quarta-feira, 21 de outubro de 2015

CUIDADOS PESSOAIS: O efeito do tempo na pele masculina – cuidados e procedimentos estéticos

A ideia de que o homem não se cuida, não usa cremes e não precisa passar por tratamentos estéticos cada vez ficam mais ultrapassados diante da evolução estética e de comportamento. O homem moderno se preocupa cada vez mais com sua imagem. Uma imagem saudável é associada ao sucesso. Se no passado se tomava sol sem protetor solar, onde o bonito era ter a pele bronzeada. Hoje em dia isso é praticamente um crime já que a expectativa de vida está cada vez mais alta assim como os riscos de câncer de pele.

Uma pele bem cuidada pode ser uma realidade para qualquer indivíduo hoje em dia. Com novos produtos nas prateleiras e os consultórios médicos com inovações tecnologias cada vez mais avançadas para rejuvenescimento facial e corporal. Nunca houveram tantas novidades nesta área da medicina estética. A meta é envelhecer de forma saudável e com uma boa aparência, e o melhor, se sentindo bem consigo mesmo. Com isso, a cada geração, a curva do envelhecimento está se modificando.

Hoje é possível chegar aos 60, 70, 80 anos com saúde. Envelhecer com a pele saudável, com menos vincos e de forma natural. Os cuidados com a pele se somam com o tempo. Coisas básicas como o uso do filtro solar deve ser iniciado a partir da infância. O uso de antioxidantes orais e tópicos se tornam importantes a partir de 30 anos de idade. A reeducação da musculatura facial (toxina botulínica) para atenuar as rugas de expressão é de grande ajuda para evitar o desgaste ósseo e as rugas de estáticas. Os homens podem realizar este procedimento de forma natural, sem modificar a expressão da face. Quando feito de forma regular, este tratamento, consegue atenuar a curva do envelhecimento de forma assustadora.

Hoje contamos com tecnologias a laser de diversos tipos para melhora da textura da pele, redução de manchas, de vasos e melhora da flacidez (estímulo de colágeno). Há tratamentos não invasivos para papada, para gordura localizada e até para estética íntima masculina.

Ou seja, o "homem moderno” está cada vez mais acompanhando as novidades em busca de saúde. Antes, significavam menos de 10% dos pacientes que procuravam tratamentos estéticos nos consultórios dermatológicos. Este número aumenta a cada dia! 


COMO ENVELHECER DE FORMA SAUDÁVEL - Envelhecer todos iremos. O que buscamos é envelhecer bem. Ter uma vida saudável acima de tudo é a dica mais importante. 

O HOMEM AINDA SE CUIDA MENOS QUE AS MULHERES - O homem ainda procura menos o consultório médico. Mas isto está mudando ultimamente. O tabu que havia de se cuidar está deixando de existir. 

QUANDO E ONDE OS HOMENS SÃO MAIS VAIDOSOS E CUIDADOSOS - Os homens querem parecer mais jovens de forma natural. Se preocupam muito com o rosto, com a calvície e com o corpo. 

OS PROCEDIMENTOS MAIS PROCURADOS PELOS HOMENS - Os homens estão se preocupando cada vez mais com a saúde e com a beleza. Os procedimentos mais procurados são toxina botulínica, preenchimento, limpeza de pele, tratamento para queda de cabelo e tratamentos corporais para gordura localizada.

A DIFERENCIA DA PELE DOS HOMENS EM RELAÇÃO A DAS MULHERES (E QUE CUIDADOS QUE SE DEVE TER) - Na verdade o que diferencia o tratamento masculino do feminino é o senso de estética ser o mais natural possível. Apesar do homem estar mais vaidoso, ainda se aceitam alguns "pés de galinha" a mais que nas mulheres. 

PROCEDIMENTOS MAIS INDICADOS PARA OLHEIRAS E MANCHAS DE PELE? - Existem 3 tipos de olheiras que podem existir isoladas ou concomitantes na mesma pessoa: vascular, pigmentar e óssea. O tratamento da olheira vascular consiste em lasers que tratam a vascularização, drenagem linfática e boas noites de sono; a do tipo  pigmentar clareia com cremes despigmentantes e lasers; e a olheira óssea, na maioria das vezes de origem genética e que se agrava com a idade, o preenchimento com ácido hialurônico na região  ameniza ou até soluciona o problema. 

DICAS BÁSICAS PARA OS HOMENS DE 20, 30, 40, 50... - Na idade entre 25 – 35 é a prevenção com uso de cremes, limpeza de pele e em alguns casos toxina botulínica profilática, preenchimento superficiais e peelings. O uso de laser se reserva para os casos de estimulo profilático de colágeno ou para o tratamento de manchas.

Já com a idade de 35 – 45 anos a estrutura de gordura começa a ser reabsorvida e os músculos começam a perder o tônus e a face começa a ter certa ptose (queda da pálpebra superior) por conta disso. A atenção ainda deve ser na estrutura óssea e, principalmente, nos olhos, local por onde o envelhecimento mais comumente inicia (bolsas de gordura proeminentes ou olhos fundos). Em muitos casos as manchas se associam a perda de volume facial e aí entram os lasers, luzes pulsadas e peelings médios. Já para perda de volume o mais comum é usarmos os preenchedores, que fazem bioestimulação ou estimulo de colágeno próprio no local da aplicação combinado com os preenchedores superficiais para rugas mais finas e superficiais. Ainda nesta fase temos que nos pré ocupar com a hidratação, controle oleosidade e uso de antiradicais livres e estimuladores de elastina e colágeno internos e externos.

Já na fase dos 45 em diante, temos mais preocupação com a ptose (queda) facial que normalmente se associa com flacidez muscular e pele do pescoço, colo e mãos. Neste caso algumas vezes são indicadas cirurgias ocular ou facial, mas em muitos casos conseguimos ser resolutivos com invasão mínima, como: lipo mento (correção de excessos no queixo) preenchimento volume facial, bioestimulação, peelings profundos e lasers ablativos, preenchimento para mãos e toxina lifting para face, colo e pescoço. Enfim, temos tratamentos para todas as idades, mas o maravilhoso é ver alguém que na adolescência decidiu se cuidar e chegar aos 40 anos muito equilibradamente sem a menor necessidade de cirurgias maiores ou correções que muitas vezes mudam um olhar ou mesmo a proporção facial.


QUE PRODUTOS E TRATAMENTOS BÁSICOS PARA OS HOMENS 
1. Limpeza, tonificação e hidratação diárias;
2. Hidratação diária;
3. Esfoliação de uma a duas vezes por semana;
4. Protetor solar com FPS 15 passado pela manhã e repetido na hora do almoço;

Nenhum comentário:

Postar um comentário