segunda-feira, 24 de outubro de 2016

CUIDADES PESSOAIS: O tempo e a pele masculina - Sinais e cuidados para cada idade

O tempo passa. Ontem meninos, hoje homens. E nessa passagem, esse companheiro de jornada chamado tempo deixa suas marcas, seus sinais. Além das impressões na vida, o tempo também deixa marcas na pele, algumas dão um charme, mas outras podem mexer com sua vaidade e autoestima. Para você lidar de forma segura, saudável e tranquila com os sinais do tempo a MENSCH conversou com a dermatologista Adeíza Branco a fim de tirar dúvidas e esclarecer sobre os cuidados em cada fase da vida.

O tempo provoca sinais

Cada idade apresenta características próprias, que são fruto da fisiologia do organismo, das heranças genéticas, do estilo de vida ao longo dos anos, da exposição solar e também do tipo e cor da pele. Um homem que vive sob stress constante ou tem hábitos como fumo e ingestão de álcool, vai ter um envelhecimento cutâneo mais intenso que aquele de hábitos saudáveis. Outra influência é a cor da pele associada ao tempo de exposição ao sol. Indivíduos com pele mais clara e que se expõem ao sol sem proteção adequada (filtros solares e vestimentas) vão apresentar danos à pele mais importantes que aqueles que se protegem do sol ou que têm a pele morena.

Em relação às mulheres, a pele masculina leva vantagem por se apresentar mais hidratada e com menor flacidez já que, apesar das peles apresentarem a mesma estrutura, a espessura se difere em relação à produção das glândulas de sebo que geralmente são maiores nos homens.

De modo geral, o que temos para cada fase é:
- 30 anos: surgimento das primeiras rugas ao redor dos olhos (parte mais delicada e exposta ao sol) devido à queda na produção de elastina e colágeno;
- 40 anos: surgem as rugas do “bigode chinês”;
- 50 anos: os sinais do “bigode chinês” se acentuam e se inicia uma flacidez progressiva que leva a queda da estrutura da face. Há também o surgimento de manchas provenientes de exposições ao sol sem proteção.

A prevenção

Cuidar de si e da pele é algo que o homem deve fazer desde sempre. Muitas vezes por uma educação equivocada fruto de preconceitos, os homens não são estimulados a cuidarem de sua pele e deixam para fazê-lo somente quando o caso já precisa de interferências mais rigorosas.

Para prevenção, o cuidado com a exposição solar é sem dúvida a primeira providência. O quanto antes iniciar o uso d-i-á-r-i-o de filtro solar, tanto no rosto quanto nas áreas expostas do corpo, mais protegida ficará a pele e mais tardio se darão aos sinais do tempo. É preciso lembrar que a foto proteção precisa estar atrelada a hábitos saudáveis, como ingestão de líquidos para a hidratação, atividades físicas, higienização da pele, os cuidados com a hidratação e o uso de produtos rejuvenescedores vêm ajudar nessa tarefa.


Como há diferentes tipos de pele, os cuidados também se diferem: as peles mais escuras sofrem menos com os danos causados pelo sol, mas nem por isso deve-se abrir mão dos cuidados de prevenção ao envelhecimento precoce e ao câncer de pele. Os que têm a pela mais clara, devem redobrar esses cuidados. As peles mais seborreicas geralmente, pela maior hidratação, sofrem menos com o passar do tempo. Quem tem pele seca deve estar hidratando, principalmente em climas mais frios e secos.

Uma grande reclamação masculina era em relação escolha do filtro solar. Como a pele masculina é mais seborreica que a feminina, a maior queixa dos homens é que os filtros solares deixam a pele oleosa. Felizmente há hoje uma gama de filtros solares com toque seco e outros que regulam a oleosidade da pele facilitando a adesão dos homens aos tratamentos de prevenção de câncer de pele e de rejuvenescimento. Caro leitor, não há mais desculpas para não usar o protetor solar.

“Uma dificuldade que nós dermatologistas enfrentamos é fazermos o paciente masculino aderir ao uso diário do filtro solar. Existe no comércio uma quantidade grande de filtros solares com as mais variadas cosméticas, mas poucos conseguem se adaptar à pele masculina. Além disso, existe ainda muito preconceito por parte dos homens em usar cremes no rosto.”

Os tratamentos


Uma vez que há uma prevenção eficaz, os tratamentos vão sendo adiados pela falta de necessidade. Contudo, para quem só resolveu perceber a necessidade de cuidados com a pele agora, há vários tratamentos disponíveis, desde os cosméticos aos mais invasivos como as cirurgias plásticas.
Tratamento em potes - A princípio a grande consumidora dos cremes cosméticos era a mulher, até porque eles sempre foram produzidos para elas, como foco na pele delas, o que acabou por não gerar no homem o hábito de cuidados estéticos. Contudo, a indústria farmacêutica está mudando e alguns laboratórios já sentiram a necessidade de trazer produtos direcionados para o sexo masculino. Hoje há linhas inteiras, desde produtos para higienização até produtos para rejuvenescimento da pele do homem o que já é um grande incentivo e uma quebra à resistência masculina em se cuidar.

COMO CONTROLAR E ATÉ RETARDAR OS SINAIS USANDO OS PRODUTOS CERTOS
“Há alguns anos se um homem nos procurava para fazer um tratamento de rejuvenescimento, nós prescrevíamos produtos direcionados para a pele das mulheres. Até as embalagens eram “femininas”. Isso deixava os homens constrangidos e tristes, pois não havia nada direcionado para eles”.


A hora da cirurgia

Que as mulheres encaram muito melhor e facilmente as cirurgias estéticas, isso é bem verdade. Mas é bom deixar claro que tal procedimento não é exclusividade feminina, em algumas situações elas acabam sendo a melhor opção para os homens que querem cuidar melhor da sua aparência.

E quando buscar a cirurgia? Segundo a dermatologista Adeíza Branco, são vários os fatores para responder essa pergunta: o grau de flacidez da pele, a quantidade de rugas e a disposição para o procedimento. Como hoje temos um vasto arsenal terapêutico que envolve desde modernos cremes com capacidade para melhorar a textura e rejuvenescer a pele até procedimentos minimamente invasivos como a toxina botulínica, estimuladores de colágeno, preenchedores e os mais variados tipos de laser, a cirurgia pode ser adiada.

Um detalhe da cirurgia plástica no homem que deve ser pesado no momento de decidir pelo procedimento é a questão das cicatrizes. Para as mulheres, esconder as cicatrizes da plástica é mais fácil, pois podemos deixar os cabelos grandes cobrindo as orelhas e o uso de maquiagem ajuda bastante. Para o homem esses truques não são usados com frequência expondo mais facilmente as cicatrizes da cirurgia. Pense nisso antes de encarar esse tipo de tratamento mais invasivo.


Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica apontam os tipos de cirurgia que os homens mais procuram: blefaroplastia, que são os procedimentos nas pálpebras, o lifting do terço médio da face, pescoço/papada, reposição da perda volumétrica do rosto, rinoplastia e cirurgia para corrigir bolsas sob os olhos. O mais engraçado de tudo é que diferente das mulheres que saem contando para as amigas as cirurgias que vão fazer ou fizeram, os homens pedem total segredo. Que bobagem meninos! 

Outra diferença é na recuperação, visto a diferença da pela masculina para a feminina. Enquanto nos homem os sinais do tempo tendem a demorar mais a aparecer do que nas mulheres, quando aparecem tendem a ser mais profundos o que torna a cirurgia mais complexa e delicada tecnicamente, isso implica em maiores sangramentos e inchaços e uma recuperação mais lenta.

Os resultados - Para Doutora Adeíza Branco, a principal questão na resposta aos tratamentos é a adesão do paciente. As propostas de tratamento são boas e variadas, mas se não houver compromisso com os tratamentos os resultados infelizmente serão aquém do desejado, para homens e mulheres. E o que ainda se nota é que realmente as mulheres são mais preocupadas com o assunto rejuvenescimento e assim são mais fieis as prescrições. E que os homens aprendam com as mulheres a se cuidarem sem nenhum tipo de vergonha ou constrangimento.

SERVIÇO

Clínica Adeíza Branco - Galeria Santo Antônio. Av. Fernando Simões, 22, sala 1201 - Recife/PE -CEP 52050-260 - (0xx)81 3467.8997 - abcdermato@hotmail.com


Acompanhe a MENSCH nas redes sociais: @RevMensch

Nenhum comentário:

Postar um comentário