segunda-feira, 27 de março de 2017

ESTILO: Invista na bolsa - 10 Modelos de bolsas e pastas para usar no trabalho ou lazer

Bolsas para homens ou bolsas masculinas: esse é um assunto sobre o qual com certeza você já ouviu e sempre gera discussão. Procure em qualquer fórum da internet ou lance a questão em qualquer grupo de amigos, vai gerar polêmica com certeza. Os homens já começaram a usar cremes e se depilar, mas falar de bolsa para homem é ainda um assunto tabu e mal interpretado no universo masculino. Talvez o problema esteja na língua portuguesa. Dizemos aqui somente bolsa, já em inglês existe a palavra purse que descreve bolsas para mulheres e a palavra genérica bag usada para todos os tipos de bolsas. Antes de ir mais além, recorramos ao dicionário: “recipiente de pano, couro ou matéria plástica, cuja boca possui, às vezes, um sistema qualquer de fechamento, como zíper e botões. Há modelos especiais para viagens, compras, ferramentas, caça, etc”.

Portanto, homens podem parar de pré-conceito e assumir que já usou algum tipo de bolsa. O que os assusta é que a palavra bolsa remete automaticamente para a bolsa que a mãe dele usava ou às muitas que você vê sua namorada, mulher ou companheiro comprando compulsivamente. Há alguns anos foi criada a expressão murse – fusão das palavras em inglês man e purse, na tentativa de criar uma palavra específica para bolsa de homem. Não deu muito certo porque ainda era associada ao mundo feminino.

Antes da revolução feminista, somente os homens trabalhavam e eram eles que carregavam os documentos e dinheiro em suas maletas e pastas, portanto, foram os pioneiros a usar bolsas no trabalho. Pesquisas mostram que até a Idade Média as bolsas eram usadas tantos por homens quanto por mulheres e com a evolução da moda, mais e mais bolsos foram adicionados às roupas masculinas, o que libertou o homem de carregar uma bolsa, já que podia levar o que precisava nos bolsos.

Mas veio o mundo moderno e de novo o homem precisa levar em algum lugar seus cartões de visita, carteira, óculos de sol, telefone, caneta, iPad, netbook, chave de casa, chave e documento do carro, outro telefone – afinal, não há bolso que aguente e nem adianta usar a bolsa da namorada ou mulher porque lá também não cabe mais nada. Na China há uma verdadeira febre, onde os homens percebem na bolsa um item de status no trabalho. Além disso, carregar uma bolsa estilosa pode ajudar na carreira ou pelo menos causar uma boa impressão profissional: com o aumento da competitividade do mercado profissional é preciso se diferenciar na multidão. Todo mundo já aprendeu a usar um bom terno e gravata e que a mulherada olha direto para o sapato e o cinto. Não pense que ela não está falando com as amigas: “olha que gato, todo bem vestido, mas vocês viram a mochilinha vagaba que ele está usando”.

As empresas experientes em vender moda para homens ainda não acertaram na comunicação com os marmanjos, mesmo assim os números estão indo muito bem. Hoje em dia a grande diversidade de opções de bolsas para homens e mulheres acaba atrapalhando o homem na hora da escolha, já que em média o público masculino tem menos informação sobre moda. Para não errar diante dos tantos tipos de bolsas, vejam a seguir algumas feitas para os homens usarem sem medo.


1) Pasta Executiva (ou maleta)/Briefcase: Talvez a mais antiga e mais difundida entre os tipos de bolsas para homens. Sua origem remonta do século 14 para transporte de dinheiro e outros objetos de valor. Mas foi por volta de 1800 que os homens começaram a carregar documentos e outros objetos, além de dinheiro. As mais tradicionais são em linhas retas, em couro e com uma pequena alça para serem carregadas na mão. Mas muitas já possuem uma alça removível opcional.
O ator Brad Pit e sua funcional bolsa carteiro.
2) Bolsa Carteiro ou Messenger Bag: São as bolsas masculinas com uma alça grande para serem carregadas cruzadas nos ombros. Ela foi criada em Nova York por Globe Canvas/De Martini sob encomenda de uma empresa telefônica: os operários precisavam ter as mãos livres e fácil acesso às ferramentas quando pendurados nos postes. É um tipo de bolsa geralmente mais informal, de lona ou tecido bem resistente. Também vem sofrendo mudanças ao longo dos últimos anos e algumas em couro ficaram bem sofisticadas, podendo até serem usadas com terno e gravata.

3) Camera Bag ou Small Cross-body bag: Versão menor da messenger bag, é mais retangular e usada na vertical. Como o nome diz, sua foi originalmente idealizada se levar máquinas fotográficas, mas hoje em dia têm sido usada para se levar documentos e celular em viagens de turismo e nos fins de semana. Embora hoje em dia com o advento de equipamentes mais sensíveis e sofisticados algumas empresas lançaram bolsas específicas para fotografia.

4) Bolsa de viagem ou Duffel bag ou ainda Weekend Bag:  Uma grande bolsa normalmente usada para viagens ou esportes. O nome vem de Duffel, uma cidade na Bélgica, de onde vinha o pano grosso usado para fazer esse tipo de bolsa nos seus primórdios. Hoje em dia, assim, como os demais tipos de bolsa também existem versões em canvas e em couro

5) Holdall ou Carryall: Bolsas com base retangular com uma abertura com zíper na parte superior. É uma versão menor da duffel bag ou mala de viagem de mão. As mais sofisticadas são de couro, mas, normalmente são feitas em nylon ou tecido resistente.
 


6) Bolsa de Ginástica ou Bowlling Bag ou ainda Sporty Bag: Parecem bolsas de viagem, mas, são menores e usadas para o dia a dia, academia, sua principal diferença são as alças que são menores do que as holdalls.


7) Doctor Bag: Esse tipo de bolsa remonta de quando os médicos iam visitar seus pacientes nas vizinhanças. Com a vida moderna essa bolsa acabou por se perder. Até as grandes grifes começarem a relançar peças inspiradas nessa clássica bolsa de fundo chato, lados arredondados e ligeiramente alongados.


8) Bolsa tipo Sacola ou Tote Bag ou ainda Shopper bag ou Cabas: Talvez a mais controversa e polêmica das bolsas de homem, porque em muitos casos e dependendo de sua atitude lembra muito as bolsas de mulher. A Tote Bag é a evolução da pasta porta-documento. E tem sido muito difundida nos últimos anos para substituir as sacolas de plásticos em lojas e supermercados.

9) Porta-terno ou Garment Bag: Bolsa ou mala para o homem de negócio levar sem muito problema e minimizar os amassados suas camisas e paletós.

10) Mala de viagem ou Suitcase: A mais conhecida sem dúvida. Feita em material bem resistente, geralmente em formato retangular. Com ou sem rodinhas.

Bem, agora é escolher o melhor modelo, ou os modelos, que se adeque à sua necessidade e aproveitar a variedade de estilos e funcionalidades que o mercado oferece. Afinal, além do que vestir é também muito importante saber o que usar: a pasta, maleta, bolsa dão um ar todo especial, um certo charme e elegância ao homem, além de marcar presença no estilo e na apresentação pessoal.

*Fábio Garcia é consultor de imagem e autor do site www.bolsasdevalor.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário