terça-feira, 12 de julho de 2016

FITNESS: Agite no inverno e saia do sedentarismo gastando mais calorias

O inverno é uma estação gostosa para aqueles que gostam de ficar um pouco mais debaixo dos cobertores e também para quem não abre mão do cardápio nem sempre light da época, como sopas no pão, vinhos, queijos, fondues, doces, entre diversos outras guloseimas. Por outro lado, a preguiça provocada pelo friozinho ou aquele clima de férias, costuma espantar alguns praticantes de atividades físicas, que em outros meses frequentam assiduamente ou não as academias e parques. 

O resultado disso pode ser uns quilinhos a mais ou comprometer o condicionamento físico adquirido anteriormente, ou seja, pode ser um retrocesso. “Quando as pessoas param totalmente com as atividades, o retorno tem que ser leve, pois a musculatura, o condicionamento e a cabeça ainda não estão readaptados ao ritmo que estava anteriormente. Por isso, a recomendação é que mesmo nesta época, seja estabelecida uma rotina, que pelo menos mantenha parte do treino, isso irá ajudar muito no retorno”, explica Rogério Franze, personal, orientador físico e coordenador aquático da Academia Ecofit Club. 


Mas, para muitos, o frio e as férias costumam ser mais uma “desculpa” para o sedentarismo, pois tem dificuldades de iniciar ou se manter numa rotina de exercícios físicos. Nestes casos, Rogério orienta que se a ideia é buscar qualidade de vida e mais saúde, o ideal é vencer a preguiça e parar de “arrumar impedimentos”. “O corpo humano é uma máquina cheia de engrenagens, logo, se as pessoas não se exercitam, essas peças vão ‘atrofiando’, perdendo assim a potência e resistência muscular. A preparação não é somente para ‘o agora’, mas também para outras fases da vida”, completa ele. 

Mesmo no frio, em férias ou dentro de casa, há como buscar inspiração para manter uma forma física ideal e, conforme for “ganhando mais coragem”, frequentar uma academia, pois com o auxílio de profissionais de educação física há como direcionar melhor os exercícios e evitar maiores danos ou acidentes que prejudiquem a saúde e a mobilidade corporal. “Uma boa dica é começar a prática de exercícios leves pelo menos três vezes na semana. Caminhada, alongamento e abdominais são atividades que certamente abrirão esse caminho da atividade física, e posteriormente entrarão as atividades de musculação (força) e natação, corrida e bike (resistência).”, alerta o coordenador da Ecofit. 


Uma boa notícia para quem tem pressa de entrar em forma, é que no inverno a queima calórica é maior, devido ao esforço redobrado de nosso organismo em manter a temperatura corpórea, por isso sentimos mais fome no frio. Porém, Rogério Franze alerta que para ter um bom resultado o ideal é uma disciplina com exercícios físicos ao menos três vezes na semana, e quem consegue ser fiel a essa rotina de malhação por pelo menos três meses, terá maior probabilidade de adquirir o hábito e gostar da atividade. 

Razões não faltam para sair do sedentarismo: “a vida fica mais colorida, mais saudável, mais alegre, mais inspiradora. Há menos cansaço e menos mau humor! Há mais saúde, felicidade e até a atividade sexual fica mais prazerosa”, finaliza o personal e orientador físico. Depois, o melhor mesmo é ficar em forma, bonito ou de bem com a vida o ano todo e não somente no verão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário