quarta-feira, 9 de abril de 2014

BAR: A história do drink Saci Noronha

A história do drink Saci Noronha fica bem mais interessante quando ficamos conhecendo um pouco mais do seu criador, o bartender Waldir Calado. Um simpático morador de Fernando de Noronha que se tornou um exemplo de superação ao saber dar a volta por cima quando um acidente durante uma pescaria resultou na amputação de uma de suas pernas. Mas por obra do destino algum tempo depois, e com uma prótese de primeiro mundo acoplada ao seu corpo, Waldir leva uma vida normal, e entre mergulho no mar de Noronha e inovações no balcão do bar da Pousada de Zé Maria.

Foi da época do quartel que Waldir já começou a mergulhar nessa vida de alquimista de sabores. Depois de pedir baixa do quartel Waldir resolveu se especializar fazendo cursos de coquetelaria, faculdade de gastronomia, curso para barista, sommelier e até como combinar harmonicamente frutas para decoração. Ao longo já vão mais de 20 anos nessa profissão, vários concursos e alguns prêmios de destaque, como a participação no 3º Campeonato Grey Goose Vive La Revolution onde ficou em 5º lugar e em seguida como grande Campeão do Campeonato de Bar em Bar com o Cocktail "Por do Sol de Noronha". 

Mas foi depois do campeonato pernambucano da Abrasel 2011, que Waldir criou em homenagem ao seu retorno depois do acidente, que amputou sua perna (em maio de 2010), o drink Saci Noronha. Puxando para componentes encontrados na ilha, Waldir criou um drink refrescante e ao mesmo tempo quente, assim como devem ser as noites de Fernando de Noronha.

INGREDIENTES
2 Anis estrela
Metade de um limão
1 colher de açúcar 
1 colher de chá de pimenta rosa
1 colher de chá de alecrim
1/2 dose de Contreau (para flambar)
10 folhas de manjericão
5 folhas de salsa
1 dose de Absolut
1 dose de licor de melão

MODO DE FAZER - Junte todos os ingredientes e bate na coqueteleira, coloque numa taça de Martini e decore com um anis estrelado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário