quarta-feira, 12 de março de 2014

PALADAR: Alentejo das caças no reduto do chef José Júlio Vintém

Quem estiver programando viagem às terras portuguesas, com direito a enotour pela região do Alentejo, não pode deixar de conhecer a bela e pacata cidade de Portalegre. Já próxima à fronteira com a Espanha, ela é morada do chef de cozinha José Júlio Vintém, um dos maiores especialistas em caças da Europa. Vintém, que ficou conhecido pelo seu restaurante Tombalobos (hoje desativado), está recebendo atualmente grupos de amigos e turistas em sua casa para almoços e jantares exclusivos.  Sua quinta, localizada no alto de uma montanha com uma deslumbrante vista da cidade, traduz bem o clima de receptividade e dolce far niente da região. Dono de uma adega com mais de mil rótulos, o chef harmoniza os melhores vinhos lusos com suas exóticas criações.  “Os temas são a escolha. Desde caça, porco, cogumelos, petiscos tradicionais alentejanos, bacalhau e outros peixes”, comenta. 
A refeição segue geralmente numa crescente de sabores incontestáveis. As Favas verdes peladas salteadas com enchidos e ervas aromáticas são um deleite. Sem falar nas especialidades que valem a visita, como a Perdiz com couve lombardo e a Cabeça de porco cozida a baixa temperatura, grelhada com vinagrete de coentros e mentas. É de comer rezando! Informações: tombalobos@gmail.com ou pelo telefone 003 51 965416630.

[Para saber +: Conta-se que durante a guerra civil espanhola, devido à fome que assolava o País vizinho e que atormentava todos os seres vivos, os lobos atravessavam a fronteira e embrenhavam-se nas matas da Serra de S. Mamede, acercando-se das povoações e dizimando rebanhos de ovelhas e varas de porcos. Os homens tiveram então de se organizar para os abaterem e ao mais valente, aquele que os liderava, foi dado o nome de Tomba Lobos.]


Nenhum comentário:

Postar um comentário