quarta-feira, 28 de outubro de 2015

ESTILO: Abotoaduras - As joias masculinas que estão cada vez mais na moda

Abotoaduras são jogos de botões removíveis usados para prender e fechar de forma elegante e diversificada os punhos da camisa. Sempre na moda, esses acessórios masculinos podem ser feitos de ouro ou prata, sendo consideradas verdadeiras joias masculinas ou de outros materiais, mais originais, pra quem é mais ousado. Não à toa várias joalharias têm se dedicado a produção dessas peças com designs modernos e exclusivos, como a pernambucana Cis, que vem investindo na produção de joias masculinas.

UM POUCO DE HISTÓRIA


As abotoaduras foram criadas no início do século 16, mas foi só no reinado do Rei Luís XIV,na França, que elas caíram no gosto masculino e passaram a ser usadas pela maioria dos homens. No início eram simples cordões e laços usados para amarrar os punhos das camisas, depois, aos poucos, esses cordões passaram a ser substituídos por botões ornamentados, feitos de ouro, prata e muitas vezes com uma pequena pedra de diamante, chique não?

Outra história conta que a Rainha Vitória certa vez foi fazer uma vistoria na fragata H.M.S. Blazer, e o Capitão, ao perceber que os uniformes dos marinheiros estavam esfarrapados mandou fazer paletós azul-marinho com botões de latão. Os botões na manga foram colocados para evitar que os marinheiros fizessem o gesto habitual de limpar o nariz com as mãos na frente da rainha. Capitão esperto, não é? Daí em diante as abotoaduras passaram a ser relacionadas com formalidade e elegância. 

Uma ou outra versão, o que vale é saber que as abotoaduras nunca saem de moda, o importante é saber quando e como usar.

MODO DE USAR


A camisa - Para uma visual mais formal deve ser de punho duplo. São as que o comprimento da manga chegará até o meio da mão, para ser dobrada até a altura correta. Atenção, elas não devem ter botões, caso contrário não fará sentido usar as abotoaduras;

Já um visual mais despojado aceita camisas de punho simples, e neste caso as abotoaduras devem ser mais informais, como de nó de seda colorido, pedras de formato diferente do quadrado (clássico). Para compor o visual pode-se até usar jeans;

Relógio – As abotoaduras metálicas devem ser do mesmo material do relógio, assim sendo, relógio de ouro, abotoadura de ouro; relógio de prata...;

Gravata – para harmonizar ou combinar com a gravata as abotoaduras devem ser de tecido.



Apesar de serem consideradas símbolos de poder, tiveram uma aceitação um pouco mais tímida entre o público masculino nas três últimas décadas. Em países como a Inglaterra e Itália as abotoaduras são vistas com muito mais frequência. No entanto, recentemente vem se notando um número maior de homens com joias nos dedos, pulso e pescoço. E as abotoaduras ganharam propostas diversas, que vão desde as mais clássicas e tradicionais até figuras com estilo mais pop. Os adereços já conquistaram Brad Pitt, Orlando Bloom, Johnny Depp, David Beckham, Michael Schumacher e William Bonner. 





CURIOSIDADE - Você sabia que retirar as abotoaduras é considerado pelas mulheres tão sexy quanto quando elas tiram o sutiã? Olha aí a dica rapazes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário