quarta-feira, 22 de outubro de 2014

GADGETS: WEARABLE TECHNOLOGY - A TENDÊNCIA TECNOLÓGICA QUE TEM AQUECIDO O MERCADO DE PRODUTOS "VESTÍVEIS"

Você já ouviu falar ou já usa esse tipo de gadget? Na verdade são produtos que propõem uma integração ainda maior entre o homem e a tecnologia. Poderíamos traduzir que são produtos “vestíveis”. Essa tendência tecnológica tem aquecido cada vez mais o mercado de “wearable” e a expectativa para os próximos dois anos é de crescimento na faixa de U$ 1.5 bilhões (segundo o site Juniper Research). Um grande exemplo recente disso tem sido o Google Glass. A MENSCH fez uma seleção de produtos com tecnologia wearable para você ficar por dentro do que usar num futuro bem próximo.

Para fazer par (ou seria desbancar?) com o Oculus Rift a Sony lança o seu headset de realidade virtual: Morpheus. O nome é uma homenagem ao deus do sonho Morpheus, o que cai bem já que realidade virtual e sonho têm lá suas semelhanças em fantasias e desejos. O Morpheus é composto por uma tela de resolução 1080p e por uma série de sensores que registram tanto a orientação quanto a posição da cabeça do usuário. No caso do projeto em desenvolvimento anunciado pela Sony, esse registro de movimentos se dá por sensores inerciais em conjunto com a PlayStation Camera, que se deseja ser capaz de registrar 100 vezes por segundo movimentos em 360 graus.

Em desvantagem com o concorrente temos a visão de tela de 90 graus contra 110 do Oculus Rift. Apesar da Sony trabalhar bem o LCD nas suas telas, o OLED tem tempo de resposta mais curto, outro ponto a menos pro Morpheus. Ainda assim estamos falando de uma versão ainda em estudo e desenvolvimento que será colocada em teste por desenvolvedores de games, dessa forma, muito ainda pode mudar e melhorar. A grande sacada do Morpheus talvez seja a inovação no áudio que se aproveita de gravações binaurais (consistem na tentativa de simular a captação de sons pelo ouvido humano que percebem sons que estão vindo de todas as direções).




Nenhum comentário:

Postar um comentário