segunda-feira, 1 de junho de 2015

FITNESS: ENCONTRE MOTIVAÇÃO NA ATIVIDADE FÍSICA E SIGA DETERMINADO

É de conhecimento de todos que a prática regular de exercícios físicos traz diversos benefícios à saúde e à mente. Mesmo assim, o número de pessoas sedentárias é alarmante. De acordo com estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), pessoas sedentárias têm entre 20% e 30% de aumento do risco de mortalidade, em especial por doenças crônicas. Por isso, a prática regular de atividades físicas é fundamental para manter corpo e mente saudáveis.

Mas afinal, quem é o grande vilão dessa história?

A conclusão que chegamos é que esse grande vilão somos nós mesmos. É a auto sabotagem. As desculpas são variadas: falta de tempo, de dinheiro, cansaço, muito trabalho, chuva, calor, preguiça... E quem realmente sofre com os efeitos dessas desculpas é o nosso corpo. Não existe o dia perfeito para fazer exercícios físicos e cuidar da sua saúde. O momento é agora!


Encontrar nossos fatores motivacionais, apesar de parecer complexo, pode ser mais fácil do que imaginamos. O primeiro passo, sem dúvida alguma, é realizar uma auto avaliação. Trilhar o caminho de onde estamos e onde queremos chegar, traçar metas e objetivos claros e tangíveis, são ferramentas valiosas em todos os âmbitos de nossas vidas, portanto, por que com a atividade física seria diferente?

Ao identificarmos de forma clara as nossas reais necessidades, automaticamente criamos mecanismos a fim de satisfaze-la. O resultado desse processo é o que podemos denominar de auto realização. Na realidade, a maioria das pessoas só procuram as atividades físicas quando estão fora do peso ideal, o que é um grande erro, pois o grande X da questão, são os benefícios que os exercícios podem trazer para a sua saúde como um todo. Esse sim deveria ser o principal fator motivacional.

Caso não seja, não importa. O motivo que te faz se exercitar, pode parecer banal para algumas pessoas, mas se ele fizer você se mexer, já está valendo. Vai ser questão de tempo para uma transição de pensamento, até enxergar os reais valores em se praticar um exercício físico.

Após definir suas metas e objetivos, pode ser de grande ajuda, o convívio com outras pessoas com os mesmos objetivos. Treinar com o acompanhamento de um Personal Trainer ou com os amigos, pode ser uma arma poderosa que pode eliminar as chances de você se sabotar. Abaixo listamos alguns dos principais vilões que podem boicotar sua iniciativa de criar hábitos mais saudáveis:

OS PRINCIPAIS “VILÕES”

VERGONHA - Não se preocupe com que os outros pensam sobre você. É comum que, ao iniciar o treinamento, você se sinta inseguro por não ter o mesmo desempenho que outras pessoas que já treinam. Lembre-se que todos, em algum momento, também iniciaram esse mesmo processo, sem ter condição plena ou habilidade.

TRABALHO - Uma das desculpas mais comuns é a falta de tempo por conta das altas cargas horárias de trabalho. Mas acredite, você pode encontrar tempo para evitar uma desculpa e não treinar. Acorde mais cedo, organize melhor suas tarefas, arrume a mochila um dia anterior e vá direto do trabalho para uma academia ou parque, ou até mesmo se exercite em casa. Independente do horário ou situação, o trabalho não pode servir de obstáculo. Objetivos bem definidos e traçados atrelados a uma agenda organizada podem fazer a diferença. Ter em mente a meta a ser atingida é sempre um grande aliado.

IMPACIÊNCIA - Você não percebe resultados e acredita que não irá chegar a lugar algum. Cuidado! Todo o esforço pode ir ladeira a baixo. Muitas das mudanças positivas que ocorrem em seu corpo, não serão visíveis no espelho ou na balança em curto espaço de tempo. Seja paciente, busque seu objetivo e continue firme e forte sua jornada. Redefinir objetivos é importante para recarregar as baterias e trazer novo ânimo.



* FERNANDO GUERREIRO - Personal trainer e head coach na academia Wet, em São Paulo, Fernando não para de se aprimorar como profissional fitness e como praticante de atividades físicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário