segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

CUIDADOS PESSOAIS: Na hora do banho cuidados especiais com os cabelos

Diferente das mulheres a maioria dos homens não se preocupa muito com os cabelos. Compra qualquer shampoo e muitas vezes nem sabe que tipo de cabelo tem. Para se ter uma ideia de como os homens são tão despreocupados e não possuem nenhum cuidado com o cabelo, alguns lavam os fios com sabão de coco, e para piorar utilizar gel com base em álcool, o que faz com que os fios fiquem ressecados e tenham um aspecto de que estão sujos. Mas esse cenário está mudando e os homens estão começando a se preocupar com a saúde e o aspecto dos seus cabelos. São muitos os que já investem em tratamentos e produtos especializados e pensando neles vamos hoje elencar os principais cuidados que um homem deve ter com os seus cabelos. Afinal, assim como o cabelo da mulher, o cabelo masculino também exige alguns cuidados mínimos para continuar saudável. 


Porém há homens que procuram manter um cabelo saudável, com brilho e maciez, seja por satisfação própria ou por pedido de sua companheira. O lançamento de produtos específicos para homens e as várias funções que esses produtos oferecem terminam atraindo mais consumidores que já entendem que cuidados com os cabelos não é algo importante apenas para as mulheres. Cada vez mais os homens têm se tornando vaidosos, modernos e cheios de atitude. E isso reforça a autoestima e cria novos hábitos. Como sabemos que cabelo do homem é um pouco diferente do cabelo da mulher, no geral, é mais grosso e as camadas estão bem compactadas e firmes, enquanto o delas costuma ser poroso, frágil, propenso à quebra. Por isso os produtos feitos para elas são ricos em ingredientes oleosos. 

Assim como os cabelos das mulheres, o cabelo masculino vai muito além de um simples shampoo. Não é lavou tá tudo certo. É importante identificar o tipo de cabelo e domá-los. Os cuidados se estendem à depois de uma boa lavagem, vale lembrar que quase nada salva um péssimo corte ou a falta de um bom condicionador (se tiver cabelo oleoso, relaxe, não use). Por isso é indicado que os homens passem a usar shampoos para seu tipo de cabelo, além de optar por comprar produtos de ação rápida, como por exemplo, hidratação ou tingimento em poucos minutos, afinal o homem não gosta de perder tempo com esse tipo de coisa. Ou seja, o homem que não tomar certos cuidados com os fios agora, corre o sério risco de, no futuro, ficar com caspa, calvície, fios amarelados e sem brilho, ressecamento ou oleosidade excessiva e até pontas duplas – sim, os homens também podem sofrer desse mal.

6 DICAS NA HORA DO BANHO

Além de tudo isso, é preciso que os homens passem a ter hábitos recomendados e voltados para os fios diariamente. Siga algumas das nossas dicas apresentadas aqui:

SHAMPOO CERTO - Começando pelo shampoo, escolha sempre um próprio para o seu tipo de cabelo e se possível, lave-o todos os dias. O fio capilar é como uma esponja que absorve todas as impurezas do meio ambiente. Além de o cabelo masculino já ter tendência a ser mais oleoso, o comprimento também pode não ajudar. Cabelos mais curtos acabam ficando oleosos mais facilmente, pois ela fica mais visível graças ao manto ácido, substância responsável por manter a oleosidade natural do couro cabeludo até quatro dedos abaixo da raiz. Portanto o segredo é lavá-los bem diariamente. Não se recomenda lavar os cabelos com sabonete, pois ele possui componentes que podem agredir o fio do cabelo propiciando à queda.


FUJA DO 2 EM 1 - É enorme a quantidade de homens que usam shampoo 2 em 1, aquele que já vem com condicionador. Eles aumentam a oleosidade do fio e deixam o cabelo com aspecto pesado. A fórmula traz ingredientes com alto poder de hidratação e outros que grudam na sujeira dos fios e são arrastados com a água durante o enxágue.

CUIDADO COM A ÁGUA QUENTE – No banho, ao lavar o cabelo, tome muito cuidado com a água quente, pois quando muito quente, provoca o aumento da produção da glândula sebácea, e por consequência, auxilia no aumento da indesejável caspa e da oleosidade dos fios. Além de sensibilizar o couro cabeludo.

CONDICIONADOR PODE - O condicionador é usado para trocar a carga elétrica do fio de cabelo e evitar que ele fique com aspecto de ressecado e quebradiço. Mas deve ser usado em pouca quantidade e apenas nas pontas do cabelo. Sempre usar de acordo com a quantidade de cabelo e nunca passar até a raiz do cabelo. Para se ter uma ideia, para cabelos muito curtos, o ideal é uma quantidade equivalente a uma moeda de 5 centavos; enquanto que para cabelos maiores ou cacheados o equivalente a uma moeda de 25 centavos.

SECOS E MOLHADOS – Uma dica muito importante é evitar dormir com os cabelos úmidos, pois dormir com os fios molhados pode ajudar no aparecimento de fungos no couro cabeludo. E ainda, quando utilizar gel, procure removê-lo antes de dormir.

USE BONS PRODUTOS - Os produtos de hoje em dia estão cada vez mais completos e graças à tecnologia fazem o controle de oleosidade, protegem, modelam enquanto hidratam, dão mais brilho e etc. Quando tiver qualquer dúvida pelo tipo de produto converse com um profissional para saber o que há de novidade para seu tipo de cabelo.



Fontes: Valcinir Bedin, dermatologista; Marcos Andressa e Paulo dos Santos, cabeleireiros, Dra. Carla Bortoloto é dermatologista clínica e cirúrgica do IPTCP (Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele) e professora da pós-graduação do curso de Dermatologia da Fundação Pele Saudável de SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário