segunda-feira, 19 de maio de 2014

BAR: Punch do Plantador, um drink cheio de charme e com clima caribenho

Da família dos drinks à base de açúcar, limão e citrinos do tipo tropical como o Mai Tai, Mojito e Daiquiri o Planters Punch é um clássico da coquetelaria mundial que guarda certo mistério quando se fala da sua origem. Segundo connoisseurs e especialistas há uma versão bem exótica, datada de 1930, onde o viajante inglês Alec Waugh presenciou em uma de suas viagens ao Caribe um ritual de um "punch creole" que descrevia assim: um quarto de altura de um dedo de açúcar, dois dedos de altura de rum negro e o emparelhamento de um limão com o barulho do gelo. Uma outra versão nos diz que o drink teria surgido sob o sol das plantações de cana de açúcar cubana na época dos escravos daí o termo "planters". Outra pesquisa indica que o cocktail teria sido originado devido ao forte calor da ilha associada aos ponches de frutas preparados pelosa americanos residentes no local naquela época e daí o termo "punch".

A versão mais aceita descrita em vários livros é que o Planters Punch teria nascido em 1840 no Hotel Planters en Saint Lois (foto) no estado americano de Missouri. Pesquisas à parte, podemos assegurar que o Planters Punch é um drink muito saboroso, leve, refrescante, ideal para dias quentes e clima tropical ou à beira da piscina, sendo muito consumido em países como Jamaica, Barbados e Martinica. Nesta edição nosso mixologista criou uma releitura do clássico utilizando uma técnica de aromatização completada com espumante e o resultado foi surpreendente: o Punch Frisante ficou delicadamente perfumado e muito mais borbulhante.

Rodrigo Sepulveda - Gerente de bar e mixologista do bar Migué, The House of Drinks grupo Boteco & Diaz, apresentador do programa Click Drinks na tvguararapes.com e proprietário da D’Milano serviços de bar, panini e vinho para eventos sociais e corporativos. Contato: 81-99593622. www.rsprofissionalbar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário