terça-feira, 7 de abril de 2015

ESTILO: Don Draper e o estilo clássico de Mad Men

Não é de hoje que a TV e o cinema ditam moda e propagam um estilo próprio diante de um determinado personagem, filme ou seriado. É o que podemos constatar com todo clima vintage vindo na bagagem com o seriado Mad Men. A série é um grande sucesso, que vai ao ar pelo canal AMC. A história se passa nos anos 60, numa fictícia agência de publicidade chamada "Sterling Cooper", em Nova York. A trama principal gira em torno da vida do publicitário "Donald Draper", o Don Draper e nas pessoas fazem parte de sua vida dentro e fora do escritório. Tirando o sucesso do seu roteiro, que levou esse ano dois Emmy, um de melhor roteiro de série dramática e outro de melhor série dramática, Mad Men tem se destacado por mostrar as mudanças de comportamento da "América dos anos 60". 


Mad Men estreou em julho de 2007, inicialmente com 13 episódios na 1a temporada. A reconstituição dos hábitos da época é minuciosa: os publicitários da Madison Avenue leem os clássicos de então, como Philip Roth, dirigem Jaguar, usam Omega e Jaeger LeCoultre no pulso. Posteriormente, o canal AMC renovaria a série para uma segunda temporada com mais 13 episódios. Agora com a estreia da 2ª parte da 7ª temporada, faltando apenas sete episódios, chegará ao fim uma das séries mais importantes das últimas décadas. A segunda leva da sétima temporada de Mad Men estreou nos EUA no dia 5 abril (e aqui no Brasil, ontem dia 6). No dia 17 irá ao ar o último episódio, escrito e dirigido por Matthew Weiner, criador da produção que colocou o canal AMC no mapa televisivo. 

Mas é Don Draper que ao longo dessas temporadas chamou atenção, seja por suas conquistas e sucesso com a mulherada, ou por seu visual sempre elegante. Fazia um certo tempo em que uma figura masculina não atraia tanto os olhas de grandes grifes, editoriais de moda e o público masculino. Com seu estilo clássico e sempre impecável, Draper não apresenta nenhuma grande novidade da moda. Muito pelo contrário ele resgata elementos básicos, como a camisa manda longa branca, e recria um estilo já clássico dos guarda-roupas masculino. Mas o seu sucesso do visual de Draper também é devido em grande parte, à evolução das roupas masculinas que vieram antes dele, ou seja, Thom Browne. Mad Men abriu os olhos do público em geral para um naipe diferente no visual vintage do momento.


O ATOR - Parte do sucesso de um seriado se deve também ao desempenho dos atores, no caso específico de Don Draper, o sucesso tem o nome de Daniel Jonathan o "Jon Hamm”. Ator americano nascido em 10 de março de 1971 em St. Louis, Missouri. Na infância Hamm participou da John Burroughs Schoolem Ladue, Missouri, onde foi membro de beisebol, futebol americano e equipes de natação. O primeiro trabalho como ator de verdade foi como Winnie the Pooh, no primeiro grau; aos 16 anos, ele foi escolhido como Judas em Godspell, e gostou da experiência, apesar de ele não ter atuado muito bem: "Atuar foi divertido, mas meu avô sempre me dizia:" Nunca é tarde demais para ser engenheiro. "Você deveria ter um "trabalho" e não atuar nos fins de semana na escola. 

Que trabalhou principalmente na televisão na década de 90, Hamm morava em Los Angeles. Apareceu em alguns programas e seriados em pequenos papéis, incluindo a Providência, a Divisão e What About Brian. Sua estreia no cinema veio ao lado de Clint Eastwood em 2000, na aventura, Space Cowboys. No ano seguinte, Hamm apareceu na comédia independente, Beijando Jessica Stein (2001) em um papel secundário. Mas o reconhecimento mundial só veio com Don Draper em 2007 quando fez sua estreia na séria Mad Men. O desempenho de Hamm lhe garantiu a premiação com um Globo de Ouro de Melhor Ator em Série Dramática em 2008. Além de seu trabalho em Mad Men, Hamm apareceu no remake de ficção científica de 2008, O Dia em que a Terra Parou e posteriormente em primeiro lugar no thriller independente Roubado (2010).



A chave para o estilo Draper é um terno bem cortado (junto com um visual arrojado bem cuidado) e o seu olhar de conquistador que o levou a ser um tipo de herói da ala masculina. Draper consegue tudo e todos que ele quer. Mas, enquanto não podemos olhar como Draper, podemos nos vestir como ele. Tanto cuidado na reprodução da alfaiataria clássica de Mad Men, fez com que ela recebesse três indicações ao Emmy. O estilo americano dos anos 60, popularizado por marcas como Ralph Lauren e Brooks Brothers ditam a moda da época. Inclusive a Brooks Brothers e a figurinista de Mad Men, Janie Bryant colaborou com um terno de edição limitada que esgotou em um piscar de olhos, mas para quem não teve acesso a essa peça limitada, nos resta olhar para os detalhes a seguir adaptando dentro da nossa realidade o terno que temos em casa (ou que se pretende comprar): 



UM TERNO SLIM CORTE SILHUETA: Apenas diga não aos ternos disforme. A silhueta mais "slim" faz você parecer mais magro e mais alto, não importa qual o seu perfil.

CINZA MÉDIO SHARKSKIN: Se você tiver apenas um terno em seu guarda-roupa, tenha um cinza popular. Um terno cinza vai a toda parte, e ele funciona mesmo quando um terno preto é muito sombrio.

BOLSOS NA DIAGONAL: Os bolsos na diagonal contribuem para o efeito emagrecedor da ação. 

LAPELAS ESTREITAS: Observe o trimmer usual da lapela entalhada sobre casaco. 

ABERTURAS LATERAIS: em vez de uma única abertura no centro de volta, este casaco tem duas aberturas laterais, tanto melhor para a silhueta do terno equipado.







ESTILO ESTÁ NA CABEÇA


O estilo Draper não vai só na roupa, mas também no cabelo. A dica é usar uma pasta, a quantidade certa é do tamanho de uma moeda do produto no cabelo úmido com as mãos, certifique-se que está tudo bem distribuído. Agora, para criar aquela pequena onda na frente, empurre o pente pela frente do seu cabelo e levante-o para cima. Então, com jeito, faça uma pequena onda. Passe um pouco de Hairspray rapidamente vai mantê-lo no lugar durante todo o dia e também permite que você use menos produtos do que faria normalmente. Incline a cabeça para trás, a sombra de sua testa com uma mão e um pouco de spray de laquê. Tá pronto o topetinho no estilo Draper. Quanto aos produtos, Brylcreem se você estiver indo fé. Ouvi dizer que eles usam Baxter da Califórnia Pomada ou Gel no set de Mad Men. Para a pomada se seu cabelo está um pouco fina, gel se for muito grosso.

Veja o trailer da última temporada:

Nenhum comentário:

Postar um comentário