quarta-feira, 7 de outubro de 2015

BEBIDA: Cultura Growler - o utensílio dos primórdios da história cervejeira que está caindo no gosto do cervejeiro


Já pensou em tomar um chope artesanal em casa, sem perder o frescor e ainda manter a conservação correta? Essa é a proposta do Growler, uma garrafa de vidro em formato de galão que é uma tradição consolidada nos Estados Unidos e vem ganhando força no mercado brasileiro. O growler surgiu por volta de 1800, nos Estados Unidos, para os que queriam transportar o chope em menor quantidade e para consumo próprio, visto que a bebida era comumente comercializada em barris. Perdeu força com a chegada das cervejas engarrafadas, mas no final dos anos 80 começou a se popularizar e ganhar vários formatos e tamanhos, chegando a outros países e entrando de vez para a história da indústria cervejeira.


Em Pernambuco, a DeBron Bier quer disseminar com mais intensidade a ideia entre os apaixonados por cerveja. “Já tem muita gente comprando os growlers e, sobretudo, reabastecendo”, explica um dos sócios, Thomé Calmon. É que, com o growler, é possível ir até um DeBron Growler Station e reabastecer com o chopp de preferência: Lager, Pale Ale ou Weizen. Ele tem capacidade para 400 ml, 1 ou 2 litros e conserva a bebida por até 5 dias, sem alterar o sabor e o aroma. “Em uma das viagens que fizemos para Nova York em busca de referências, percebemos que os moradores de lá têm essa cultura. É muito comum ver nos mercados, nos locais que vendem chopes e artigos artesanais, pessoas reabastecendo seus growlers com a bebida”, continua Thomé, que acredita no sucesso do recipiente entre os pernambucanos. 


Raimundo Dantas, Thomé Calmon e Eduardo Farias - (Fotos Thaís Carvalho)
Ao contrário de recipientes comuns, o growler permite o consumo em casa de chopes que ganham o frescor da cerveja engarrafada sem alterar o sabor, e ainda contribui para o meio ambiente, já que é reutilizável.  A manutenção é bem simples, bastando lavar o growler com água e sabão ou com água quente. “É algo que demora um pouquinho para se popularizar, porque é uma questão cultural. Mas já está saindo no nosso bar e com certeza vai se tornar um hábito entre os consumidores de chope”, ressalta Rafael Petribu, sócio-proprietário do Capitão Taberna, um dos pontos do DeBron Growler Station.



DeBron Growler Station
- Apolo Beer Café 
- SnauBar 
- Capitao Taberna (Shopping Recife e Parnamirim)
- Entre Amigos (Espinheiro e Boa Viagem)

Serviço
DeBron Bier
Fábrica: Estrada da Batalha, 1832 - Prazeres, Jaboatão dos Guararapes – PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário