terça-feira, 17 de maio de 2016

VAIDADE: Procedimentos estéticos para homens

“O homem belo anda na rua e todo mundo olha, homens, mulheres, velhos, crianças, e ele sabe que é belo.” Cazuza. Todos envelhecemos é fato, e todos procuramos envelhecer dignamente, também é fato, mas a percepção de como envelhecer dignamente pode ser diferente em diferentes sociedades, diferentes épocas e para homem e mulher. É mais que óbvio que a sociedade cobra mais beleza física das mulheres que de homens. Apesar desta “cobrança” de ficar magra, bonita, sem rugas, sem manchas, sem cabelos indesejáveis, ser mais pesada sobre o sexo feminino, ultimamente vem aumentando sobre os homens.

Homens não gostam de serem rotulados. Nos anos 90 quando o termo metrossexual foi usado para definir o homem da metrópole que cuidava da aparência, tinha um guarda-roupa atualizado e usava os tratamentos estéticos como solução para suas rugas ou pelos indesejáveis, a recepção do neologismo não foi das mais calorosas e até hoje os homens evitam se auto intitularem metrossexuais apesar das estatísticas mostrarem o contrário. Não há nada errado em se sentir bem. As mulheres preferem os homens que se cuidam, que se exercitam, que frequentam um barbeiro ou salão de beleza com regularidade, ser homem não significa ser desleixado.

Muitos homens quebraram a barreira do preconceito e começaram a mostrar mais interesse por procedimentos estéticos tanto cirúrgicos quanto cosméticos. Os homens na meia idade procuram uma aparência melhor para continuar no Mercado de trabalho, competir com seus pares mais jovens e se sentirem bem (esta última, para mim, é o principal motivo pelo qual um homem deveria considerar um procedimento estético – sensação de bem estar).

As estatísticas da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica mostra um crescimento no numero de procedimentos estéticos tanto em homens quanto em mulheres, apesar da crise financeira mundial. O quadro é semelhante no Brasil. Nosso país fica em segundo lugar no ranking de numero de cirurgias plásticas no mundo – perdendo somente para os EUA, se este número fosse relativo ao numero de habitantes – nós seriamos os primeiros da lista.


A estatística mostrou um aumento de 3% no numero de procedimentos estéticos nos últimos anos – totalizando 1.7 milhões de procedimentos. Dez por cento destes procedimentos foram feitos em homens – um aumento de 106% desde 1997. Os cinco procedimentos mais procurados por homens Americanos foram: lipoaspiração, rinoplastia (nariz), cirurgia para pálpebras, cirurgia para ginecomastia (mamas), e otoplastia (orelha).

Os procedimentos não cirúrgicos mais populares foram injeções de Toxina Botulínica. Procedimentos cosméticos minimamente invasivos aumentaram 10% em 2012 com quase 8.5 milhões de procedimentos – o que corresponde a 83% do total de número de procedimentos estéticos realizados, em homens e mulheres. A lista de procedimentos estéticos é imensa, a seguir as indicações, contraindicações e o que esperar de procedimentos estéticos mais procurados por homens.

Depilação a LASER: A remoção definitiva de cabelos e um dos procedimentos estéticos mais realizados nos EUA. O feixe de luz e concentrado e absorvido pelos folículos germinativos do folículo capilar. O folículo e aquecido e as células germinativas são destruídas. O LASER e capaz de atingir os fios de cabelo deixando a pele ao redor intacta. Noventa por cento dos pacientes experimentam perda definitiva de cabelos apos uma media de 4 a 6 sessões. As sessões são geralmente espaçadas a cada 4 a 6 semanas.

Rejuvenescimento Facial: Existem métodos ablativos e não-ablativos para obter o resultado desejado. Entre os métodos ablativos estão a dermabrasão, os peelings químicos e LASER (como CO2, YAG). Este tratamento consiste em uma lesão controlada da epiderme a uma profundidade especifica – diretamente causada por forca física, térmica ou química. Este tratamento induz a uma resposta reparadora pela pele, resultando na deposição de uma nova pele com características melhoradas pois durante o processo cicatricial a pele fica rejuvenescida. Métodos não-ablativos como IPL (Luz Pulsada) e radio frequência bi-polar induzem a uma reparação da derme sem uma lesão notável na epiderme (camada mais superficial da pele). Múltiplas sessões são necessárias e o melhor resultado se nota entre 2 e 6 sessões espaçadas a cada 4 semanas.



PRP (Plasma Rico em Plaquetas): É uma fonte de plaquetas do próprio paciente, obtido apos a coleta de aproximadamente 60 ml de sangue que é centrifugado, assim isolando-se o PRP dos outros componentes do sangue. PRP contêm diferentes fatores de crescimento e citoquinas que estimulam a reparação de ossos e tecidos moles. Áreas Tratadas com objetivo estético são: Pele ao redor dos olhos, Olheiras, Área Temporal e Maçãs do rosto, pescoço, linha da mandíbula, área ao redor das orelhas, colo, dorso das mãos, cicatrizes de acne e lábios.

Toxina Botulínica: Ha um grande numero de indicações para o uso de Toxina Botulínica, entre elas, condições serias e debilitantes como distonia cervical, estrabismo, espasmos musculares e sintomas de hiperidrose (suor excessivo, nas mãos, axilas, virilha). É também usado para relaxar os músculos que ficam sob as linhas/rugas de expressão da face, mais comumente na testa, entre os olhos e os pés-de-galinha. É usada para melhorar a aparência, e não para mudar a aparência!

Lipoaspiração: Tratamento cirúrgico pelo qual a gordura de algumas áreas é aspirada com o auxilio de cânulas. Deve ser usada para tratamento de áreas de gordura localizada e não como tratamento para obesidade. Não substitui a academia ou a dieta balanceada. É um procedimento muito utilizado para tratamento de ginecomastia – aumento do volume das mamas em homens, o que causa desconforto e privação de participação em algumas atividades sociais por constrangimento – na hora de tirar a camisa. 


Transplante de Cabelo: Procedimento muito procurado ultimamente, não deve ter entrado na estatística da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica como um dos procedimentos mais procurados por homens, pois é realizada por um grande numero de médicos que não são Cirurgiões Plásticos, mas definitivamente é um procedimento muito procurado. Novas técnicas oferecem um resultado natural e permanente. A área doadora deve ser bem avaliada e o plano cirúrgico muito bem estabelecido antes de qualquer procedimento. 

Além da vaidade o importante é você se sentir bem com você e com o espelho. Procedimentos existem dos mais diversos, como mostramos aqui, procure um especialista da área, estude seu caso e se informe sobre a clínica e procedimentos. Afinal, bem-estar e autoconfiança estão em jogo e você não pode abrir mão disso.

Dr Décio Carvalho - cirurgião plástico, atua na área de medicina estética e procedimentos cosméticos em Miami. www.deciocarvalho.com



2 comentários:

  1. Procedimentos com "c" cedilha? E na chamada principal? Isso é que dá deixar estagiários fazerem a reportagem.

    ResponderExcluir
  2. tu é bem burro hein! Tu não viu que era o acento da palavra abaixo? Concordo que faltou um melhor espaçamento!

    ResponderExcluir