terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

CARRO: MERCEDEZ-BENZ F015 LUXURY IN MOTION ANTECIPA O CONCEITO DE FUTURO DO AUTOMÓVEL

Durante a CES 2015, Consumer Electronics Show, ou seja a feira de eletrônicos mais importante dos EUA que aconteceu no final do ano em Las Vegas, foi revelado para o mundo o carro do futuro. Se trata do F015 Luxury in Motion da Mercedes-Benz. O primeiro veículo autônomo nascido do zero, ou seja, não se baseia em nenhum outro veículo não autônomo existente. A novidade chamou atenção dos visitantes não apenas por esse detalhe, mas também pelo design e a alta tecnologia envolvida.

Com visual altamente futurista, o protótipo apresentado tem formato ovalizado e bastante aerodinâmico, o que proporciona um desempenho impressionante. O F015 possui grande área envidraçada e um ambiente interior com bastante luz natural. Suas portas abrem em 90º, de forma a deixar um grande vão de entrada. Com apenas quatro assentos giratórios que permitem a todos ficarem frente a frente em uma reunião ou conversa informal, enquanto o veículo segue sozinho o caminho indicado pelo motorista. No interior a decoração vem em madeira, couro e alumínio, em tons claros, o que ajuda a destacar as telas touchscreen nas laterais, um enorme display de LCD na parte frontal e a iluminação ambiente, feita por LEDs azuis.

O volante é achatado e as cadeiras dianteiras podem ser voltadas para trás, onde surge também uma mesa central. Por falar no volante, ele só sai do painel, de forma automática, quando o passageiro do banco do motorista direciona os olhos para a estrada, indicando que quer assumir o controle da direção. Tudo interligado à câmeras, sensores, radares e satélite que auxiliam na navegação do carro, fazendo a leitura de sinais de trânsito, posição de outros veículos e pedestres com incrível precisão. No F015 os comandos são feitos através de toques e gestos com as mãos. Imagine acionar todo o sistema multimídia, que aliás, dispensa conexão Bluetooth, através de um aplicativo no celular.



F015 Luxury in Motion consegue se deslocar sem interferência humana, assim como permite um grau de interação com os passageiros jamais visto na indústria automotiva. Alguns elementos do F015 já tinham sido apresentados pela marca alemã em outros protótipos, como a direção autônoma, o motor movido a célula de hidrogênio e alguns componentes de segurança. É com um smartphone que o F015 identifica o seu dono e as outras pessoas autorizadas a entrar no carro, destravando as portas. Diante de tanta tecnologia a Mercedes-Benz preferiu lançar seu protótipo numa feira tecnológica do que em um salão do automóvel como de costume.

É através da central eletrônica que o F015 se comunica com o exterior, por exemplo: identificando um ambiente seguro para o pedestre atravessar a rua, emitindo um sinal sonoro de “go ahead” (“siga em frente”), assim como também por meio de uma combinações de luzes traseiras em LED, forma as palavras "slow" (devagar) e "stop" (pare) aos motoristas que estão atrás para frear o carro.


MOTOR DO FUTURO

O F015 é equipado com dois motores sobre um eixo traseiro que são alimentados por célula de hidrogênio e uma bateria elétrica recarregável por indução. Segundo o fabricante o veículo consegue fazer 166 km/kg de hidrogênio, o que equivale a 50 km/l em um automóvel movido a diesel. Segundo a Mercedes a autonomia chega a 1.100 quilômetros para seu protótipo autônomo, sendo 900 km só com a célula de combustível. Cada um dos seus propulsores gera 136 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. Assim, ele acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos, atingindo 200 km/h como velocidade final.

Se você ficou imaginando mil coisas em como funciona o incrível F015 Luxury in Motion da Mercedes-Benz, assista esse vídeo e veja o que daqui há alguns anos será realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário