Nesse momento, a alegria de confraternizar com amigos desejando-lhes boa sorte se faz certo. O shot é acolhedor e motivador de um possível bom relacionamento e novas amizades. Esses momentos geram uma serie de sinais motivadores para a diversão, é uma forma de desejar boa sorte, evidenciar e comemorar vitórias ou também desejar mais sorte de uma próxima vez, alinhar novas amizades e por ai vai. A sensação de tomar um shot se compara a se aventurar num momento radical, diferente de boas rodadas de cerveja com amigos.

HISTÓRIA DO SHOT

Norteia na idade média o início das confecções de drinks aos quais se misturava frutas aos destilados, pois era muito forte, com graduações alcoólicas com 60º a 80º. Na antiga Grécia era misturado ao vinho desde água do mar ao mel de abelha, ou mesmo vinagre para dissolver e abrandar o gosto. A sua evolução se deu através de combinações mais elaboradas e atraentes, resultado de um amadurecimento de habilidades técnicas na manipulação e na consolidação de paladares difundidos em todo o mundo.

Nos Bares pelo mundo, a apreciação de um bom shot está presente em diversas localidades, desde ambientes mais aristocráticos aos mais simples, não excluindo ninguém de seus momentos.

A APRECIAÇÃO DOS SHOTS SE DARCOM ALGUMAS IDEIAS E ELEMENTOS:

O COPO - o ideal para o shot são copos baixos com capacidade para de 1 a 3 OZ. O  ato de beber está muito relacionado à cultura local, sendo muito mais desenvolvido “tiro” que se resume em beber tudo em um só gole, mas também se pode apreciar em doses mais suaves, conseguindo, assim, uma forma mais saborosa da bebida. Se você for convidado a tomar um caballito não se preocupe, é apenas uma definição para o copo em que se bebe o shot de tequila.

AS BEBIDAS – As bebidas ficam muitas ao gosto e às oportunidades do momento. você pode tomar shot de tequila e shot de Jägermeister, algo refinado e de muito bom gosto, como também pode solicitar ao barman que prepare algo especial. Nesse  caso, você pode solicitar o Black Russian ou Flaming Beaver ou até mesmo um B52 bastante conhecido e admirado no Brasil. Em alguns bares, há opções de shots mais flamejantes, ótimas pedidas para também serem apreciadas.

O BRINDE – “Acima, abajo, alcentro e adentro” essas palavras já abrem o sorriso de todo o grupo. Ao definir quem irá beber com você e definir quais as bebidas, levante a bandeira e chame todos para o momento único, vale pensar que você pode está tomando esse drink apenas com o seu melhor amigo é uma conexão de amizade e cumplicidade com o resto da multidão presente. Há  momento em que se convida um grupo. Nesse  momento, amigos e desconhecidos também podem se reunir para que ocorram bons momentos naquela noite e depois do primeiro shot, e que venham outros shots. Quando o barman vem oferecer um shot normalmente ele traz uma bandeja cheia o que permite uma reunião mais abrangente do brinde, um convite para um shot por si só, já é uma forma de elogio.

FECHANDO SEU SHOT COM CHAVE DE OURO

Após os erguer das mãos e o toque dos copos, deguste sua bebida da forma mais agradável possivel, de uma só vez ou em duas dose.  Se  estiver numa farra na mesa de bar, não se esqueça de golpear o copo levemente no balcão produzindo um som agradável de satisfação.

BEBENDO TEQUILA

O hábito de beber tequila já conduz ao shot certo. É  comum apreciar tequila guarnecida com sal e limão. Os  mexicanos conduzem o beber da tequila em pequenos goles intercalados, o que permite saboreá-la muito mais. Outra observação da tequila no México, é a condição de bebê-la gelada, tanto as repousados quanto as platas. O  hábito do mexicano em saborear tequila, ensina muito em saborear essa bebida dos Deuses. As Tequilas mais chiques como a Reposado e Reserva dispensam qualquer acompanhamento, sendo bebidas puras. Alguns índices de variações de tequilas:

*Tequila 100% Agave
Feita apenas com açúcar de Mezcal, deve ser destilada e engarrafada no México. Tem 5 especificações:

- Blanco (Branco)
Tequila clara e transparente, é engarrafada imediatamente após a destilação. Tem o aroma e o sabor do Agave Azul.

- Joven ou Oro (Jovem ou Ouro)
É uma Tequila suavizada com corantes e sabores, como caramelo. É a mais usada para fazer as famosas margueritasmargaritas.

- Reposado (Repousado)
Repousando a Tequila Blanco de 2 meses a um ano em barris de carvalho, temos a Tequila Reposado, de aroma agradável e cor amarelo pálido, suavizando o sabor do Agave Azul.

- Añejo (Envelhecida)
É a Tequila envelhecida por mais de 1 ano nos barris de carvalho, adquirindo o sabor da madeira e uma cor âmbar.

 - Reserva
Categoria especial de Tequilas envelhecidas por mais de 8 anos.

Momento de extravasar com elegância e muita interação com todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário