terça-feira, 9 de junho de 2015

CUIDADOS PESSOAIS: DAY CARE FOR MEN - UM DIA EM UM CLUBE DO BOLINHA

Então você resolve que quer se cuidar, tirar um dia só pra você e ter um atendimento de rei. Segue para um centro de beleza masculina e pensa no que pode fazer. Pensando nisso, a MENSCH conversou com Ricardo Lima, sócio do salão Garagem, originalmente de São Paulo que abriu filial em Recife, e conhecemos alguns serviços oferecidos pelos mais variados salões masculinos das grandes cidades pra que você possa ter seu dia de rei. Além disso, Ricardo deu ótimas dicas que vão além da estética fazendo parte de um cuidado também com a saúde.


Em geral os clientes já chegam sabendo o que querem ou estão em busca de uma orientação? Temos os dois casos: Alguns, mais tradicionais, não gostam de ousar muito e pedem para que se conserve o corte atual. Outros vem com ideias ou apenas pensam em mudar. Nestes casos, o barbeiro orienta o cliente, apresenta as melhores opções levando em consideração o tipo de rosto, estrutura de cabelo, estilo de vida e trabalho do cliente, bem como a disponibilidade para os cuidados com o cabelo pós mudança.

Quais os maiores erros e acertos na hora de cuidar do cabelo? Os maiores erros são: Não usar shampoo adequado ao tipo de cabelo, não lavar o cabelo diariamente para remover a oleosidade, uso de muitos finalizadores (gel, pomadas) e não remove-los completamente na lavagem diária acumulando resíduos no cabelo e couro cabeludo.

Condicionador é importante? O uso diário de condicionador não é aconselhado. Recomenda-se uso diário somente para homens com cabelos excessivamente secos ou para os que possuam cabelos compridos. O cabelo masculino normalmente é curto o que dificulta a aplicação do condicionador somente nas pontas. Portanto, o recomendado é uso de pequena quantidade de condicionador em dias alternados. Para os cabelos secos ou excessivamente secos recomenda-se hidratação profunda a cada 15 a 20 dias.

Algum corte mais procurado e qual a novidade do momento? Sem dúvidas, o corte mais procurado atualmente ainda é o undercut, por ser muito versátil e ser compatível com uma grande quantidade de tipos de cabelo. Porém, o que vem ganhado cada vez mais adeptos é o Razor Part, com forte influência militar dos anos 50.


Por que fazer a barba com navalha é o mais indicado? A navalha é muito eficiente, pois corta os pelos rentes à raiz, o que prolonga o efeito liso da pele. Nenhum outro método consegue ser tão eficiente quanto a navalha.

Quais os cuidados (antes e depois) para quem nunca fez a barba com navalha? Para quem nunca fez a barba com navalha recomenda-se, uma esfoliação suave para preparar a pele e após, aplicação de pós barba para evitar irritações na pele.


Quais os principais males da pele masculina e quais os cuidados mais importantes? A pele masculina varia entre oleosa e seca. Os poros da pele dos homens também são maiores do que os das mulheres e as glândulas sebáceas são mais ativas resultando em maior produção de sebo. A pele masculina é constantemente submetida a elementos agressivos, como por exemplo, o ato de barbear-se e os homens normalmente não estão dispostos a fazer toda a higienização e hidratação que as mulheres fazem. Assim, acabam acumulando muito mais impurezas. O ideal é a lavagem diária com sabonete indicado para o seu tipo de pele, uso de loção adstringente e do hidratante. Recomenda-se mensalmente fazer uma limpeza de pele profunda com profissional qualificado.

Qual a procura por esse tipo de serviço? Apesar de ainda enfrentar resistência de alguns homens, é um serviço que vem tendo uma demanda crescente.

Como é o procedimento? Inicia com a higienização profunda da pele; em seguida faz-se a esfoliação; aplicação de bandagens com emoliente para amolecer os comedões (Cravos); vapor de ozônio que facilita a abertura dos poros e remoção dos radicais livres da pele; extração dos comedões; cauterização dos poros; aplicação de máscara hidratante e calmante; massagem facial e finaliza com aplicação de filtro solar. 


Que tipo de homem mais procura esse serviço? Não existe um padrão, mas a maior procura são homens que possuem pelos em grande quantidade e os mais preocupados com a aparência e higiene. 

Quais regiões é mais comum? E qual a periodicidade que deve ser feita? As regiões mais comuns são: Costas, peito e abdômen. Recomendam-se a cada 30 dias. Pode variar de cliente para cliente, depende da densidade e crescimento dos pelos. 

Quais os cuidados antes, durante e depois da depilação? - Antes da depilação: A pele deve estar saudável, não pode ter sido exposta ao sol, uso de ácidos deve ser suspenso 15 dias antes da depilação. - Durante a depilação: Verificação da sensibilidade da pele e alergias. - Após a depilação: Não usar produtos que contenham álcool, 24 horas após depilação, tais como: perfumes, desodorantes e hidratantes. Não se expor ao sol por 48 horas após a depilação. Fazer esfoliação após uma semana na área depilada para evitar encravamento dos pelos que estão nascendo. 


Qual o perfil do profissional que está hábil para esse tipo de procedimento? Profissional da área da saúde, deve ter obrigatoriamente habilitação técnica de nível médio em podologia, carga horária média do curso de 1.200 horas. Este profissional auxilia a medicina e tem sua atuação voltada à prevenção e tratamento das patologias dos pés. O Podólogo trata de afecções superficiais dos pés tais como unhas encravadas, infeccionadas, calos, calosidades, verrugas plantares, micoses, má formação das unhas, pés diabéticos, higienização geral e hidratação dos pés. 

Como é o procedimento? Antes de iniciar o procedimento é preenchida a Ficha de Anamnese Pedológica. Registro de informações importantes do cliente para realização da podologia. Em seguida é feita a higienização dos pés, identificação de alguma patologia, corte correto das unhas, remoção de calos e calosidades, hidratação e massagem. 

Quais os benefícios? Além dos benefícios estéticos a podologia pode prevenir vários problemas relacionados aos pés. Muitas pessoas só procuram o Podólogo quando estão com algum problema e, na verdade, o trabalho dele deveria ser muito mais preventivo. Recomenda-se uma a cada 30 dias.

-------------------------------------------------------------------------------------

SERVIÇO
GARAGEM ESTÉTICA: RECIFE – Av. Cons. Aguiar, 2205, loja 4, Boa Viagem – Fone: (81) 3465.8063 / SÃO PAULO – Rua Prof. Atílio Innocenti, 731, Itaim Bibi – Fone: (11) 3044.6551 / 3044.5291 - Av. Agami, 183 - Moema - Fone: (11) 5052.7511. www.garagemestetica.com.br

2 comentários:

  1. Ok, tudo muito bom, mas qual foi o gasto por esse dia de folga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A média de custo sai entre R$ 50 e R$ 200. Depende dos serviços escolhidos.

      Excluir