quinta-feira, 15 de outubro de 2015

PALADAR:Vamos tomar um café? Antes leia nossas 10 dicas!

Seja no café da manhã para começar o dia, como digestivo depois do almoço, para se manter acordado por uma longa noite ou simplesmente pelo prazer da degustação, o café é patrimônio nacional e assunto de extrema importância, dirão os seus amantes. Por isso a MENSCH conversou com George Gepp, barista do Café São Braz e consultor autônomo para descobrir algumas dicas na hora de preparar e tomar um bom café.

UNIVERSO DO CAFÉ ATUAL

O universo cafeeiro vive sem dúvida seu melhor momento. Hoje o mundo quer conhecer o café, quer tomar bons cafés e isso trouxe uma mudança em todo o ciclo, onde todos querem e precisam fazer o melhor desde o plantio até a xícara. Estudando novos processos e métodos.

A ESPÉCIE ARÁBICA

A espécie Arábica não só deve ser, como é a tal! É a espécie mais rica em variedades como também em complexidade de aromas, sabores etc.

TENDÊNCIA DO MERCADO ATUAL

As tendências no mercado atual é bem marcante por sua diversidade de métodos de preparo, o tão dito "brincar com o café" e buscar diferentes sabores explorando a complexidade da bebida e a forma que o mesmo grão se expressa em cada método. E a grande novidade é o COLD BREW, método que busca a pureza da bebida na extração a frio.

A TORRA

Apesar do consumidor ter pouco conhecimento desse processo, ele é um dos mais importantes na formação dos sabores e aromas. É na torra que se define a doçura, acidez e aroma da bebida, características indispensáveis para um bom café. O mito de "que o principal sabor do café é o amargo" se define por uma torra inadequada. Também se usa uma torra escura para camuflar impurezas, sabores não desejados, tornando-se assim uma bebida de percepção amarga (queimada).

COADOR DE PANO, É UMA BOA PEDIDA?

Coador de pano é uma ótima pedida! Não podemos deixar de lado essa história, tradição. Ele requer alguns cuidados com limpeza e armazenamento.
*Sempre mantê-lo limpo;
*Nunca lavar com sabão, apenas com água;
*Guardar em pote fechado, na geladeira para evitar proliferação de bactérias;
*Renovar constantemente.
Obs.: Utilizar um bom café é fundamental para uma boa xícara.

HÁBITO DO BRASILEIRO

O brasileiro ainda tem o hábito de beber cafés quentes e amargos (forte), com torras mais escuras. Mas isso está mudando, muitos já procuram conhecer melhor o café e com isso vão adaptando seus hábitos, buscando cafés de qualidade e com diferentes perfis de torra.

HARMONIZAÇÃO

Eu particularmente adoro brincar com harmonizações. Um café mais ácido cai muito bem com carnes vermelhas, molhos de sabor marcante (Fughi, Madeira) e queijos fortes (Gorgonzola, Brie). Cafés com doçura marcante são bem harmonizados com queijos salgados (Minas Curado, Provolone), massas finas com molhos de queijos, etc. Cappuccinos e Lattes apresentam uma perfeita combinação com pães, croissant, massas amanteigadas, tapiocas salgadas. Apesar da tradição, podemos deixar o bolo, o chocolate (doces em geral) para depois do café. (risos)

O QUE É PRECISO PARA UM BOM CAFÉ?

Primeiro, de um bom café! (risos) Precisamos dar mais importância para água, ela influencia diretamente no sabor da bebida
Você sabia que...
- 96% de uma xícara de café é água?
- A temperatura é uma dúvida constante. Ferver ou não ferver a água?
Pode ferver, mas antes de preparar o café, mexa um pouco para oxigenar e chegar na temperatura ideal, 93 graus.
- Por último, proporções kg de café x ml de água. Os padrões são 10g de café para 100 ml de água, mas é muito interessante brincarmos com essas proporções para sentir a diferença no sabor da bebida e assim chegar no sabor desejado. Bom café!


HARIO V60

Ele parece um porta filtro comum, mas não é. O segredo está na estrutura, ela tem linhas espirais que facilitam a expansão do café, seu formato cônico com uma grande abertura facilita o fluxo da extração, resultando em uma bebida limpa e saborosa. Ele potencializa as características acidas e doce do café.

CAFETERIAS NO BRASIL

O segmento de cafeterias no Brasil é o que mais cresce no ramo de serviço de alimentação. As franquias estão ocupando um espaço grande nesse crescimento, dando a oportunidade e segurança para investidores e empresários. Isso é muito bom, por aumentar o consumo do café e também é ruim, pois nem todas preservam a qualidade do pretinho. As cafeterias com estilos Europeu também passam por bons momentos, seguindo uma tendência e cultivando o hábito do bom café. As vezes tendo o próprio Barista como proprietário.

Estão surgindo também cafeterias com torrefação própria, algumas com a proposta de servi só café sem envolver alimentos na operação e também estabelecimentos que oferecem apenas cafés coados em diferentes métodos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário