segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

FITNESS: CROSSFIT, O ESPORTE DO FITNESS

Partindo do princípio básico, o Crossfit é um programa de força e condicionamento físico baseado em movimentos funcionais, constantemente variados e em alta intensidade relativa. Movimentos funcionais são aqueles que naturalmente vem programados em nossa genética, como: correr, saltar, empurrar, puxar, se pendurar, pegar um objeto no chão, etc, que fazemos naturalmente desde a infância e aos poucos vamos perdendo a força e forma correta de realizá-los devido às facilidades da vida moderna. Esses movimentos são feitos em alta intensidade relativa, o que é intenso para um pode não se para outro. Imagine dois atletas em uma corrida de 5 km, um termina exausto em 40 minutos dando o seu máximo e o outro termina a prova em 20 minutos batendo seu recorde, ambos trabalharam em alta intensidade, cada um no seu limite, isto é o que propomos, a busca do seu melhor, sempre no seu limite de saúde e segurança. 


O treino é constantemente variado pois dificilmente ele se repete, a variação vai desde a volume, tipo de exercício até a intensidade ou quantidade de repetições, ou seja, não se tem rotina. É essa mistura de exercícios, intensidade e variedade estímulos que gera as adaptações necessárias para preparar o corpo para realizar o desconhecido e o desconhecível, como dizemos no CrossFit. O objetivo é devolver as pessoas a capacidade de ser autônoma, funcional e saudável, os benefícios extras que advém do treinamento em conjunto com uma boa alimentação são: diminuição da gordura corporal, regulação das taxas hormonais, glicose, colesterol, triglicerídeos, etc. Tudo isso num ambiente de comunidade em que o treino só acaba quando o último termina, todos se incentivam a dar o seu melhor no dia.

O INÍCIO DE TUDO

O CrossFit surgiu na década de 90 através de Greg Glassman "Coach", ele tinha desenvolvido um treinamento utilizando ginástica olímpica, atletismo e levantamento de peso, a mistura destas modalidades resultou num programa de condicionamento físico em que os atletas tinham resultados expressivos em várias capacidades físicas como resistência cardiorrespiratória e muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão. Em 1995 fundou o primeiro box de CrossFit em Santa Cruz, Califórnia, convidado para treinar a força policial local ganhou notoriedade devido ao aumento das capacidades físicas dos policiais, em 2001 lançou o site oficial, crossfit.com onde começou a divulgar a metodologia e os WODs (workout of the day - treino do dia), começando a ter seguidores por todos o mundo. Em 2003 iniciou o processo de afiliação e em 2005 já eram 18 box afiliados, e em 2009 mais de 1000 em todos o mundo. Atualmente existem mais de 5000 box em todos o mundo, mais de 200 só aqui no Brasil.



A sessão de treino do CrossFit dura entre 45 minutos e 1 hora. Inicia com uma sessão de mobilidade com o objetivo de preparo das articulações para o treino e ganho de amplitude de movimento, seguido de um aquecimento especifico para o treino do dia ou global (aumento da temperatura corporal e frequência cardíaca), então segue para um treino de força ou de prática de uma habilidade específica, por exemplo, deadlift (levantamento terra), onde descreve a técnica do exercício para ser executada com a máxima segurança e eficiência. Após estas etapas, vem a parte mais esperada pelos atletas, o WOD, o treino do dia, onde são executados os exercícios propostos com objetivos que vão desde o menor tempo possível, como maior número de repetições ou carga, sempre observando a técnica na execução e os limites de cada um.

Os materiais utilizados na prática do CrossFit são os mais diversos possíveis, ligados a ideia de realizar as tarefas mais diversas possíveis. Os mais comuns são: as barras, anilhas de borracha, kettlebell (peso de origem russa), cordas de pular, argolas olímpicas, cordas para subir, med ball. Eventualmente utilizamos pneus, toras de madeira ou outros implementos que simulam as tarefas do dia a dia das pessoas em geral ou um público específico como bombeiros ou forças armadas.

PÚBLICO ECLÉTICO

Em geral são pessoas já praticantes de algum exercício que querem sair da rotina das academias convencionais, seja um sedentário ou um atleta em busca da melhora da performance. Todos nós com ou sem alguma limitação temos que nos movimentar ou realizar tarefas, no CrossFit todos os exercícios são adaptados, na mesma sessão de treino temos o atleta e o idoso, a gestante e o adaptado. O que o praticante precisa ter é vontade de dar o seu melhor a cada dia.

FIQUE ATENTO 

Os cuidados necessários para a prática da modalidade é buscar uma academia afiliada (maps.crossfit.com) e com treinadores graduados em Educação Física e certificados pela CrossFit em pelo menos Level 1 Trainer, o mínimo exigido para orientar treinos de CrossFit. Um local apropriado para treinar, com os equipamentos e estrutura preparada garante, também, a segurança para realizar todos os movimentos de forma correta sem riscos de acidentes. Uma visita ao cardiologista é recomendada para verificar se você está apto a realizar exercícios físicos. De resto é suar a camisa e entrar em forma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário