quinta-feira, 22 de outubro de 2015

BEBIDA: O novo "must go" em Paris

A França é um dos maiores produtores e consumidores de vinho do mundo. Essa bebida milenar está no DNA dos franceses e quem viaja a Paris não pode deixar de mergulhar nesse universo. Mas, mesmo os enófilos mais experientes, podem se sentir perdidos em meio a tantas apelações, regiões, cortes e  terrois. Afinal, sem falar o idioma, como escolher um bom vinho francês?

Essas dúvidas podem ser esclarecidas e, surpreendentemente, por uma sommelière brasileira em Paris! Ela é uma jornalista que, depois de dez anos de profissão, decidiu trocar a caneta pelo saca-rolhas. Em 2013, Ana Carolina Dani se formou no programa Métiers du Vin et Management da escola Cordon Bleu em Paris, uma das mais conceituadas escolas de gastronomia do mundo. Hoje ela é sommelière, inscrita na Associação de Sommeliers de Paris e responsável pela venda de vinhos e contato com os clientes brasileiros das Caves Legrand, uma das mais tradicionais, prestigiosas e completas da cidade luz.

A Legrand se tornou um must go em Paris. Um local aconchegante e requintado dentro de uma das mais belas galerias de Paris, a Galerie Vivienne. Com o piso em mosaico e teto de vidro que datam de 1823, essa galeria é tombada pelo patrimonio histórico. Somente a arquitetura e o ambiente já valem a visita! A casa, inaugurada em 1880, oferece mais de 5 mil rótulos de 360 produtores, incluindo desde os maiores crus franceses, até vinhos raros de pequenos produtores. As garrafas compradas na loja também podem ser degustadas, sem nenhum acréscimo, no Comptoir, o agradável bar e restaurante da Legrand.


CURSOS E DEGUSTAÇÃO

Os cursos em português da Legrand começaram em maio deste ano e fazem parte de uma estratégia mais ampla que tem como foco o mercado e clientes brasileiros. Com certeza uma saborosa oportunidade de ter esta experiência diferenciada na cultura dos vinhos franceses.

A programação propõe três módulos, com duração de 3 horas cada um. O curso principal é dedicado aos Grandes Crus e inclui os melhores vinhos de regiões célebres, como Margaux, em Bordeaux, Gevrey-Chambertin, na Borgonha, ou, ainda, Côte Rotie, na região do Rhône.

Já o módulo Vins de Vignerons, tem foco em vinhos com estilo e personalidade próprios, elaborados por pequenos produtores, com ótimo custo benefício. A terceira opção, apresenta os maiores vinhos brancos franceses das regiões como a Alsácia, o Loire ou a Borgonha.

Durante a degustação, Ana Carolina aborda os principais aspectos dos métodos de vinificação em tinto e brancos, explica o conceito do tão famoso  terroir e mostra como fazer uma análise visual, olfativa e gustativa da bebida. Ela também dá detalhes sobre as principais regiões produtoras e ensina como ler o rótulo de um vinho francês. A degustação é feita com seis vinhos, um menu harmonizado, que inclui patês, terrines, fois gras, frios, queijos, pães e sobremesa. 

Nada mais convidativo que estar em Paris e poder aprofundar os conhecimentos, descobrir mais sobre os vinhos e, o melhor, em português! A experiência na Legrand é sem dúvida uma noite inesquecível, não só pelos deliciosos vinhos, mas pelo ambiente completo que Ana Carolina proporciona, uma imersão sem igual nesta cultura fascinante! Os cursos são oferecidos o ano todo, uma vez por semana. Reservas podem ser feitas no site da Legrand (www.caves.legrand.com). Et voilà! Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário