quarta-feira, 21 de maio de 2014

ESTILO: Tudo que você gostaria de saber sobre cuecas

Houve um tempo (no tempo das cavernas) que a cueca era uma mera vestimenta masculina e não tinha qualquer apelo senão cobrir as partes íntimas. Nos dias de hoje a cueca, além do plano original de cobrir as partes íntimas é também objeto de conquista e sedução, por isso vale à pena investir no modelo que agregue conforto e cobiça feminina.

Segundo estudiosos o que se tem mais próximo a cueca de hoje eram as vestimentas usadas pelos homens das cavernas feitas de linho em forma de triângulo com tiras nas pontas e amarradas ao redor dos quadris e laçada por entre as pernas. Durante um bom tempo o linho foi o tecido “oficial” das cuecas até por ser o único tecido lavável disponível no século XVI. Em seguida foi sendo substituído já na década de 30 por flanela e algodão.

No século XX foram lançadas as cuecas que pareciam uns shorts, mas curtas do que usada pelos militares da aristocracia inglesa. Os elásticos começam a ser usados e o conforto foi ganhando espaço, assim como a simplicidade fazendo surgir as famosas samba-canção, extremamente populares na década de 80. Nos anos 90 foi a vez dos modelos slips e o ingresso dos modelos esportivos no guarda-roupa do homem comum com as ciclistas, boxers e shorts.



SLIP – é a cueca propriamente dita, a original. É a preferida dos mais tradicionais e é um modelo prático, contudo deve ser evitado por homens que apresentam algum tipo de alergia, principalmente na área da virilha.

BOXER – é uma das versões mais “bem comportadas” de cuecas. Faz um estilo “short” e difere principalmente da versão slip por praticamente não fazer pressão na virilha. A boxer pode ser encontrada em uma versão mais justa e outra mais folgada e por serem oriundas dos modelos esportivos são confeccionadas geralmente com tecidos confortáveis e elásticos. A vantagem é que ajusta melhor no corpo, evitam atrito entre as pernas e não marcam a roupa.

SUNGÃO – uma mistura do modelo slip com o boxer fazendo com as laterais sejam mais largas. Ideal para os ousados que gostam de deixar o elástico à mostra.

SAMBA-CANÇÃO (ou ceroula) – ganhou esse nome porque assim como o estilo musical que viveu seu auge na década de 40, também estava caída na década de 90 quando surgiu o modelo slip que passou a ser tratado como sinônimo de cueca. Esta versão anda meio que fora de uso, mas ainda persiste em muitos guarda-roupas masculinos. A samba-canção é igual um short com cintura elástica e feita de tecidos leves como seda ou cetim e são extremamente confortáveis tanto que muitos homens as fazem de pijamas. Apesar do tão aclamado conforto esse tipo de cueca pode marcar a roupa e vez por outra você pode precisar ficar puxando ela pra fora, se é que você me entende.

FIO-DENTAL - Bastante popular na Europa, Estados Unidos e Japão, a cueca tipo fio-dental ainda não decolou no mercado brasileiro, talvez por ter um grande apelo sexual ou por estar mais intimamente ligado a lingerie feminina. Alguém arrisca ser pioneiro? Bem, independentemente de ter um “quê” sexual, a cueca fio-dental tem suas vantagens, é bem mais confortável proporcionando mais movimento, por isso é bastante usada por esportistas, lutadores e fisiculturistas.

CUECAS COM ENCHIMENTO – ajudam os homens a valorizarem suas partes íntimas, mas se usadas de forma exagerada vão marcar a roupa e deixar um aspecto artificial. Cuidado com essa opção.

OS CLÁSSICOS MODELOS CALVIN KLEIN

Na década de 80 a Calvin Klein incluiu em seu portfólio a marca Calvin Klein Underwear, diversificando sua linha de produtos com o lançamento de coleções de roupas íntimas que fariam enorme sucesso junto ao público.

Foi assim que a cueca CK virou um ícone da marca e a roupa íntima ganhou novo status nas mãos de Calvin Klein. As boas e velhas cuecas, até então apenas funcionais, ganharam um desenho inovador, levando a assinatura Calvin Klein gravada no elástico da cintura e tornaram-se objetos de desejo tanto pelo seu design diferenciado quanto pela ousadia de suas campanhas publicitárias.
O sucesso da cueca Calvin Klein foi tanto que repercutiu até mesmo no cinema. Curioso lembrar a passagem do lendário filme De Volta Para o Futuro, quando o personagem de Michael J. Fox (Marty McFly) acidentalmente volta aos anos 50 e reencontra sua mãe que, intrigada com as roupas do rapaz, ao ver o nome Calvin Klein em destaque na sua cueca, deduz que esse seja seu nome e insiste em chamá-lo de Calvin até o final do filme - na época era comum bordar o nome nas roupas para identificá-las, costume bem diferente da logomania que impera na moda atual.

Sinônimo de conforto, sensualidade e bom gosto, a Calvin Klein Underwear é mais um sucesso do consagrado estilista. Pioneira ao anunciar cuecas em outdoors na década de 80, a marca americana Calvin Klein oferece modelos de cuecas além dos já tradicionais conhecidos:

A CUECA NA PUBLICIDADE

E a moda ditou estilo e mudou costumes, como sempre faz. E com as cuecas não foi diferente. Com a forte campanha em cima da linha de cuecas CK UNDERWEAR, a cueca deixou de ser uma peça íntima do homem e foi consagrado um objeto de status, cobiça e masculinidade. Ícones de gerações vestiram e mostraram sem pudores suas cuecas. Foi assim nos anos 90 quando o happer (e futuro ator) Mark Wahlberg e a modelo viraram o casal da marca CK. Seguindo a tendência dos rappers, Mark Mark (como era conhecido na época) colocou a cueca CK pra fora do jeans e lançou um estilo. Kate Moss da sua parte usou cueca como peça íntima e ditou um novo estilo.

Aos longo desses anos, outras marcas descobriram que vender cuecas de uma forma mais plástica e sedutora renderia ótimas vendas. E seguindo essa tendência a marca ARMANI embarcou nessa e trouxe consigo seus ícones de masculinidade na personificação de astros do futebol. Sempre com imagens que remetem à virilidade e sedução, David Beckham e Cristiano Ronaldo fizeram cara de poucos amigos e estamparam outdoors, cartazes e embalagens de cuecas.



Assim nascia um novo desejo de consumo masculino e de cobiça feminina. Os homens hoje em dia têm nas cuecas CK ou Armani, ícones de masculinidade. E toda mulher sonha em ver seu amado usando as sexys e viris cuecas da propaganda da CK. Mesmo não tendo a barriga de tanquinho dos caras das campanhas, os homens se sentem mais poderosos e firmes usando essas marcas que atrelam valores como virilidade e sedução.

DICAS NA HORA DA COMPRA

TECIDOS - Algodão orgânico: Como o próprio nome diz é feito de algodão cultivado sem químicas.

FIBRA DE BAMBU - esta fibra é mais absorvente que a de algodão e tem a vantagem de não formar bolinhas no tecido.

PIMA COTTON - é feito de um algodão peruano que promete ter melhor qualidade, ser mais macia e confortável.

MICROFIBRA - é um tecido que seca com facilidade, evitando que a pele fique úmida, diminuindo o risco de proliferação de fungos e ou alergias.

CORES - As cores vibrantes estão na moda, verde, vermelho, azul marinho e preta são a tendência;

CUECA E A PERSONALIDADE

No blog da empresa de lingerie Lubelli (http://www.lubelli.com), eles mostram que as cuecas também são uma forma de conhecer a personalidade de um homem. Veja alguns exemplos clássicos:

Cuecas “Apertadas” - Geralmente rapazes que usam este tipo de cueca são “filhinhos de mamãe” e muito dependentes que não escolhem nem o tipo de cueca para usar.

Cueca Box - Homens que aderem a este tipo de cueca são independentes, “pegadores” e bem sucedidos. Este modelo de cueca é o favorito entre as mulheres.

Cueca Fio-dental ou Tanga - São para aventureiros e esportistas, homens muito seguros de si que não ligam para o que os outros irão dizer.

Cueca Tradicional - Preferida entres os homens clássicos, sérios e conservadores. E se tiver a abertura lateral, significa que gostam de praticidade.

Cueca com Desenhos - Homens que usam este tipo de cueca são divertidos e sonhadores, mas, às vezes, podem ser infantis.

Cueca Samba-Canção (ou Usar Nada) - Tanto quem usa cueca samba-canção quanto nada gostam de liberdade acima de tudo, mas os que usam samba-canção gozam desta “liberdade” com mais estilo.



FOMOS SABER A OPINIÃO DE NOSSAS MUSAS 
(afinal só ver homem de cueca nessa matéria não tem graça!)...



Agora vocês já sabem, nada de comprar cueca em tabuleiro de qualquer jeito, tem de escolher bem a que mais combina com seu estilo e vai agradar a mulherada. 

2 comentários:

  1. Meu caro André, dizer que cuecas FIO DENTAL é ideal para esportistas, vc. deve tá de gozação né cara?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, não sou "eu" quem está dizendo, são dados referentes ao público na Europa, Estados Unidos e Japão (como falamos na matéria). Isso não quer dizer que seja comum usar aqui no Brasil, tanto que comentamos em tom de humor, quem se arriscaria aqui no nosso país. Dá uma pesquisada em sites de cuecas voltada para público dos EUA e Europa que você verá cada coisa, digamos, "estranha"... rs

      Excluir