quarta-feira, 30 de julho de 2014

VAIDADE: Cabelos brancos, manter ou não mantê-los? Eis a questão.

Quando os fatídicos fios brancos começam a aparecer é como se soasse um alarme indicando que o tempo passou... Aí não há quem não se veja diante de uma dúvida cruel: tingir ou assumir? Por um tempo essa era uma dúvida que perturbava somente as mulheres, que na sua maioria acabavam optando pela tintura. Hoje em dia, porém, as coisas mudaram e os homens estão tão (ou mais!) vaidosos quanto às mulheres, por isso eles também vêm se fazendo a mesma pergunta ao surgirem os primeiros fios brancos.

Ultimamente vimos muitas pessoas ligadas à moda desfilando por ai com os cabelos totalmente descoloridos, contudo essa era uma escolha proposital, quando o motivo é de ordem natural, a coisa muda, afinal precisamos lidar com o fato de que estamos nos tornando mais velhos.

Para conhecer os recursos mais utilizados na hora de escolher disfarçar “a natureza” conversamos com alguns homens que optaram pela tintura e com a hair designer Brigitte Callau do Studio Brigitte´s Fine Arts no Rio de Janeiro. Para Brigitte além do machismo que vem perdendo espaço ao longo do tempo no que se refere à vaidade masculina, a inserção no mercado de produtos de mais qualidade e que permitem um visual tingido mais natural tem atraído mais homens ao mundo das tinturas.

Mas antes de sair por aí querendo tingir os brancos de qualquer jeito Brigitte lembra que é bom procurar um profissional para trazer equilíbrio entre o que você deseja e o que os produtos oferecem. Produtos à base de óleo e que tingem somente os fios brancos e não mancham a pele é uma boa pedida. Para o cuidado diário deve se usar um bom xampu e condicionador especificamente para cabelos coloridos.

Para quem está tingindo os cabelos pela primeira vez Brigitte recomenda a aplicação da técnica “vison," que são mechas invertidas, ou seja, da mesma cor natural do cabelo da pessoa diminuindo bastante o percentual de fios brancos, dando um efeito rejuvenescedor. E para além das dicas profissionais, é bom contar com a opinião e experiência de quem já tinge os fios brancos.

João Vicente é Make Up Artist especializado em noivas e desde que surgiram os primeiros cabelos brancos ele já começou a colorir, tanto cabelo, quanto barba e bigode. Segundo João, como artista da beleza, ele sente a necessidade de estar com a aparência bem cuidada e moderna, da mesma forma que incentiva os seus clientes. Para trabalhar com o universo da beleza, ter os cabelos e barba bem coloridos o faz se sentir melhor.  Uma dica importante para quem deseja tingir é procurar um bom profissional e não se aventurar tentando tingir os cabelos em casa, ainda segundo João, isso seria trágico.

O ator Emanoel Freitas, também não pensa duas vezes quando o assunto é tingir os poucos fios brancos que já estão evidentes: “Sendo ator, o que importa pra mim é estar disponível para fazer as mudanças necessárias em função dos personagens que vou interpretar, se for oportuno deixo os fios brancos, se for necessário tingir, tudo bem... Não que me incomoda pessoalmente, mas penso mais no exercício do meu trabalho”.

No caso do empresário César Madeira, ele se sente mais confortável usando um shampoo tonalizante que deixa o cabelo menos branco, mas sem tingir, apenas dando um brilho especial deixando os cabelos mais acinzentados. “Não tinjo os fios, mas desde que meus cabelos ficaram totalmente brancos, uso este xampu, pois gosto do resultado”.


Já o ator e diretor Ary Aguiar Jr. faz questão de assumir os cabelos grisalhos. “Desde os vinte e poucos anos, tenho uma mecha grisalha, mas mesmo assim sempre tive uma aparência de bem mais jovem, por isto agora estou adorando assumir os fios grisalhos, que agora já estão bem evidentes”. Não estou mais com cara de garoto (risos).


Fotos Felipe Lisboa / Hair Stylle Brigitte Callau 

Nenhum comentário:

Postar um comentário