quarta-feira, 27 de julho de 2016

CUIDADOS PESSOAIS: Não basta ter barba, tem que cuidar! Siga nossas dicas e boa barba!

Já se foi o tempo em que usar barba passava uma ideia de descuido e sujeira. Hoje em dia usar barba está na moda e cada vez mais homens aderem a ela. Porém, usar barba requer redobrar os cuidados para manter o bom aspecto e a higiene 

Pois bem caro leitor, a barba está de volta! Seja ela cheia, rala ou aquela barba disfarçada propositadamente de desleixada. Prova disso foi a grande quantidade de astros de Hollywood desfilando os mais diversos tipos de barbas na cerimônia do Oscar desse ano. Encabeçados pelo galã Bem Affleck que desde as filmagens do seu filme Argo aderiu à barba no melhor estilo de barbão. Ou seja, ter barba hoje é Cult. Resultado, mais do que uma simples opção estética, a barba se transformou em um lema, onde milhares de fãs entoaram a expressão “faça amor, não faça barba”. Caiu nas redes sociais até que virou bordão. 


Com a volta dos barbados, a indústria de cosméticos e produtos envolvidos com o barbear está cada vez crescendo mais e aquecendo o mercado com novidades. A moda do homem com carão de homem tomou o lugar do homem com cara de bebê e cada vez conquista novos adeptos (ainda mais agora depois dos barbados do Oscar). Ainda sobre o mercado de cosméticos masculinos, dados recentes de 2011 apontam um crescimento de 15% em relação ao ano anterior, de acordo com a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). E metade do faturamento deve-se a esse tipo de produto, segundo outra pesquisa, do instituto Euromonitor. As novidades não param de chegar ao mercado, com texturas diferentes de espuma, óleo e gel refrescantes à base de menta, só para citar alguns. Nos EUA, cosméticos voltados para os barbudos estão surgindo cheios de novidades como loções condicionadoras e óleos hidratantes. 

CADA UM NO SEU ESTILO

Tem produtos e formas de usar barba para todos os gostos. Se você não adepto ao estilo Argo de Bem Affleck, aquela barba desleixada também está valendo. Deixa eu repetir, “barba disfarçada propositadamente de desleixada”, ou seja, ela não é naturalmente desleixada, ela é milimetricamente calculada para parecer ser e assim deixar você mais charmoso e com jeito de descolado. "Pêlos longos precisam ser aparados uma vez por semana. Deve-se também barbear as regiões onde os pêlos não devem crescer, como no pescoço e bochechas, em intervalos de um dia, para ter uma barba bem esculpida", explica Adriano Chagas, do salão Care (RJ). Mas não basta só deixar a barba crescer e achar que tá abafando. Segundo os especialistas para fazer esse look a barba deve ser aparada regularmente, deve acompanhar a linha da mandíbula e ir somente até o “pomo de adão”. A barba deve estar um dedo acima dele, podendo eliminar com máquina ou gilete os fios que ficam abaixo dessa marca.

O pescoço deve estar livre de pelos e apenas a parte de baixo do queixo por fazer. Ter o equipamento certo também é fundamental para aqueles que não têm tempo de ir regularmente ao salão ou barbearia. É preciso prestar atenção às laterais do rosto, ao contorno do pescoço e ao comprimento geral da barba. Se o bigode entra para compor o visual da barba, ele também deve ser aparado periodicamente na linha do lábio superior. Nunca apare a barba com ela molhada, pois ela encurta quando seca, podendo ficar bem diferente das suas intenções iniciais. Você também pode usar máquina para aparar a barba, isso pode deixá-la mais uniforme, inclusive. O tamanho recomendado para o comprimento da barba está entre o pente 1 e 2 da máquina, mas isso pode variar de acordo com seu estilo. 

No mercado existem várias opções de aparelhos e kit completos (ver box abaixo) com tesoura e navalha que ajudam também na hora de aparar e fazer a manutenção dos pelos. Os preços variam, mas a média é de R$ 75,00. O estilo fica melhor em rostos quadrados, mas respeitando contornos e formas todos podem usar o look “cowboy”, que além de charmoso retrata muito bem a virilidade masculina.

O que muitos homens não sabem é que assim como os cabelos das mulheres ajudam a valorizar traços e disfarçar imperfeições eles também podem e devem usar a barba com os mesmos objetivos. Por exemplo, quem tem o queixo muito pequeno ou aquela papada indesejável tem na barba cerrada uma grande aliada pra ninguém perceber. Rosto tipo lua cheia ou bolacha, aquele redondinho, sabe? Parecerá mais afinado com uma barba por fazer de uns três dias, gostou da dica? Então acompanhe esses exemplos:

Mas o cuidado com a barba vai além do corte, passa também por uma boa esfoliação seguida de hidratação. A esfoliação ajuda a desencravar os pelos e deve ser feita pelos menos uma duas vezes por semana proporcionando uma aparência sempre jovem.

A hidratação ajuda a manter a elasticidade da pele e previne o ressecamento. Existem diversos produtos e para fazer a melhor escolha é sempre bom consultar um dermatologista. Para ajudar na escolha do melhor formato para a sua barba e acertar no estilo, a MENSCH conversou com um especialista no assunto, o técnico da Gama Italy, Augusto de Moraes

Já se foi a época que os homens usavam aquela barba farta, hoje em dia parece que a barba mais rala pegou de vez. Existe alguma razão para esse modismo? Hoje as inúmeras clínicas beleza masculina e a moda mais style  dos desfiles ditam estas tendências de moda mais despojada.

Como deixar a barba sempre mais baixa e ficar na moda? Existe alguma técnica especial? A barba precisa ser aparada de 3 em 3 dias, durante banho para melhor  contato do aparelho com a pele. 

Existe algum corte ou formato especial que esteja mais em moda? Sim, dois  modelos,  costeletas e barba juntas, - Barba apenas  na parte inferior do rosto e a barba bem aparada, que fica muito bem em todos e nunca sai de moda.

Qual o passo a passo da barba feita com a máquina? O parelho compõe vários pentes variando de altura, no início use o pente mais alto para aparar, finalize com o pente com  menor altura ara complementar o corte e para acabamento use apenas a lâmina sem acessórios. A máquina  também é ideal para os iniciantes  porque propõe segurança e tempo para ir verificando  se o corte está saindo como o planejado.

Existe algum produto de higiene ou cuidado especial que seja indicado para uma barba bem cuidada? Usar esfoliante leve 1 ou 2 vezes na semana ajuda  a manter o corte, desobstrui os poros facilitando a retirada do pêlo, e vale passar mais de uma vezes a lâmina no mesmo local. Hidratar após o corte e usar sempre produtos específicos para o seu tipo de pele. 





DICAS MENSCH

- Rosto redondo: Manter a barba sempre aparada para evitar ficar com um rosto muito grande.

- Homens com barba “rala”: É preciso ficar atento ao comprimento não muito longo para não aparecerem as falhas e não muito curto para não ficar com a impressão de “cara suja”.

- Cavanhaques: Funcionam bem para todos em especial para os que têm um rosto quadrado e vale lembrar que qualquer volume serve também para aumentar as proporções do rosto.

- Lave sua barba: Quando for lavar o cabelo, lave também a barba com shampoo e condicionador, afinal ela não deixa de ser uma extensão do seu cabelo, exigindo os mesmo cuidados. Você pode penteá-la depois para desembaraçar deixá-la “arrumadinha”.

- Homens com pouco queixo: Devem utilizar a barba de forma a criar  ilusão de um rosto mais alongado.

- Coceira: Uma reclamação de quem deixa a barba crescer é a coceira que ela provoca no rosto. De fato, o rosto precisa se acostumar com o crescimento dos fios, essa coceira é normal. Mas para amenizá-la, lave a barba com água fria, isso é bom para retirar o suor que pode também estar contribuindo com a coceira.






Acompanhe a MENSCH também pelo Twitter, Instagram e Facebook: RevMensch

Nenhum comentário:

Postar um comentário