quinta-feira, 11 de setembro de 2014

BAR: Aprenda a fazer seu gin tônica e de quebra o drink Frescurite

Final de semana chegando, o clima esquenta... e nada mais propício que um bom drink com gin tônica. Aqui a MENSCH ensina a preparar seu gin tônica para fazer bonito na hora de encarar o barmen do pedaço. Para começar este ritual o copo é fundamental, vale saber que o tipo long drink ou longo já está ultrapassado e muitos barmen já não o usam mais para o drink. O correto é uma taça de vinho do tipo Bordeaux ou um copo balão para conhaque, assim o gin se oxigenará melhor liberando todos seus aromas botânicos entre eles o zimbro, a angélica, 0 cardamomo, o coentro, a raíz de lírio e o furcho entre outros.

Para complementar, elementos cítricos serão fortemente ligados ao gin tônica para potencializar seus sabores, temos o limão Taiti que vem para gostos mais ácidos, a laranja para gostos mais adocicados e o graprefruit para gostos mais amargos do tipo agridoce, não nos esqueçamos do pepino, ideal para gin com nuances herbáceos que está muito na moda.

Não é recomendado utilizar o suco da fruta direto no drink já que confundirá o DNA do gin e anulará a perlage (borbulhas) da tônica. O ideal é utilizar o mínimo possível ou se preferir a pele ou casca dos citrinos borrifando seus óleos essenciais pela lateral do interior da taça impregnando seus aromas. O gelo é outro elemento importante no drink, aliás em qualquer coquetel. Barmen profissionais estão recomendando utilizar gelo feito de água mineral por ser mais leve com menos ferro e ph maior.


Brincar com as formas também esta em alta, então não se surpreenda se seu gin tônica vier com um gelo em forma de bola (ice ball) recheado de ervas e especiarias. Finalizamos este ritual completando o cocktail com água tônica até a borda da taça descida lentamente através de sua colher bailarina.

Rodrigo Sepulveda - Gerente de bar e mixologista. Agradecimentos: Bar Migué

Um comentário:

  1. Que taças maravilhosas, acho que são de um design italiano. Eu vi algo parecido na Europa, será que é da Italesse? Gostaria de saber e aonde comprar. Obrigada.

    ResponderExcluir