terça-feira, 27 de maio de 2014

FITNESS: TURBINE SEU SHAPE NA PRAIA

Que tal turbinar seu corpo se exercitando ao céu aberto, com um visual daqueles e com um baixo investimento?! Pois é, isso é possível e são muitos os brasileiros que já optaram em sair do sedentarismo ou abandonaram os treinos tradicionais praticados em academias para correr, pedalar, nadar e até mesmo praticar um treino de força tendo o mar como testemunha. 

Se você não mora numa cidade litorânea ou numa cidade que dispõe de um lago ou rio com uma boa faixa de areia, talvez não tenha ideia de como a atividade física vem sendo praticada nestes locais, tanto que a demanda gerou a oportunidade que muitos profissionais de educação física têm aproveitando, e bem por sinal. Dentre eles, muitos buscaram especializações e cursos para poder lidar com estas novas e antigas modalidades, praticadas neste ambiente, até então usado para atividades mais ligadas ao lazer, que para atividades sistematizadas, ou seja, prescritas e elaboradas com um fim e uma sequência determinada. 

ELES VÃO INVADIR SUA PRAIA


É possível encontrar diversos praticantes na areia, na água, em cima do slackline¹, correndo, nas estações de musculação², pedalando, e não importa se as atividades são em grupo ou em trabalhos individualizados, são muitos os clientes satisfeitos. Roberto Maia, bancário, de 36 anos e praticante de musculação em academias há mais de 10 anos, viu no treinamento outdoor uma oportunidade para superar a monotonia dividindo-se entre a musculação e o grupo de condicionamento físico/treino funcional na praia. Ele destaca que “a sensação de se exercitar ouvindo o barulhinho do mar, o engajamento do grupo e a água de coco para se hidratar no pós-treino, foram decisivos para que ele diminuísse a frequência na academia e passasse a se dividir entre ambos”. Já Roberto Albuquerque, executivo, de 41 anos diz que nunca se adaptou aos treinos convencionais e que conseguiu manter-se fiel a uma atividade física regular, após ingressar na corrida em grupo. Segundo ele “a atenção que os profissionais dedicam aos clientes é um dos motivos que mais o incentiva, pois o como o grupo possui um número limitado de participantes é possível estreitar os laços de amizade e criar desafios comuns em que todos se ajudam para atingir”

¹ Pratica recreativa/esportiva que utilizado uma fita estacada entre dois pontos, que permite aos praticantes andar e realizar manobras entre eles. ² Algumas cidades dispõem de estações de musculação na praia oferecidas pela prefeitura ou em patrocinadas por empresas. 

TENDÊNCIA CONFIRMADA


Dentre as tendências do fitness para este ano, eleita a partir de uma pesquisa do Colégio Americano de Medicina e Esportes (ACSM), as atividades externas figuraram na 14ª posição, trabalhos de personal training em grupo na 8ª, exercícios com o peso do corpo em 2º lugar. O destaque ficou por conta dos exercícios com o emprego variações de alta intensidade, seguidos de um curto intervalo de recuperação, conhecido como HIIT. Note que todos eles não necessitam de uma academia para serem executadas.

³ Sigla em inglês - “High-Intensity Intermittent Training”.

PARA VOCÊ COMEÇAR ONTEM... FIQUE POR DENTRO DE ALGUMAS OPÇÕES DE ATIVIDADES NA PRAIA!




Anderson Santos é fundador do grupo Mais Atividade Física e Personal Trainer. Instagam: @asantospersonal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário